Escatologia – estudo das profecias parte 2

Escatologia – estudo das profecias parte 2

PARTE 2

03 O ARREBATAMENTO DA IGREJA

 

Para todo o Cristão convertido a Cristo o momento mais esperado de todos os dias de sua vida, é sem duvida o dia do Arrebatamento da Igreja, neste dia todo aquele que recebeu a Jesus Cristo como salvador de sua alma irá encontrar-se com o Senhor nas nuvens, estando liberto para sempre de qualquer tipo de provação, dor, angustia, lagrimas, tristezas, problemas, etc.

A seguir falaremos sobre o arrebatamento num todo:

O QUE É ARREBATAMENTO ?No sentido original da palavra significa: Arrancar, levar, tirar por força ou violência, mostra rapidez, urgência.

Conforme vimos no estudo sobre Sinais Da Vinda De Cristo a humanidade esta para passar por um período de Grande Tribulação, assunto este que iremos tratar com mais especificação no próximo capitulo, mas Cristo Jesus querendo livrar aqueles que aceitaram a sua palavra irá arrebata-los deste mundo antes que qualquer mal lhes aconteça, por isso a palavra arrebatamento, pois se fará necessário grande urgência, não perder tempo, o mundo estará em grandes apuros, na verdade Deus quer que estejamos em lugar seguro neste tempo, e não há lugar mais seguro do que estar ao lado do Senhor. São João 17:24. E esta é a promessa de Cristo através do Apostolo São Paulo, livrar os seus escolhidos da grande tribulação, que é a irá futura I Tess. 1:10, assim como Deus arrebatou a Enoque livrando-o da tribulação antes do dilúvio, e ao profeta Elias antes do cativeiro Babilônico II Reis 2:11, ROMANOS 13:11 , TIAGO 5:8, Deus irá livrar a igreja da tribulação, que também é chamada de ira futura, e a única maneira de livrar a igreja deste tempo terrível, é tirando-a deste mundo antes que a tribulação aconteça.
Embora acredite que a Igreja será arrebatada antes que se inicie a grande tribulação, quero apresentar de forma resumida as doutrinas mais comuns sobre o arrebatamento da igreja existente em nossos dias, visto que no ponto de vista teológico há pensamentos variados sobre o assunto.
PRE-TRIBULACIONISMO
A doutrina Pré-Tribulacionista defende a tese de que a Igreja de Cristo será arrebatada, retirada da terra antes que se inicie o período de grande tribulação, onde interpretam as profecias bíblicas de forma literal e têm grande base no dispensacionalismo ( Dispensação ) , crendo que Israel e Igreja são dois grupos distintos, havendo um plano de Deus exclusivo tanto para Israel como para a Igreja, e que a Grande tribulação é uma dispensação onde Deus tem como objetivo trabalhar com Israel e não com a Igreja, que já teve o seu período de salvação na dispensação da graça.
Principais Caracteristicas:
  • O Método de Interpretação é Literal.
  • Crêem no Arrebatamento antes do período de tribulação ( Cristo livra a Igreja de passar pela grande tribulação, também conhecida de Ira Futura. I Tess. 1:10 )
  • A Grande tribulação é a última das setentas semanas de anos de Daniel 9:24-27, portanto a grande tribulação terá a duração de sete anos.
  • As setentas Semanas de anos de Daniel 9:24-27 estão determinadas para Israel, e não para a Igreja, portanto a Igreja não passará pela grande tribulação.
  • O dispensacionalismo ( Estudo das Dispensações ) tem grande influencia nas posições defendidas pelos Pré-Tribulacionistas, e pelos Pré-Milenistas, por crer que Deus não mistura as coisas, pelo contrario , ele tem um objetivo diferente em cada uma das Dispensações, e na grande tribulação seu maior objetivo é Repreender, castigar e educar a Israel com vara de juízo , preparando os Judeus para enfim aceitarem a Jesus Cristo como o Messias prometido Ezequiel 20:37, Deuteronômio 4:30, visto que Israel não aceito a Jesus Cristo, mas fará acordo com o anticristo Isaías 28:15, São João 5:43, II Tess. 2:3-4.
  • A Grande Tribulação é conhecida como tempo da Ira de Deus, ou seja o período em que Deus irá derramar a sua ira sobre os gentios que não aceitaram o amor de Cristo, oferecido durante a dispensação da graça, e castigar o povo Judeu que rejeitou e matou o Messias Jesus Cristo. I Tess. 1:10 e 5: 9 e Apocalipse 6:16-17, e assim sendo Deus não iria derramar a sua Ira sobre a Igreja, que aceitou o amor de Cristo, a ponto de ser comparada a sua noiva.
  • A Grande tribulação não é o mesmo que tribulação, pois a grande tribulação é uma dispensação ou período de tempo em que haverá catástrofes no mundo inteiro e até mesmo nas estrelas ( Sol, Lua, Cometas ), um mal generalizado acontecendo tudo num período de sete anos, não se comparando em nada a um momento mal, crise financeira de apenas alguns países, desemprego, perseguição isolada em uma época ou país.
PÓS-TRIBULACIONISMOA doutrina do Pós-Tribulacionismo vem ganhando espaço entre os estudiosos da Escatologia, este movimento ensina que a Igreja continuará na terra durante a grande tribulação e até a Segunda vinda de Cristo, onde será arrebatada até as nuvens onde se encontrará com Cristo , e retornará imediatamente a terra.
Principais Caracteristicas:
  • O Método de interpretação é alegórico.
  • A igreja passará pela grande tribulação, porem não estará sujeita a Ira de Deus, crêem que a ira de Deus será derramado sobre os gentios, e a igreja apenas passará por tribulações na grande tribulação.
  • Baseiam-se na negação do dispensacionalismo, onde só desta forma podem crer que a Igreja poderá passar pela Grande tribulação, que de acordo com o estudo das Dispensações é um período chamado de angustia de Jacó, ou seja a tribulação é para Israel e não para a Igreja, por esta razão negam o dispensacionalismo.
  • Não há distinção entre Israel e Igreja, crêem que as profecias dadas a Israel podem se cumprir com a Igreja, ou seja tanto a Igreja como Israel não serão poupados da Angustia de Jacó. Jeremias 30:7
  • Negam o ensinamento à natureza e ao propósito do período de grande tribulação, que segundo os Pré-tribulacionistas o maior objetivo de Deus neste período será de disciplinar os Judeus preparando-os para aceitar o Messias, porém os Pós-tribulacionistas defendem apenas que Deus irá derramar um julgamento sobre o pecado.
  • Negam o cumprimento futuro das setentas semanas de anos de Daniel 9:24-27, alegando ser um cumprimento histórico, e sem grandes valores para a Escatologia, e que já se cumpriu em sua totalidade.
  • Um grande argumento desta doutrina é a promessa de tribulação dada a igreja tais como S. Lucas 23:27-31 e Mateus 24:9-11, Marcos 13:9-13, não diferenciando em nada que estes textos na verdade são para Israel e não para a Igreja.
  • Não fazem distinção entre tribulação e grande tribulação, e textos como Romanos 8:18, que o Apostolo São Paulo fala da tribulação do tempo presente são interpretados como sendo a grande tribulação e não somente aquele período ruim que todo mundo passa a qualquer dia, e o texto de I Tess. 3:3 , entendem que a igreja foi destinada para passar pela grande tribulação, quando na verdade o Apostolo fala sobre o período presente de tribulação e não a grande tribulação visto que no versículo 2 do mesmo texto o mesmo Apostolo diz enviar Timóteo para confortar a igreja de Tessalonica que na ocasião muitas pessoas temendo estar tão próximo do arrebatamento chegaram até a deixar o trabalho para aguardar a vinda de Cristo. Aquela era uma tribulação momentânea, e não a grande tribulação.
MID-TRIBULACIONISTA OU MESOTRIBULACIONISTA
De acordo com a interpretação desta corrente doutrinária do arrebatamento, a igreja passará por parte da grande tribulação, ou seja pela primeira parte, ou seja 42 meses Apoc. 11:1-2 e 13:5, 1260 dias Apoc. 12:6, ou tempos e um tempo e metade de um tempo. Apoc. 12:14, que é o período em que não haverá o chamado derramamento da ira de Deus, e assim a Igreja não estaria exposta a nenhum juízo ou castigo divino, visto que foi socorrida a tempo.
ARREBATAMENTO PARCIAL
Esta corrente doutrinária não se aprofunda sobre quando acontecerá o arrebatamento da igreja, se no começo no fim ou durante a grande tribulação, mas defende que nem todos os crentes serão arrebatados, mas apenas os que estiverem vigiando, e esperando por este acontecimento, a ponto de serem dignos de participarem deste evento de acordo com S. Lucas 21:36, Filipenses 3:20, Tito 2:13, II Tim. 4:8, Hebreus 9:28

