Conservadorismo versos liberalismo

Conservadorismo versos liberalismo

Conservadorismo versos liberalismo

É interessante notar que de tempos em tempos uma onda varre o planeta com idéias, artes, músicas e todos os outros tipos de Expressão, são ondas ora conservadoras e ora liberais, os seja, em certas épocas as pessoas são tomadas por símbolos e desejos conservadores, aonde a família, o pudor, a segurança, etc… São uma espécie de bandeira nacionalista, e todos de alguma forma são atingidos por um sentimento conservador e puritano, claro que dizer todos é sempre exagero, pois o correto seria dizer a maioria, sempre haverá conservadores em momentos de liberalismo e liberais em momentos de conservadorismo. Também há ondas liberais, geralmente associadas a um manifesto ou acontecimento em específico, veja Woodstock por exemplo, alguma marcha ante repressão. O fato é que estas duas vertentes antagônicas estão sempre sumindo e reaparecendo.

            Falando nisto vamos nos situar no tempo e no espaço e tentar definir nossa época atual, em nosso país temos vivido uma onda liberal, pois a bandeira ante-homofobia é a manifestação da vez, vemos uma liberação sexual sem precedentes, e de forma muito setorizada, diferentemente de outras épocas aonde o sentimento era quase unânime no que tange a tendência social. Veja por exemplos as emissoras de televisão mais influentes em nosso país, a Globo tem tendência manifesta ao liberalismo, a rede Record com tendência manifesta ao conservadorismo e o SBT com tendência de isenção total alheia a tudo que acontece na sociedade, visando apenas o entretenimento, sendo apolítica.

            Mais o que me chama a atenção dentro deste contexto é que as manifestações liberais e conservadoras dividiam o cenário mundial (haja vista que estamos em era de globalização, e não levando em conta países com tendência radicais), de tempos em tempos, e que quanto mais retornamos no tempo, vemos estas manifestações perdurarem por centenas de anos, depois passando a dezenas de anos. Mais com grande espanto e em especial em nosso país esta onda conservadora e liberal, tem alternado em apenas anos. Não faz tanto tempo assim houve uma onda conservadora, em que as igrejas estavam se enchendo, Reges Daneses não saía das rádios com o hit “Entra na minha casa, entra na minha vida…”. Artistas estavam se convertendo, hoje, porém tudo se transformou, artistas que se diziam evangélicas como o caso de Mônique Evans hoje assumiram ser homossexuais e outras como a Gretchem fizeram posteriormente a conversão filmes pornô, hoje vemos a cantora Perla voltar ao Funk. E tudo isso parece nos dizer que o liberalismo veio pra ficar, e está muito forte em nosso país. Porém não querendo parecer um profeta, eu vejo um novo reverso não muito distante, onde o conservadorismo voltará com força. Porque digo isso? Simples, observe que os Estados Unidos, de onde, aliás, a rede globo copia todas as tendências, elegeram um ultraconservador Donald Trump, e caso Luiz Inácio Lula da Silva não saia candidato, o nome mais forte no Brasil é de outro ultraconservador o Jair Bolsonaro, ambos aliás com perfis parecidos, pois ambos são atacados pelas correntes liberais que estão em telejornais, revistas, e outros veículos de comunicação, porém gozam de simpatia de boa parte da população que não vê com bons olhos a liberdade sexual e algumas depravações contrárias a sua criação. Pais preocupados com os filhos, e com o rumo que esse liberalismo está tomando.

            Mas como eu havia dito anteriormente, essas mudanças conservadoras e liberais estão se alternando com muita rapidez, o que nos leva a pensar como serão as próximas ondas sociais e aonde elas vão chegar.

            Falar de algo que envolve o futuro é muito difícil para não dizer impossível para uma reflexão sincera, porque um fato, um acontecimento qualquer pode fazer com que tudo mude, e por isso vou expressar dentro da minha humilde opinião o que eu imagino que essas ondas vão culminar. Nem liberalismo e nem conservadorismo, mas, um universo de pessoas com opiniões tão semelhantes como contrárias umas ás outras, penso que haverá tribos de pensamentos, onde pessoas se agruparam conforme sua ideologia, e essas mesmas ideologias poderão ser passageiras, ou seja, nada impedirá que um conservador passe a ser liberal e o liberal passe a ser conservador, torço para que de alguma forma essas forças possam se respeitar e viverem cada um segundo sua visão pessoal.

            Agora faço uma reflexão pessoal e baseada na minha crença: Embora eu torça para que aja tolerância entre estes grupos sociais, eu creio ser muito difícil que ocorra, pois a história da humanidade nos mostrou que o ser humano não consegue lidar muito bem com o diferente ou contraditório, veja, por exemplo, as brigas de torcidas nos estádios vejam as lutas raciais, vejam as inúmeras guerras, em fim, cada dia mais se aproxima o cumprimento da palavra que diz:

Mateus 24: 12 – E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.

Se gostou compartilhe!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *