SOMOS TODOS PECADORES

 Estudo para Joven da EBD

Texto Bíblico: Gênesis 3.1-24
CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO
“Os pecados cometidos estão refletidos nas punições, as quais foram aplicadas em partes. A serpente (14) foi amaldiçoada. Mais que é tradução incorreta, pois sugere que outros animais também foram amaldiçoados. O sentido correto é “à parte” ou “separado de entre”. […]
O castigo envolveria inimizade (15), hostilidade entre pessoas. A semente da serpente, que Jesus relaciona aos ímpios (Mt 13.38.39; Jo 8.44), e a semente da mulher, têm ambas sentido fortemente pessoal. Deus disse à serpente: A Semente da mulher te ferirá a cabeça. Compare a referência de Paulo a isto em Romanos 16.20. A serpente só poderia ferir o calcanhar da Semente da mulher. De fato, ferir não é forte o bastante para traduzir o termo hebraico que pode significar moer, esmagar, destruir. Uma cabeça esmagada que leva à morte é contrastada com um calcanhar esmagado que pode ser curado. O versículo 15 é chamado “proto-evangelho”, pois contém uma promessa de esperança para o casal pecador. O mal não tem o destino de ser vitorioso para sempre; Deus tinha em mente um Vencedor para a raça humana. Há um forte caráter messiânico neste versículo.
Em 3.14,15, vemos “O Calcanhar Ferido”. 1) O Salvador prometido era a Semente da mulher — o Deus-Homem; 2) Esta Semente Santa feriria a cabeça da serpente — conquistar o pecado; 3) A serpente ferira o calcanhar do Salvador — na cruz, ele morreu (G.B. Williamson).
O castigo da mulher seria o oposto do “prazer” que ela procurou no versículo 6. Ela conheceria a dor (16) no parto, que é bem diferente do novo tipo de vida que ela tentou alcançar pela desobediência. Igualmente, a futura ligação do seu desejo ao seu marido era repreensão à sua decisão de buscar independência. Ela sempre seria dependente dele.
Deus pôs uma maldição diretamente na terra em vez de colocá-la no homem. Adão foi comissionado a trabalhar com a terra (2.15), mas já não seria por puro prazer. O homem se submeteu tão facilmente ao apelo da mulher que ele comeu o fruto proibido. Agora seu trabalho na terra seria misturado com dor (17). De todos os lados, ele seria confrontado por competidores: espinhos e cardos (18), que crescem profusamente sem cultivo e não produzem comida para o homem. Em Oséias 10.8, estas plantas aparecem como símbolos de julgamento e desolação no lugar da adoração. […]
A morte física não seria imediata, mas seria inevitável, porquanto és pó e em pó te tornarás (19). O tipo imediato de morte que o homem sofreu foi espiritual: separação de Deus.”
Comentário Bíblico Beacon, CPAD, p.41-42
ATIVIDADES
Leve jornais e revistas para a sala de aula. Divida a turma em alguns grupos e distribua o material necessário para que os alunos possam produzir cartazes com figuras que representem as consequências do pecado para a humanidade. Quando terminarem, peça que cada grupo explique a razão de suas escolhas. Por fim, reafirme mais uma vez Romanos 5.12.

TAG: SOMOS TODOS PECADORES

Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Se gostou compartilhe!

6 Respostas para “SOMOS TODOS PECADORES”

  1. Anonymous

    A BIBLIA Não diz que somos todos pecadores, mas que fomos todos pecadores, porque se até os crentes são pecadores, então são filhos do diabo(1joão3-8) os filhode Deus são santos(hebreus 10;11-15 e 1corinti6;14-17)

    1. Luciano Batista

      A Paz do Senhor Jesus meu irmão!
      Irmão, certamente, não somos filho do diabo, no entanto qual é o nome que se dá quando alguém ou algum irmão na fé julga, acusa, ofende ou até mesmo sobre um prisma equivocado da palavra do senhor resolve desligar um membro do corpo de Cristo alegando falta de interesse pela obra de Deus e usando como base para isso a palavra de Jesus quando se referiu a Pedro que tudo oque ele ligasse ou desligasse na terra seria ligado ou desligado na terra (Mat 16:19), seria isso um exemplo de santidade??? de perfeição??? ou qual ser humano não está sujeito ao pecado de alguma forma???, então vejamos o que a palavra de Deus nos informa sobre esse exemplo: 1º Coríntios 03:07, Cartas Paulíneas aos Romanos Cap 14(todo o capítulo) e encerro o compartilhamento com meu querido irmão em Cristo Jesus com alguns versículos para meditação: I Coríntios Cap 13:V 1,2,3,4,5,6,7,8.,I João Cap: 04V,7 ao12 e leia também o versículo 20. Um abraço e que Deus o abençoe, amém.

      1. você não está focando em Deus mais em homens, por isso está decepcionada. Foca em Jesus em seu perdão e seu coração encontrará paz!

  2. Então o que dizer da afirmação de Paulo em cartas aos Romanos.
    (I Timóteo 1:15) – Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

  3. Anonymous

    e se disser que nao somos pecadores acabamos de pecar nao e mesmo pr. julio porem temos hum advogado que por meio do seu santo sangue carmesim nos purifica de todos os pecados involuntarios nao e isso pr. julio…
    parece que nosso irmao acima precisa buscar mais a DEUS por sabedoria que ELE da atodos que buscam na madrugada e isso pr.julio to certo disso amen. ev. Dorval

  4. Anonymous

    O nosso irmão acima que está equivocado. Pois a bíblia realmente diz que éramos pecadores sim e hoje aquele que é de cristo verdadeiramente é santo de Deus. Com todo o respeito ao pastor Júlio, Paulo neste texto se refere a si mesmo como pior dos pecadores, se referindo a época que ele perseguia e matava os cristãos. Quando ele diz que Cristo veio salvar os pecadores, se refere as pessoas que ainda não o conhece, pois quem não conhece a Cristo realmente é um pecador e quem o conhece e anda em seus caminhos se torna justo.
    obs:PECADOR É A PESSOA QUE VIVE NA PRÁTICA DO PECADO E QUEM VIVE NA PRÁTICA DO PECADO É FILHO DO DIABO COMO DISSE O PRIMEIRO COMENTARISTA.

Leave a Comment