PORQUE O ARREBATAMENTO

  • Para fazer diferença entre o justo e o injusto
Provérbios 11:8
  • Para recompensar por todo trabalho feito a Deus
Apocalipse. 22:12
  • Para premiar os vitoriosos
Apocalipse. 3:05
  • Para não deixar a igreja na tribulação
I Tess. 1:10 – I Tess. 5:9 – Apocalipse 6:16 e 17
  • Para vencer a morte ( corrupção )
I Cor. 15:51-54
Como demonstramos acima a igreja não passará pela grande tribulação, pois não faz nenhum sentido que isto venha a acontecer, por isso o Apostolo São Paulo diz que Jesus Cristo irá nos livrar da irá vindoura ( grande tribulação ), livrar não é o mesmo que ajudar a passar pelo mal, e sim livrar de não passar o mal, de acordo com o dicionário quer dizer: Dar liberdade, tornar livre, preservar; isto mostra a intenção de nosso Deus, ele quer nos preservar de qualquer mal da tribulação, pois nesta ocasião será derramado a ira do cordeiro sobre aqueles que negaram seu amor, mas Cristo nos livra da ira vindoura porque Deus não nos destinou para a ira. I Tess. 1:10 e 5:9, I Pedro 2:9-10.
Alguns argumentos que mostram que a igreja não passará pela grande tribulação estão no capítulo do estudo da grande tribulação a algumas paginas a seguir.

QUEM SERÁ ARREBATADO

Os que crêem em Cristo e o seguem São João 3:18-21 e 6:47
Os que ouviram a palavra e creram São João 5:24-29
Os que receberam o batismo nas águas São Marcos 16:15-16
Os que confessam a fé em Cristo Romanos 10:9-13
Os que amam a vinda de Cristo II Timóteo. 4:8 Cantares 8:14

 

NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS I CORINTIOS 15:52 O arrebatamento da igreja não será um acontecimento visto por todos aqui na terra, e nem algo demorado, como pensam algumas pessoas, mas sim algo muito rápido. E nos não somos os únicos a esperar este dia maravilhoso, o próprio Senhor Jesus Cristo espera com ansiedade este dia em que vira buscar todos aqueles que aceitaram o convite da salvação. São Mateus 11:28 , assim como é rápido um abrir e fechar de olhos assim também será rápido o arrebatamento da igreja, não dará tempo para despedidas, tchau, já estou indo, beijinhos, abraços, etc , pois tudo será muito rápido como um piscar de olhos, muitos se atrasam, mas Deus não.  
NÃO PRECEDEREMOS OS QUE DORMEM I TESSALONICENSSES 4:16-17 De acordo com I Tessalonicenses o Apostolo São Paulo ensina que os que já dormiram no Senhor terão privilégios no arrebatamento da igreja, neste dia Deus dará a ordem para os anjos soarem a trombetas chamar inicialmente os mortos que em vida entregaram-se a Cristo, e estes ressuscitarão com um corpo INCORRUPTÍVEL; Neste dia se cumprira a palavra que diz ” tragada foi a morte na vitoria ” ISAIAS 25:8, HEBREUS 2:14-15, APOC 20:14, e logo após nós os que ficarmos vivos seremos arrebatados para junto do Senhor nas nuvens, então o que era corruptível será revestido de incorruptibilidade, e como os que já morreram, teremos um corpo glorioso. I CORINTIOS. 15:51-56 , FILIP. 3:20-21

 

UM CORPO INCORRUPTÍVEL De acordo com a leitura de I Corintios 15:51 e 52 e Filipenses 3:21, todo aquele que for arrebatado e também aqueles que ressuscitarem em Cristo terão um corpo glorioso tal como aconteceu com o Senhor Jesus Cristo quando ressuscitou dos mortos, e com isso não mais sentiremos dor, e nem mais teremos qualquer complexo, pois este corpo possuirá grande beleza, é algo tão maravilhoso que não podemos nem imaginar o que poderemos fazer com este corpo, e isto será para sempre, até mesmo no reinado de Cristo no milênio, quando outras pessoas não possuirão tais bênçãos mas somente a igreja.  

 

AS VESTES CELESTIAIS Apocalipse 19:8 Como já demostramos acima os salvos em Cristo receberão um corpo incorruptível no momento do arrebatamento da igreja, e como Deus faz tudo muito completo, também receberemos vestes celestiais, algo muito lindo que nem mesmo os maiores estilistas do mundo inteiro pensaram um dia em confeccionar, a mais linda mulher não vestiu-se de tamanha beleza e preciosidade, nenhuma costureira obteve tecidos com tão grande valor e beleza, de fato Deus tem preparado o melhor para aqueles que o aceitam
Estas vestes são algo de grande valor e beleza, porem de acordo com Apocalipse 19:8, estas vestes são os atos de justiça dos santos, e sendo assim, os santos no arrebatamento irão apenas se vestir daquilo que já possuem, a justiça que praticaram na terra se transformará e vestes celestiais, portanto se alguém é injusto, faz o que é errado diante de Deus e até mesmo dos homens, rouba na qualidade, no peso, na medida, e em outros detalhes, este tal não poderá subir no arrebatamento da igreja Levítico 19:35 e 36.

O QUE ACONTECERÁ COM A IGREJA APÓS O ARREBATAMENTO ?

O TRIBUNAL DE CRISTO ROMANOS 14:10 II CORINTIOS 5:10

O tribunal de Cristo acontecerá Depois do arrebatamento da igreja, e durante a grande tribulação, que estará acontecendo aqui na terra, que se dará em duas partes:

 

A: PURIFICAÇÃO DA IGREJA Todos os salvos , estarão frente a frente com o Senhor Jesus Cristo, e de acordo com a palavra de Deus que diz que não ha nada encoberto que não seja revelado Hebreus 4:13, São Mateus 10:26, todos os participantes do arrebatamento terão suas vidas reveladas perante todo o Céu ou seja: pecados não confessados, erros não admitidos, pensamentos levianos, mal uso da liberdade Crista, falta de amor, etc., imaginemos agora nossas vidas sendo mostrada perante os apóstolos missionários, pastores, etc., imaginem só o cordeiro de Deus dizer publicamente os nossos erros, se hoje podemos esconder nossos maiores defeitos, naqueles dia nos sentiremos nus. É melhor seguirmos o conselho do Apostolo São Paulo que diz: Se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados I CORINTIOS 11:31, Filipenses 4:5 ; Quero lembrar o leitor, que todos nós somos pecadores, mesmo depois de aceitamos a Cristo em nossos corações, ainda pecamos, e por isso o apostolo São Paulo escreveu aos Romanos a dizer no cap. 7:19 ” Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço ” , e o apostolo São João escreveu em sua primeira carta no cap. 1:8 ” Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós “, e por esta razão, mesmos os crentes terão que passar pela purificação, pois existe pecado para a morte e pecado que não é para a morte I São João 5:16  

 

B: A RECOMPENSA POR TODO TRABALHO FEITO A DEUS I CORINTIOS 3:10 A 16
Neste evento o Senhor Jesus Cristo irá recompensar as boas obras, ou seja o Senhor irá retribuir grandiosamente aqueles que trabalharam em prol de sua obra aqui na terra; Serão recompensados os Apóstolos, missionários, pastores, presbíteros, evangelistas, diáconos, professores, pedreiros, serventes, faxineiros, carpinteiros, pintores, motoristas, obreiros em geral , tesoureiros, secretários, e membros, etc., desde que estes estejam trabalhando com amor na igreja ou em outro local, com o único objetivo o crescimento da obra de Deus, existem pessoas hoje que para fazer algo na igreja, dão uma lista de direitos que dizem ser de DIREITO adquirido, não pensam que são voluntários, e se o fazem de outra forma a não ser voluntariamente e sem almejar algo em troca, sinto muito em dizer, suas obras serão todas queimadas, quando posta a prova, pois toda e qualquer obra, até mesmo a nossa ida aos cultos será provada pelo fogo, se alguém hoje faz a obra de Deus como quem esta obrigado a fazer, saiba que não terá recompensa alguma por isso, e já está na hora de mudar este conceito, as obras de ouro possuem maior valor que as obras de palha ou de madeira, isto porque foram valorizadas por aqueles que o fizeram, existem aqueles que não valorizam o que fazem, não gostam de ficar cuidando da igreja, limpando os bancos, cuidando da segurança da igreja e outros, etc. , Deus valoriza a cada obra que fazemos, ele não acepção alguma, o homem sim é que faz acepção de boas obras ou más, mas tudo que se faz para Deus deve ser valorizado, e quanto mais difícil for mais ainda devemos nos esforçar para realizá-lo para Deus, portanto a diferença entre obras de ouro com as de palha, é o valor que damos para o que fazemos, se valorizar-mos aqui na terra, Cristo nos dará uma recompensa do mesmo valor lá no céu.
O galardão que o Senhor dará como recompensa pelo trabalho feito a Deus será utilizado no reinado de Cristo aqui na terra, em Jerusalém, pois para que alguém precisará de coroa a não ser para participar de um reinado, e isto fica muito claro se compararmos as promessas de Cristo como recompensa conforme abaixo:
  • E reinarão com ele mil anos
Apocalipse 20:6
  • E lhe darei poder sobre as nações
Apocalipse 2:26
  • E concederei que se assente comigo no meu trono
Apocalipse 3:21
  • E dar-te-ei a coroa da vida
Apocalipse 2:10
De acordo com as promessas de Jesus acima relacionadas, aqueles que vencerem terão coroas, poder sobre nações, isto mostra a intenção de Cristo em colocar os teus servos como reis de países deste mundo, quando o próprio Senhor estiver reinando em Jerusalém; Se meditarmos sobre esta posição, verificamos que se torna um tanto clara, pois o Senhor estará em Jerusalém reinando, e ele colocará servos de Deus para cuidarem dos demais países, sempre estando debaixo de sua autoridade, mas só estará nesta condição perante o Rei aqueles que trabalham em prol da obra de Deus com muita fidelidade. E quando Deus diz que sobre o muito te colocarei; este muito, é muito mesmo, como por exemplo ser Presidente da América, Brasil, Argentina, França, é para isto que servirá os galardões. Bem esta bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. São Mateus 25:23  
AS BODAS DO CORDEIRO CANTARES 2:4 APOCALIPSE 19:7
Quando Cristo celebrou a Ceia junto com os Apóstolos, o Senhor revelou sua ansiedade de realizar a Grande Ceia Nos Céus São Mateus 26:29, ou seja uma Ceia com a participação de todas as pessoas que aceitaram a Cristo Jesus, isto e tão maravilhoso, que e também chamado de O Casamento De Jesus Cristo Com A Sua Igreja, a quem o Apostolo São Paulo chama de Virgem Pura II CORÍNTIOS 11:2 e a chama como alguém que anela por vê-la CANTARES 2:13, Neste dia todos estarão felizes, Deus nosso pai Celeste, Cristo Jesus nosso Senhor, o Santo Espirito de Deus, os Anjos, os Apóstolos de Cristo, os Profetas, e todos os demais, pois se hoje ha quem goste de festa, onde existem muita beleza, imaginem uma festa nos Céus, sob. a maravilhosa organização celeste, e se num casamento o noivo esta muito elegante, imaginemos então o Senhor Jesus Cristo como estará ? ; E se a noiva num casamento terreno é muito linda, como estará maravilhosa a igreja de Cristo, que estará com vestes brancas, puras Apocalipse 3:5, 7:9, 19:8, é bom lembrar o leitor que a beleza das vestes da igreja será conquistada aqui mesmo na terra, antes do arrebatamento, a qualidade está na Justiça Dos Santos, esta é a verdadeira roupa do Cristão Levítico 19:35 e 36, e purificada no sangue do cordeiro Apoc. 14:4, I São João 1:7, e quem poderá então perguntar se existem alguém contra, visto que Cristo morreu por amor a igreja, e a igreja foi toda purificada no Tribunal De Cristo De maneira alguma poderemos perder esta festa por falta de vigilância S. Mateus 25:1-13
Poderíamos colocar em questão de o porque que a noiva de Cristo não seriam os Judeus ao invés da igreja, visto que a igreja é formada por gentios, mas o que ocorre é que Israel é a nação escolhida de Deus, chamados filho de Abraão, e também temos que considerar que outros grandes homens de Deus se casaram com mulheres gentias.
  • José no Egito se casou com uma gentia
Gênesis 41:45
  • Moisés casou-se com Zípora
Êxodo 2:21

CONCLUSÃO JEREMIAS 8:20

Depois de saber, Como será difícil a vida na terra na grande tribulação, com o corpo humano sendo exposto a grandes doenças, criminalidade, falta de alimentos, calor insuportável, desemprego, domínio completo do anticristo, e cidades sendo inundadas pelo oceano. E Também como será maravilhoso participar do arrebatamento da igreja, sendo nos mesmos a noiva de Cristo e estar na grande Santa Ceia, sendo a maior festa já existente. E o Senhor diz FELIZ QUEM É CHAMADO ÀS BODAS APOCALIPSE 19:8 , 20:6 , Será que poderia alguém rejeitar a salvação de Cristo, ou se já o aceitou, será que leva uma vida digna de ser arrebatada, sabemos que muitas pessoas não estão preparadas para este dia, olhem para que este dia não lhes peguem desapercebidos Apoc. 3:3 e 16:15 e não venham a dizer a frase passou o inverno, findou o verão e nos não estamos salvos, pois e muito melhor dizer  

VEM DEPRESSA AMADO MEU CANTARES 8:14

04 AS SETENTAS SEMANAS DE DANIEL

No capitulo nove de Daniel esta uma das mais importantes Profecias que devemos estudar na Escatologia, e diz a respeito das SETENTAS SEMANAS DE DANIEL, Para se fazer um estudo completo do Apocalipse, grande tribulação, ou qualquer outro assunto que fale sobre o tempo do fim Daniel 8:17 e necessário primeiro estudar as setentas semanas de Daniel, pois esta e uma profecia indispensável a Escatologia.  
PARA QUEM ESTA DETERMINADO AS SETENTA SEMANAS

Em Daniel 9:24 diz: Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo ( ISRAEL ), e sobre a tua santa cidade. Esta parte das escrituras afirma que este período de tempo irá se cumprir sobre o povo Judeu ( O teu povo ) e sobre a cidade de Jerusalém ( a tua santa cidade ). Portanto esta profecia é destinada toda ela para Israel, sendo assim lembramos o leitor ” NÃO SE DEVE CONFUNDIR ISRAEL COM IGREJA “ CONDIÇÕES PARA A PROFECIA SE CUMPRIR Esta profecia de Daniel 9:24-27, esta determinando condições para seu fiel cumprimento:
  • As setentas semanas estão determinadas para o povo Judeu.
  • A Judeus necessitam estar em Jerusalém ( cidade Santa )
Portanto se o povo Judeu saísse de Jerusalém, ou perdessem a posse da cidade santa, esta profecia seria interrompida, do mesmo modo os Judeus primeiramente necessitam ser um povo, uma nação, pelo contrario esta profecia teria que ser interrompida; Deixamos bem claro as condições desta profecia, pois iremos analisar a mesma levando isto em consideração. SETENTA SEMANAS DE ANOS Como todos sabem uma semana é constituída de sete dias, mas estas semanas que a profecia de Daniel se refere ao invés de DIAS, são ANOS, ou seja para cada dia da semana se conta um ano, que desta forma para cada semana teremos sete anos no lugar de sete dias, formando assim uma semana de anos No velho testamento era comum o uso de semana de anos Levítico 25:8, Ezequiel 4:6, Gênesis 29:20 a 28. Setenta semanas de dias comuns são iguais a 490 dias, e de acordo com o Vers.25 deste capitulo, as escrituras demonstram que desde a ordem para restaurar e edificar Jerusalém ate o Messias ( Cristo ) teria 69 semanas, o que é relativo a 483 dias de semanas comuns, ou seja, semanas de 7 dias, e isto não aconteceu, pois da ordem para edificar Jerusalém ate Cristo, teve uma duração maior de 400 anos, portanto é impossível que estas semanas sejam de dias comuns, o que deixa claro que esta profecia se refere a SEMANAS DE ANOS. As 70 semanas tiveram seu inicio quando saiu a ordem para restaurar e edificar Jerusalém ( Neemias 2 ), o que aconteceu aproximadamente no ano 445 a.C. ; Se contarmos a partir desta data até a morte de Cristo na Cruz, aconteceram aproximadamente 483 anos, o que nos leva a concluir com certeza que esta profecia se trata de semanas de anos, e nunca de semanas de dias. AS TRES DIVISÕES DAS SETENTAS SEMANAS De acordo com Daniel 9:24-27, as setentas semanas se dividem em três partes:
  • 07 Semanas
Daniel 9:25 49 anos
  • 62 Semanas
Daniel 9:25 434 anos
  • 01 Semana
Daniel 9:27 7 anos

A PRIMEIRA DIVISÃO SETE SEMANAS 49 ANOS

De acordo com Daniel 9:25, Jerusalém seria edificada e restaurada da destruição que o império Babilônico causou a santa cidade ( Daniel 1:1,II Reis 24:1 ), esta ordem foi dada pelo Rei Ataxerxes a Neemias aproximadamente no ano 445 a.C., e nesta mesma data iniciou-se a contagem da primeira divisão, e terminou aproximadamente no ano 397 a.C., o que é relativo a 49 anos ( 7 semanas de anos ), onde no final deste período a santa cidade estava totalmente reconstruída .Daniel 9:25. Esta palavra se cumpriu literalmente no período previsto.

 A SEGUNDA DIVISÃO SESSENTA E DUAS SEMANAS 434 ANOS

A segunda divisão tem inicio aproximadamente no ano 397 a.C. e vai ate os dias da pregação dos apóstolos de Cristo ( Messias ), neste período o Cristo iria nascer, morrer, e logo após Jerusalém seria invadida e destruída pelo Império Romano, o que de fato acorreu de forma literal em todos os sentidos. Daniel 9:25-26.

 A TERCEIRA DIVISÃO UMA SEMANA 7 ANOS

A terceira divisão, a última das setentas semanas de Daniel é ainda futura, ainda não se cumpriu, devido o povo Judeu não estar na cidade santa ( Daniel 9:24 ), e como já foi escrito, esta profecia irá se cumprir sobre o povo Judeu, e este povo precisa estar na cidade santa, e como mostramos na segunda divisão, os Romanos invadiram Jerusalém aproximadamente no ano 70 d.C, e expulsaram os Judeus da santa cidade, e os mesmos foram dispersos para muitas nações ( Ezeq. 36:19-20, S. Lucas 21:24 ), e nesta data esta profecia teve de ser interrompida na sua 69º semana, pois o povo Israelita não se encontrava na cidade de Jerusalém, e para que esta profecia se cumpra é necessário que o povo do Profeta Daniel ( Judeus ) estejam em Jerusalém. Esta última semana não pode ter se cumprido em hipótese alguma, pois nesta última semana ( 7 anos ) os Judeus iriam fazer um acordo com o assolador ( anticristo ), e este assolador seria destruído, porém isto ainda não aconteceu, Israel ainda não fez este acordo com o inferno ( Isaías 28:15-18 ), e muito menos o anticristo foi destruído, sendo assim posso afirmar que esta última semana de Daniel ainda não se cumpriu, esta profecia permanece interrompida.
Esta última semana só irá iniciar quando acabar o TEMPO DOS GENTIOS ( São Lucas 21:24 ), este período de que falou o Senhor Jesus Cristo, é o tempo em que Deus separou para salvar os Gentios, e converte-los a Cristo sem pecado algum, mediante a morte do Senhor na Cruz, é o período em que a Graça de Deus é oferecida aos pecadores, e se esta última semana não fosse interrompida, com certeza as setentas semanas de Daniel já estariam totalmente cumpridas, e desta forma não haveria salvação para ninguém, e este é o maior motivo pelo qual esta profecia foi interrompida, Cristo Jesus queria Salvar a todo aquele que nele Crer, antes do verdadeiro desastre que esta última semana trará ao mundo, antes que o anticristo venha assombrar a todos, isto mostra o amor de Deus em seu ponto máximo. E antes que esta última semana tenha seu inicio, o tempo dos Gentios irá se cumprir com o arrebatamento da igreja, com a salvação plena daqueles que aceitaram a Cristo, com um dos maiores propósitos de Deus sendo alcançado.
Como já foi escrito Jerusalém foi invadida pêlos romanos aproximadamente no ano 70 d.C, e os Judeus foram dispersos para todas as nações da terra ( S. Lucas 21:24 ), mas no dia 14/05/48, os Judeus começaram a voltar para a santa cidade, neste mesmo dia se cumpriu a profecia de Isaías 66:8, que diz que num só dia a nação Judaica seria criada, a partir desta data centenas de Judeus retornam a sua Pátria mês a mês, e vários recursos estão sendo criados para que em breve todos os Judeus estejam na santa cidade, para que se tenha inicio a última das setentas semanas, e com isto a igreja de Cristo seja finalmente arrebatada aos Céus.
Na verdade os Judeus já residem na cidade santa, porém não tem o domínio de Jerusalém, em nossos os Judeus não tem posse de toda a cidade, eles a dividem com os palestinos que querem ter domínio de toda Jerusalém e em troca darão a paz que os Judeus procuram, guerras e mais guerras acontecem no oriente, pois satanás procura impedir que esta profecia se cumpra; E foi tentando impedir que os Judeus retornassem a Jerusalém que Hitler tentou exterminar o povo Judeu na segunda guerra mundial.
A última semana de Daniel terá a duração de 7 anos, que será dividida em duas partes de três anos e meio Daniel 9:27 , Apocalipse 11:1 a 3, Apocalipse 12:6 e 14, Apocalipse 13:5,

onde:

  • Quarenta e dois meses
é igual a três anos e meio
  • Mil duzentos e sessenta dias
é igual a três anos e meio
  • Tempo e tempos e metade de um tempo
é igual a três anos e meio
Onde o assolador de Daniel 9: 27 é o anticristo, que fará um concerto com Israel por sete anos ( uma semana ), São João 5:43 e Isaías 28:15 a 18 , e na metade da semana ( três anos e meio ) irá quebrar o concerto com os Judeus.
A 70º Semana de Daniel também é chamada de grande tribulação ( São Mateus 24:21 ) que terá a duração de sete anos, dividida sem duas partes de três anos e meio ) com isto reforçamos que a igreja não irá passar pela grande tribulação, pois como já foi escrito este período e para o povo Judeu e não para a igreja, como esta escrito: ” Setentas semanas estão determinadas sobre o teu povo, e a tua santa cidade. ” Daniel 9:24
05 A GRANDE TRIBULAÇÃO
A grande tribulação terá seu inicio logo que a igreja de Cristo seja arrebatada aos céus, e se prolongando por um período de sete anos , ate que Cristo volte a terra na companhia de seus Santos para vencer o anticristo, o falso profeta e as nações e cidadãos ímpios.
A grande tribulação e um período que Deus reservou para repreender e castigar a nação que rejeitou e crucificou a Cristo São João 1:10-11.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE TRIBULAÇÃO E GRANDE TRIBULAÇÃO ?
A palavra tribulação significa: Aflição, amargura, adversidade, trabalho, ou seja, são aqueles problemas que todo mundo tem, é muito comum se ouvir em nossos dias as frases: ” Eu estou atribulado ” , ” Estou passando por uma tribulação ” , porém isto não passa de momentos maus, que acontece na vida de todo mundo, quem não passa por problemas na família, na escola, financeiros, no trabalho, no ministério da igreja , problemas de viagem a negócios ou a passeio, problemas com o carro, etc., isto tudo são tribulações, porém nada comparado com a GRANDE TRIBULAÇÃO, que será um período muito ruim , a qual nunca houve sobre a terra, e nem mais haverá em outro tempo ( São Mateus 24:21 ), esta grande tribulação virá sobre todos os moradores da terra neste período de tempo, nenhum dos moradores da terra escapará de passar por grandes problemas nesta ocasião, não será um simples problema financeiro, familiar ou desemprego, será algo muito pior, nunca ninguém passou por isso, por esta razão o apostolo São Paulo fala da tribulação do tempo presente Romanos 8:18, isto porque se refere aos momentos difíceis do dia a dia, o apostolo não quis deixar nenhuma brecha para alguém confundir tribulação com grande tribulação.
Como foi escrito no início deste estudo de Escatologia, é necessário saber interpretar as escrituras, deixar Deus falar através da bíblia, e não dar a nossa própria interpretação, este é o grande motivo de haver tantas religiões no mundo, onde grande parte é baseada na mesma fonte de fé, a bíblia, as pessoas dão sua interpretação pessoal às escrituras sagradas, isolam um versículo do contexto bíblico e dão seu parecer não considerando assim as regras de interpretação, que é deixar Deus falar, e não a mente humana, é exatamente isso que muitas pessoas fazem ao confundir por exemplo Israel com Igreja, o evangelho da graça com o evangelho do reino, a Lei com a Graça, a tribulação do TEMPO PRESENTE, com a GRANDE TRIBULAÇÃO, e para tirar qualquer dúvida, explicaremos abaixo algumas situações.
  • Em I Tessalonicenses 3:3 diz o apostolo São Paulo sobre as tribulações que a igreja passava na ocasião, e até mesmo os apóstolos, mas estava consciente da situação, o próprio Cristo deixou bem claro que Paulo passaria por problemas em Atos 9:16 ” E eu lhe mostrarei o quanto deve padecer pelo meu nome ” , e com relação aos Tessalonicenses e a toda a igreja de Cristo, o nosso Senhor não nos prometeu isenção de problemas São João 16:33, mas prometeu vitórias sobre eles, isto é chamado de tribulação, aflições, e nunca de grande tribulação, porém existem aqueles que dão suas próprias interpretações a este texto dizendo que a igreja foi destinada para passar pela grande tribulação, porém o texto é claro ao afirmar que a igreja tal como o apostolo foram destinados a passar por tribulações que é muito diferente de grande tribulação.
  • Com relação a passar por tribulações, isto era uma constante na vida dos apóstolos, e principalmente na vida de São Paulo, o mesmo em varias ocasiões escreveu a cerca de suas tribulações, o mesmo chega a dizer que as ovelhas são privilegiadas, perto do que os apóstolos e missionários passam, ele diz de si mesmo em I Corintios 4:9 ” Deus colocou a nós apóstolos por último, como condenados a morte, somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens ” , continua a dizer ” Nós ( apóstolos ) somos loucos por amor de Cristo, e vós ( igreja, ovelhas ) sábios em Cristo, nós fracos, vós sois fortes, vós sois ilustres, nós desprezíveis ” , isto mostra o quanto os apóstolos sofreram, porém também deixa claro, o objetivo de Deus em poupar a igreja no geral, acontece sim de muitas pessoas passarem por tribulações, perseguição, assim como passou a igreja primitiva, onde os imperadores romanos mataram aqueles que confessavam a fé em Cristo expondo-os a bestas feras, mas esta tribulação aconteceu em períodos isolados, não sendo uma constância, o que deixa bem claro não ser a grande tribulação e sim uma tribulação, o mesmo aconteceu na idade média onde varias pessoas morreram perseguidos pela igreja católica, existiram também a poucos anos atras o caso dos evangélicos perseguidos nos países comunistas, mas isto não aconteceu em todos os países daquela época ao mesmo tempo, não dá para generalizar nenhuma destas situações, o que deixa claro ser uma perseguição ou tribulação de um tempo, ou povo isolado, não aconteceu com todos os cristãos ao mesmo tempo, ao contrario da grande tribulação, que será uma perseguição generalizada e implacável contra todos os que aceitarem o reinado de Cristo, todos os que estiverem vivos na ocasião sofrerão perseguições do anticristo , não havendo diferença se esta na Europa, na Ásia ou na América, não será um tempo ruim para algumas pessoas, enquanto outros se dão bem, pelo contrario, todos sofrerão influencias do anticristo, muitos irão aceitar a marca da besta, o domínio satânico, farão parte do reinado do anticristo na grande tribulação, porém aqueles que não aceitarem seu domínio irão sofrer ao extremo, e aqueles que aceitarem a marca e domínio do Anticristo serão duramente castigados por Deus, nos sete selos e sete trombetas do Apocalipse mostra os males que toda a humanidade passará na grande tribulação, que ainda receberão os sete cálices da ira de Deus, isto sim é grande tribulação, isto sim acontecerá com todos os que estiverem no planeta terra, tudo de uma só vez, sobre todos, não importa se esta na Europa, na Ásia, na América, se é rico ou pobre, não importa, será um grande mal generalizado, contra todos os que passarem pela grande tribulação.
  • Em varias passagens a bíblia relata a palavra tribulação, é o caso da tribulação de dez dias de Apocalipse 2:10, que a igreja de Esmirna iria passar, isto não tem nada a ver com a grande tribulação, e sim chamada tribulação de TEMPO PRESENTE, pois a grande tribulação não será de dez dias, e nem tão pouco acontecerá só com a igreja de Esmirna, visto que nas sete cartas das igrejas da Ásia, havia uma mensagem específica para cada igreja, a mesma coisa aconteceu com o Apóstolo São Pedro, quando o Senhor lhe perguntou trez vezes se Pedro o amava mais dos que a seus amigos São João 21:15 a 18, onde o no vers. 18, Jesus fala da vida de Pedro quando ainda era mais jovem, o como se vestia, e o caminho por onde andava, mas em tempos futuros iria glorificar a Cristo com uma morte semelhante a de Cristo, e São Pedro foi crucificado numa cruz de cabeça para baixo, mas só porque Jesus falou isto para Pedro significava que todos os apóstolos morreriam de igual modo, poderíamos generalizar o assunto, de modo algum, pois os apóstolos não morreram todos de igual modo, existiu até o caso de São João que mesmo nas perseguições da época morreu de morte natural. Portanto todos tem tribulações, uns foram perseguidos, outros morreram decapitados, mas não dá para generalizar o assunto e dizer que é uma grande tribulação.

A GRANDE TRIBULAÇÃO É TAMBÉM CHAMADA DE :

  • Última semana de Daniel
Daniel 9:24-27
  • Tempo da angustia de Jacó
Jeremias. 30:7 Sofonias 1:15
  • Ira futura
I Tessalonicenses. 1:10 e 5: 9 – Apocalipse 6:16 e 17
  • Tempo de destruição
I Tessalonicenses. 5:3
  • Tempo de Eclipse ( escuridão)
Isaías 24:20-23 Amos 5:18
  • Tempo de castigo
Ezequiel 20:37-38
  • Tempo de choro ( pranto )
Amos 5:16-17
  • Tempo de aflição
São Mateus 24:21
  • Dilúvio de açoites
Isaías 28:15 e 18

OBJETIVOS DE DEUS NA GRANDE TRIBULAÇÃO

  • Repreender, castigar e educar a Israel com vara de juízo , preparando os Judeus para enfim aceitarem a Jesus Cristo como o Messias prometido Ezequiel 20:37, Deuteronômio 4:30.
  • Separar e provar os Judeus fieis a Deus Zacarias 13:8-9
  • Castigar os ímpios que rejeitaram o maior presente de Deus que é o amor de Cristo, e não se converteram dos seus pecados, pois recusaram a luz de Cristo para viver em trevas II Tess.2:11-12. e preferiram crer na mentira do Anticristo

