SETE PROVOCAÇÕES DO INIMIGO EM NOSSAS VIDAS

 SETE PROVOCAÇÕES DO INIMIGO EM NOSSAS VIDAS
TEXTO: I PEDRO 5:8
(I Pedro 5:8)– Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Seu trabalho é matar, roubar e destruir. Ele provoca problemas para a Igreja, o filho de Deus, e a causa de Deus.
A. O QUE O DIABO VAI PROVOCAR
1. Descrédito à Palavra de Deus.
Gênesis 3:1-5 – 1 ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
a. Ele vai provocá-lo a duvidar da palavra de Deus
b. Ele vai provocá-lo a levar as coisas fora do contexto
c. Ele vai provocá-lo a duvidar da sua autoridade e sua precisão.
2. Dúvidas quanto à Sabedoria de Deus. Gênesis 3:5
a. Ele tenta torcer a Palavra de Deus, em outras palavras, faz você duvidar do que palavra de Deus diz.
b. Ele acha que sabe o que Deus sabe, mas seus caminhos não são os nossos caminhos, e nem seus pensamentos os nossos pensamentos.
(Isaías 55:9)- Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
3. Divisão entre o povo de Deus.
a. Entre os líderes da Igreja
b. Entre os membros da Igreja. * Uma casa dividida não pode subsistir, precisamos estar em alerta.
(Lucas 11:17)- Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá.
4. Deslealdade para com a obra de Deus.
a. Ao ser desleal para com o estudo da Palavra de Deus. II Timóteo 2:15
(II Timóteo 2:15)– Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
b. Ao ser desleal para com a vida de oração. I Tessalonicenses. 5:17
(I Tessalonicenses 5:17)– Orai sem cessar.
c. Ao ser desleal para com a freqüência à igreja. Hebreus 10:25
(Hebreus 10:25)– Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
d. Ao ser desleal em nossa administração. I Coríntios 4:2
(I Corintios 4:1) – QUE os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. (I Corintios 4:2) – Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.
5. A insatisfação com a vontade de Deus. Coloca a mente das pessoas em:
a. Prazer em vez de Deus.
b. Prosperidade – Riqueza
c. Popularidade – Sucesso
(Mateus 6:19-21)- Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; -20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.-21 – Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
6. Falta de vida dentro da igreja.
a. Por poluir as mentes das pessoas – TV, pornografia, Internet.
(I Corintios 6:12) – Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
 7. Distração quanto o caminho de Deus.
a. Pelas filosofias
(Colossenses 2:8)– Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
b. Por hipócritas
(Marcos 7:6)- E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;
(Mateus 6:5) – E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
CONCLUSÃO: Vamos estar vigilantes contra as táticas do Diabo e sua forma astuta.
Pr. Aldenir Araújo

TAG:  SETE PROVOCAÇÕES DO INIMIGO EM NOSSAS VIDAS

Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Se gostou compartilhe!

The following two tabs change content below.
Sou o pastor Júlio Fonseca da Igreja de Deus no Brasil no município de Anhanguera - Go. Procuro ser útil na evangelização por meio deste meio de comunicação. Com paz e amor segundo nosso Senhor!

Latest posts by Pr. Julio Fonseca (see all)

2 Respostas para “SETE PROVOCAÇÕES DO INIMIGO EM NOSSAS VIDAS”

  1. Bruno

    Parabéns Pr. Aldenir Araújo pelo post. Realmente muitas vezes ficamos dispersos para coisas simples, mas que fazem grande diferença em nossas vidas. Com apenas essas 7 provocações, satanás tem destruído muitas vidas, principalmente, as que não estão vigilantes. Andemos em vigilância sempre com a palavra do Senhor no nosso coração. Deus os abençoe.

  2. Marcia Cristina Pacheco da Cruz

    Precisamos de fato vigiar, pois vivemos em um tempo em que tudo parece “normal e lícito”, mas não é bem assim e as ciladas do diabo estão espalhadas em todo lugar, sejamos sóbrios e vigilantes como a Palavra de Deus nos recomenda.Graça e Paz!
    Márcia

Leave a Comment