Cansou?


Cansou?

Esta não parece uma pergunta apropriada para um início de ano. Nem concluímos o primeiro mês de 2017. Será que já tem gente cansada? Tem. Mais do que você imagina, mais do que eu imaginava que tivesse. E não apenas cansada, tem gente já decidida a desistir. A canseira chegou no limite, já não aguentam mais lutar. Game over.

O cansaço, de certa forma, faz evaporar qualquer ilusão que se tinha em relação a possíveis crendices e simpatias depositadas no réveillon. Envolvidas pelo apelo da data, muitas pessoas realmente acabam acreditando que a passagem do 31 de dezembro para o 1 de janeiro tem uma mágica transformadora, acreditam que “no ano que vai nascer” tudo será diferente, que um ciclo se encerrará dando lugar a eventos novos. Bastam uns poucos dias, no entanto, para se cair na real e concluir que ciclos são pessoais, específicos e cada pessoa tem suas próprias datas, tempos e estações.

Isso posto, fica menos difícil compreender os nossos cansaços. Cansamos porque dramas se arrastam. Cansamos porque maus hábitos dos nossos próximos e também nossos simplesmente não mudam, ficam ali deteriorando e contaminando tudo e todos. Cansamos porque promessas feitas a nós, descaradamente não são cumpridas, pessoas que as fizeram dão de ombros e fingem não lembrar das palavras que pronunciaram. Cansamos de ser explorados, enganados, passados para trás. Cansamos por ver famílias ruindo e não acharmos solução e nem resposta para mudar o quadro. Cansamos de falsos profetas que nem se importam mais de serem descobertos e desmascarados, pois sabem que sempre terão muuuuuito público para manipular e surrupiar. Cansamos de levar portas na cara, de saber que somos o assunto das rodinhas que só falam nas costas, de gente cínica e dissimulada. Cansamos por ver pessoas pelas quais Cristo deu Sua vida e a única coisa que elas aprenderam é dar a vida apenas por cargos, posições, poderes, status. Este parágrafo poderia ficar ainda maior com itens que cansam, mas… cansa!

Te convido a não desistir. Hoje cedo fui tocado por uma frase simples, porém inspiradora: “Quando estiver cansado, não desista. Aprenda a descansar.” Das inspirações que o livro sagrado nos oferece, sem dúvida os salmos estão repletos deste conceito fundamental para levar a vida até o porto seguro da vida eterna.

“Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fará…” é um dos versos mais confortadores das escrituras. Ao longo dos séculos, desde que foi escrito, tente imaginar quantas pessoas foram motivadas, tiveram sua confiança fortalecida e sua esperança aumentada por abraçar com fé as palavras e promessas deste verso, imagine.

De fato, dentre as muitas e possíveis aplicações, o salmo 37 é perfeito para cansados, gente estafada e massacrada pelas pressões da vida. Somente nEle podemos encontrar descanso para as nossas dores, decepções, inseguranças e sofrimentos. Nele descansando teremos finalmente as forças renovadas para novos ciclos e lições que só Ele pode determinar e conduzir. Não resista. Vamos nos aproximar dAquele que pega nossos fardos insuportáveis de tanto peso e nos oferece estratégias, caminhos, planos e tarefas com as marcas de “leve e suave”, ou seja, tudo dentro dos limites que podemos e conseguimos, e não a loucura das múltiplas atividades e esquemas que talvez irresponsavelmente achamos que poderíamos dar conta.

Descanse. Dá tempo. Descanse em Deus. O ano está apenas começando… Paz!

 

* As opiniões aqui expressas são de exclusiva responsabilidade do autor do texto e não refletem necessariamente o posicionamento oficial do Portal Guiame.


Cansou?
Fonte da notícia: Guia-me

Se gostou compartilhe!

The following two tabs change content below.
Sou o pastor Júlio Fonseca da Igreja de Deus no Brasil no município de Anhanguera - Go. Procuro ser útil na evangelização por meio deste meio de comunicação. Com paz e amor segundo nosso Senhor!

Outras postagens por Pr. Julio Fonseca (veja tudo)

Leave a Comment