A IGREJA DE CRISTO NÃO PASSARÁ PELA GRANDE TRIBULAÇÃO

  • A grande tribulação é para Israel e para os Gentios. Daniel 9:24-27, conforme estudo das Setentas Semanas de Daniel. A Igreja é o corpo cuja a cabeça é Cristo ( I Corintios 6:15, Efésios 5:23 ), Cristo e sua igreja formam um corpo, e Cristo já teve a sua tribulação ao morrer na Cruz, sendo assim a igreja de forma alguma poderá passar pela grande tribulação , pois desta maneira Cristo também teria que passar novamente por este holocausto, e em Apocalipse 13:7 diz que na grande tribulação todos estarão sujeitos a besta , e se a igreja participar da tribulação, ela também estaria sujeita a satanás, e Cristo também, pois ele é a cabeça da qual a igreja é o corpo. isso e impossível.
  • O Apostolo São Paulo afirma que Cristo descerá do céu e os mortos que morreram em Cristo ressuscitarão com um corpo incorruptível, e depois nós os que estivermos vivos seremos arrebatados para junto do Senhor nos céus I Corintios 15:51 a 56 , I Tessalonicenses 4:13 a 17, pois deveremos estar num lugar seguro e longe de qualquer mal São João 17:24, agora se alguém pensa que a igreja passará pela tribulação, ou até mesmo por parte dela, então porque o arrebatamento depois da tribulação, este suposto arrebatamento após ou durante a tribulação iria livrar a igreja do que, imagine um menino atravessando a rua e correndo o perigo de um acidente, o pai iria ajuda-lo antes ou depois de atravessar a rua, se ele o ajuda antes, estará livrando-o de um perigo ( arrebatamento ), porem se ele o ajuda depois, não estará fazendo nada demais, e consequentemente não valerá de nada esta ajuda, portanto de acordo com o apostolo São Paulo haverá um arrebatamento, e este arrebatamento é para nos livrar da ira futura, e se é para nos livrar, terá que ser antes da tribulação, do contrario não é livrar.
  • Considerando que a palavra arrebatamento significa arrancar, tirar por força ou violência, porque então Cristo teria tanta pressa em tirar a igreja deste mundo a não ser por um motivo muito grande, se a igreja passar pela tribulação porque então haverá o arrebatamento, arrebatar do que e porque, por isso não acredito que a igreja passará pela tribulação, pois o arrebatamento irá livra-la da irá vindoura. I Tessalonicenses 1:10 – Apocalipse 6:16 e 17, visto que Deus não destinou a igreja para a ira I Tessalonicenses 5: 9
  • Na tribulação o anticristo será soberano e fará sinais de prodígios ( Apoc. 13:3 e 4 ) isto será permitido por Deus, pois assim diz o Apostolo São Paulo, que Deus lhes enviará a operação do erro para que creiam na mentira ( II Tess. 2:9 a 12 ) , e mais, o apostolo ainda diz que o anticristo irá enganar aqueles que estão perecendo, e perecem porque não receberam o amor da verdade para se salvarem, mas isto só faz sentido se a igreja for arrebatada antes da tribulação, pois assim aqueles que negaram o amor de Cristo irão perecer na tribulação, não receberam a verdade do evangelho de Jesus, e por isso Deus permitirá que o anticristo venha com toda a sua mentira depois do arrebatamento da igreja, ou seja, na tribulação reinará a mentira do anticristo, para aqueles que não aceitaram a verdade do amor de Cristo, porque a verdade do evangelho de Cristo não poderá estar junto com a mentira do anticristo, a verdade será arrebatada, e a mentira passara pela tribulação.
  • A tribulação é a ultima das setentas semanas de Daniel 9:24 a 27, este período de tempo esta determinado sobre o povo judeu e não sobre a igreja, a palavra é muito clara: Setentas semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a sua santa cidade , o versículo 27 mostra a atuação do anticristo neste período de tribulação. ” Ele confirmará uma aliança com muitos por uma semana, mas na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de cereais ” A igreja não faz sacrifícios, pois Cristo é o nosso sacrifício, quem faz sacrifícios até o dia de hoje são os Judeus e não a igreja, e se a igreja fará um concerto com o anticristo então ela não é de Cristo, muito menos santa, a igreja não poderá fazer acordos com o anticristo porque não mais estará aqui na terra, mas os Judeus que não serão arrebatados farão um acordo com o inferno ( Isaías 28:15 ) porem esta aliança com a morte será anulada ( Isaías 28:18, Daniel 9:27 ) porque a tribulação que o profeta Isaías chama de ” diluvio de açoites ” irá castigar os judeus por rejeitarem o messias. Este período de castigo de Deus para Israel chamado de grande tribulação é porque os judeus não aceitaram o testemunho e palavra de Cristo, para aceitarem o testemunho do anticristo, pois assim diz o Senhor Jesus ” Eu vim em nome do meu pai, e não me aceitais, mas se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis ” São João 5: 43, mas a igreja de Cristo aceita a palavra de Cristo e seus ensinamento, e por isto será arrebatada para não passar pelo diluvio de açoites, ela não precisa ser açoitada, pois não fez acordo com o inferno, e ao contrario dos judeus, aceitou a palavra e testemunho de Jesus Cristo.
  • Ao subir uma montanha, e olhar sobre a parte mais alta, poderemos avistar outras grandes montanhas, porem não veremos o vale que se esconde entre uma e outra montanha, os rios, arvores, cavernas, animas, etc.., que estão entre uma e outra montanha, e foi exatamente isso que o apostolo São João viu em apocalipse 12:1 a 6, é visto uma mulher vestida do sol , tendo a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça, esta mulher é a nação de Israel e as doze estrelas são as doze tribos de Israel, a mulher deu a luz a um filho Vers. 5, e este filho que há de reger todas as nações com vara de ferro é Jesus Cristo nosso Senhor, o dragão do vers. 3 e 4 é satanás que ao cair do céu levou após si a terça parte dos anjos do céu, o dragão ao ver que a mulher ( Israel ) deu a luz a seu filho ( Jesus ) Satanás queria devorar a seu filho ( isto aconteceu quando Herodes mandou matar os meninos nascidas em Belém S. Mateus 2:16 a 18 ), acontece que nesta visão de São João Jesus Cristo nasce volta ao céu e logo em seguida a mulher ( Israel ) foge para o deserto onde começa o período de mil duzentos e sessenta dias, ou seja, metade da grande tribulação, como vemos o apostolo viu a tribulação começar logo após Cristo voltar ao céu, ele não viu este período de quase dois mil anos em que a igreja de Cristo esta sendo formada aqui na terra, na visão a tribulação começa sem a participação da igreja, pois ela nem mesmo existe nesta visão, a visão ignorou o tempo em que a igreja esta sendo formada, e assim como na visão das montanhas, o apostolo São João viu as setentas semanas de Daniel se cumprirem uma após a outra, sem interrupção, ele não viu o que havia entre a penúltima e ultima semana de Daniel 9:24-27, a visão não lhe mostrou o tempo que Deus reservou entre a volta de Cristo ao céu e o inicio da tribulação, pois entre o momento em que Cristo volta ao céu após sua ressurreição e o início da tribulação, existe um tempo, o tempo em que Jesus chamou de ” tempos dos gentios “ São Lucas 21:24, e o apostolo São Paulo chama de ” Plenitude dos gentios “ Romanos 11:25, e ” dispensação da graça “ Efésios 3:2 e 9 o chamado parênteses entre a 69º e 70º semana de Daniel , isto porque o objetivo de Deus nesta revelação é de mostrar que a tribulação ira acontecer com os Judeus, e não com a igreja, Satanás irá perseguir aos Judeus, assim como muitos outros já fizeram, O imperador Romano Tito na invasão de Jerusalém aproximadamente no ano 70 d.C, Hitler perseguiu os Judeus na segunda guerra mundial matando milhares deles, mas não fez a mesma coisa com a igreja, sua perseguição tinha um objetivo, aniquilar o povo judeu, este objetivo também terá o anticristo, na tribulação a igreja não participa da visão, porem todos sabemos que a igreja esta sendo formada num intervalo de tempo, antes que comesse a ultima das setentas semanas de Daniel 9:24, se esta semana já tivesse se cumprido a tribulação também já teria terminado, e também o milênio, e com isto a igreja não existiria, mas Deus num gesto de misericórdia parou o relógio das setentas semanas, e esta oferecendo salvação também aos gentios, por isso diz a palavra ” Jesus veio para os seus, mas estes não o receberam, mas todos os que o receberam ele deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus ” São João 1: 10-12, a salvação era para os Judeus mas como eles negaram a Cristo Deus estendeu esta salvação aos gentios, para assim formar a igreja, em São Mateus 24:15 a 28 Jesus profetizou sobre a tribulação antes mesmo de começar a formar a igreja aqui na terra, pois até mesmo os apóstolos pediram explicação a São Pedro por ter batizado a Cornélio, um gentio Atos cap. 10, 10:47 e 48 , e então entenderam que Deus também queria salvar os gentios Atos 11:18. O dragão perseguirá a Israel e não a igreja porque a igreja estará no céu. Apocalipse 12:10 a 12, no vers. 10 e 11 uma voz muito forte se ouve no céu que diz sobre estes que venceram pelo sangue do cordeiro e pelo seu testemunho, ou seja: é a igreja que estará nos céus, não pode ser um judeu a dizer isto pois os judeus não aceitam a sacrifício de Cristo e muito menos seu testemunho, não venceram pelo sangue do cordeiro, e não pode ser os anjos, pois anjos não são nossos irmãos e muito menos dos judeus ( vers 10 ), portanto a voz que o apostolo São João ouve nos céus ( Versículo 10 ) , é da igreja, que fora arrebatada antes da tribulação.
  • Na grande tribulação as duas testemunhas irão profetizar na cidade santa Apoc. 11: 2 , uma destas duas testemunhas é o profeta Elias São Mateus 17: 11, Malaquias 4:5, que vira para anunciar o evangelho do reino São Mateus 24:14, esta é a grande diferença, as duas testemunhas irão anunciar o reino de Cristo no milênio e não a graça de Cristo que hoje é oferecida aos gentios que se convertem e se tornam igreja do Senhor Efésios 2:5 a 9, a salvação hoje oferecida é pela graça, porém na tribulação as duas testemunhas anunciarão o reino, assim como João Batista anunciou ” Arrependei-vos, pois esta próximo o reino dos céus ” São Mateus 3:2, mas porque não irão pregar o evangelho da graça ? , é porque a igreja na tribulação já estará nos céus , restando então o reinado de Cristo a se cumprir, e estas duas testemunhas irão converter o coração daqueles a quem anunciarem suas palavras, que ao receberem serão perseguidos pelo anticristo, e até mesmo mortos por ele, o que também acontecerá com as duas testemunhas. Apocalipse 11:7-8, e então a perseguição que o anticristo fará na tribulação não será contra a igreja, mas sim contra aqueles que aceitarem o reinado de Cristo oferecido pelas duas testemunhas. Existem pessoas que pregam que a igreja irá pregar o evangelho do REINO, mas se a igreja deve fazer isso, então até mesmo os apóstolos falharam , pois eles não pregaram outro evangelho a não ser o evangelho da graça, tal como Paulo o fez em Atos 16:31
  • Em São Lucas 21:24 Jesus fala que Jerusalém será pisada pêlos gentios até que o tempo deles se completem, e o apostolo São Paulo diz em Romanos 11:25 que o endurecimento veio a Israel até que a plenitude dos gentios haja entrado, isto mostra exatamente que Deus separou um tempo para dar salvação aos gentios, oferecendo-lhes a graça de Cristo, e até que este tempo se complete, o que já dura quase dois mil anos, Jerusalém será pisada pêlos gentios, e por isso a 69º semana de Daniel não poderá se completar, mas assim que os Judeus voltarem a ter pleno domínio da cidade santa, o tempo para a salvação dos gentios irá se completar, e com isso a igreja será arrebatada, pois como o texto diz o seu tempo acabou, então Deus voltará a trabalhar com os Judeus, enviando as duas testemunhas de Apoc. 11, para converter o coração dos pais aos filhos, Mal. 4:5.
  • Muitas pessoas acreditam que as sete cartas enviadas as sete igrejas da Ásia no livro do apocalipse, são cartas enviadas a igreja e não aos judeus, e assim o conteúdo das cartas são palavras a igreja e não aos judeus, eu também creio desta forma, e por isso vamos analisar uma destas mensagem deixada em apocalipse 3:10, o Senhor Jesus Cristo na carta a igreja de Filadélfia promete guarda-la da tribulação que há de vir sobre todo o mundo para provar os moradores da terra, é assim que esta escrito na bíblia, e foi isso mesmo que o mestre falou, que pelo motivo de a igreja da Filadélfia guardar a palavra de Deus, Cristo assim a guardaria da tribulação, mas não é só a igreja da Filadélfia que guarda a palavra de Deus, mas toda a igreja de Cristo, e mais se alguém acredita que a tribulação descrita neste texto não se refere a grande tribulação de São Mateus 24:15, então que tribulação é esta que atingirá todo o mundo. A palavra guardar da tribulação, não é o mesmo que ajudar na tribulação, guardar é o mesmo que livrar, não deixar fora, não expor. É melhor receber a palavra de Deus e crer que a igreja não passara pela grande tribulação.
  • A repentina destruição que o apostolo São Paulo fala em I Tessalonicenses 5:3, não é para aqueles que andam na luz, mas para aqueles que andam sem vigilância, isto diz ele porque Cristo virá como o ladrão, no momento em que não estão esperando, e por isso quando disserem que há paz, então a grande tribulação irá começar, que será o momento em que Israel fará acordo com o anticristo ( Daniel 9:27, Isaías 28:15, São João 5:43,) e estes que o apostolo diz que irão dizer que há paz e segurança, são os judeus que não foram arrebatados junto com a igreja, e fizeram um acordo com o anticristo esperando enfim receber a paz, por isso o apostolo aconselha no vers. 10, a vigiarmos em qualquer situação para que o arrebatamento da igreja não nos surpreenda.
  • Existem também aqueles que afirmam que a igreja passara por uma parte da grande tribulação, isto também é impossível, porque este período de tempo é separado por Deus somente para os judeus, e os ímpios que rejeitaram a palavra e amor de Cristo, e se a igreja é a noiva de Cristo, porque um noivo ao invés de chamar sua noiva para as bodas ( Cantares 2:13 ) e a recebe-la como uma virgem pura ( II Corintios 11:2 ), a manda para um período de tribulação, mesmo sabendo que ela lhe é fiel ( Apocalip. 3:10 ), que noivo é este que derrama a sua ira sobre a sua bela noiva ( Apoc. 6:16 e 17 ),mas eu creio que o meu Cristo, o noivo da igreja a ama de verdade a ponto de dar sua vida numa cruz para salvar todo aquele que nele crer ( Colossenses 3:19, Efésios 5:25 ) , a igreja sua noiva é comprada pelo seu próprio sangue ( Atos 20:28 ) e esta palavra salvar, não é um meio termo, é salvar de verdade, de tudo, e de todos, o noivo Jesus Cristo, não irá expor sua bela noiva ao malvado anticristo traidor, um marido mundano não faria uma coisa destas, quanto mais o Cristo Senhor do amor fará tal coisa, pelo contrario, ele não deixará em hipótese alguma que sua bela noiva passe pela tribulação debaixo da autoridade do anticristo. Apocalipse 13:7-8, antes a igreja esta sujeita ao seu noivo Efésios 5:24 a 27, pois o noivo Jesus Cristo não irá aborrecer a sua igreja mandando para a tribulação Efésios 5:29.

A GRANDE TRIBULAÇÃO IRA DURAR SETE ANOS No estudo sobre as setentas semanas de Daniel, podemos verificar que a última semana que eqüivalem a sete anos ainda não se cumpriu, e este período que ainda não se cumpriu é exatamente a grande tribulação, que da mesma forma irá durar sete anos, divididas em duas partes de três anos e meio.

  • Mil duzentos e sessenta dias
Apocalipse 11:1 12:6
  • Quarenta e dois meses
Apocalipse 13:5
  • Tempo e tempos e metade de um tempo
Apocalipse 12:14


A PRIMEIRA PARTE DA GRANDE TRIBULAÇÃO TRÊS ANOS E MEIO

  • Israel terá pleno domínio de Jerusalém
Daniel 9:24
  • Israel fará acordo com o anticristo por sete anos.
Daniel 9:27 – São João 5:43, Isaías 28:15-18
  • Israel irá reconstruir o templo derrubado por Roma em 70 d.C
II Tessalonicenses 2:4
  • O livro com sete selos
Apocalipse 5: 1 a 14
  • Os quatro cavalos e seus cavaleiros. ” quatro selos “
Apocalipse 6:1 a 8
  • Os mártires de Deus ” Quinto selo “
Apocalipse 6:9 a 11
  • O sexto selo ” terremotos, chuva de meteoros, Eclipse “
Apocalipse 6: 12 a 17
  • As duas testemunhas darão as suas profecias
Apocalipse 11:1 a 12


A SEGUNDA PARTE DA GRANDE TRIBULAÇÃO

  • Israel e invadida pelo anticristo
Apocalipse 12:6
  • O Anticristo no templo em Jerusalém
II Tess. 2:3-4 Daniel 9:27 S. João 5:43 Isaías 28:15-18
  • As duas bestas ( O falso profeta e anticristo )
Apocalipse 13
  • As sete pragas
Apocalipse 15 e 16
  • A Batalha do Armagedom (as nações contra Israel )
Zacarias 14:12-13 Apoc. 19:19
  • O espírito do demônio controlando os reis da terra
Apocalipse 16:13 e 14
  • Os reis do oriente marcham rumo a Israel
Apoc. 16:12 e 16
  • Uma chuva de meteoros de até 34 quilos cada
Apoc. 16:21 (um talento eqüivale a 34 kg ) S. Mat.24:29
  • As sete trombetas do juízo de Deus.
Apocalipse 8:2 a 12 – 9:1 a 13 – 11:15
  • A volta de Cristo com seus santos para livrar Israel
Ap. 19:11-26, 1:7, S. Judas 1:14 , S. Mat. 24:30-31


AS DUAS TESTEMUNHAS APOCALIPSE 11:1-14
Na primeira parte da grande tribulação ( três anos e meio ) Deus irá enviar as suas duas testemunhas para anunciarem o evangelho do Reino de Cristo durante o milênio São Mateus 24:14, este é o mesmo evangelho que João Batista pregava na primeira vinda de Cristo, ha quase dois mil anos, arrependei-vos porque é chegado o reino de Deus São Mateus 3:2, este não é o mesmo evangelho que pregamos nos dias de hoje, e vendo desta forma, notamos que existem dois evangelho:

  • O Evangelho da graça São Marcos 16:15 Os crentes pregam a salvação através da graça de Cristo
  • O Evangelho do reino São Mateus 24:14 As duas testemunhas irão pregar na grande tribulação

Em São Mateus 24:14 o Senhor Jesus Cristo diz: ” E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo em testemunho a todas as coisas. Então virá o fim. ” , este evangelho do reino como já foi escrito, começou a ser pregado por João Batista, que estava preparando o caminho do Senhor, e ainda será pregado na grande tribulação pelas duas testemunhas procurando converter o coração dos pais aos filhos, Malaquias 4:6, agora uma pergunta poderemos fazer, se o evangelho do reino será pregado em todo o mundo, quem iria pregar, visto que só as duas testemunhas não conseguiriam fazer tudo isto, acreditamos que as pessoas que ouvirem a mensagem das duas testemunhas, também irão pregar que o reino de Cristo esta próximo, e isto irá acontecer no mundo todo, e assim aqueles que aceitarem esta palavra poderão até ser mortos pelo anticristo por aceitarem o reino de Cristo e não a marca da besta, mas aqueles que restarem da perseguição herdarão o reino de Cristo no milênio, e de acordo com as bem aventuranças de São Mateus 5: 3 a 12

  • Os pobres de espírito
Deles é o reino dos céus
  • Os que choram
Eles serão consolados
  • Os mansos
Herdarão a terra
  • Os que tem fome e sede de justiça
Serão fartos
  • Os misericordiosos
Alcançarão misericórdia
  • Os puros de coração
Verão a Deus
  • Os pacificadores
Serão chamados filhos de Deus
  • Os que sofrem perseguição por causa da justiça
Deles é o reino dos céus

Há quem diga que estas duas testemunhas não são pessoas, e sim uma profecia no sentido alegórico, mas então porque em Malaquias 4:5 diz que Deus enviará aos Judeus o profeta Elias antes que venha o grande e terrível dia do Senhor, alguém poderá responder que Elias já veio através de João Batista, mas o que estava sobre João Batista era o dom de Elias, pelo contrario acreditaremos em reencarnação de espírito, o que é impossível segundo a bíblia, e também o Senhor Jesus afirmou que Elias que ainda não morreu, virá primeiro para restaurar todas as coisas São Mateus 17:11, isto disse o Senhor depois que João Batista morreu, portanto meu amigo leitor, as duas testemunhas não são alegorias e estarão a pregar o evangelho do REINO de forma literal.
Estas duas testemunhas, de acordo com a própria palavra, e com o texto de Apocalipse, demonstra que ambas viram, vêem, e estão diante de Deus, pois não há outra forma de testemunhar, se a testemunha não estiver diante da pessoa ou do fato acontecido, com isto concluímos que a identidade das duas testemunhas é de alguém que esta na presença de Deus. Abaixo iremos dar algumas opiniões do autor sobre a identidade destas duas testemunhas: A PRIMEIRA TESTEMUNHA O PROFETA ELIAS

  • Deus Prometeu enviar o profeta Elias antes da vinda de Cristo, para converter o coração dos país aos filhos Malaquias 4:5-6 , mas alguém pode dizer que esta profecia de Malaquias se refere a João Batista, mas ele não converteu o coração dos país aos filhos, nem tão pouco ordenou que não chovesse, etc. , E João Batista não era Elias, e sim o dom de Elias estava sobre João Batista.
  • O Profeta Elias foi arrebatado em vida, e por isso ainda não morreu. II Reis 2:11
  • O Profeta Elias apareceu na transfiguração de Cristo junto com Moisés, onde Elias representava a profecia no velho testamento que apontava a vinda de Cristo em gloria São Mateus 17:3
  • O Profeta Elias fez muitos milagres que as duas testemunhas irão fazer. II Reis 1:10-11, I Reis 17:1
  • O senhor Jesus anunciou a vinda de Elias, mesmo após da morte de João Batista São Mateus 17:10-12

A SEGUNDA TESTEMUNHA ENOQUE OU MOISÉS

  • Moisés apareceu na transfiguração de Cristo assim como Elias, onde Moisés representava a Lei no velho testamento São Mateus 17:3
  • Moisés fez muitos milagres, que as duas testemunhas também farão. Êxodo 7:20, 9:9-10
  • Enoque assim como Elias, também foi arrebatado e não viu a morte. Gênesis 5:24
  • Enoque foi arrebatado antes do dilúvio, assim como Elias foi arrebatado antes do cativeiro babilônico
  • O motivo de apresentarmos três nomes, e porque não queremos afirmar nada, e sim dar algo para o leitor ter maiores conhecimentos sobre o assunto, mas uma coisa a bíblia deixa muito clara, uma das duas testemunhas e o profeta Elias.
  • Algo para acreditarmos que a segunda das duas testemunhas seja Enoque é que ele ainda não morreu, enquanto Moisés já, mesmo sabendo que ninguém viu o seu corpo, a não ser o Arcanjo Miguel quando contendia com o demônio. Judas versículo 9

OS SETE SELOS DO APOCALIPSE
O Primeiro Selo O Cavaleiro do cavalo branco Apocalipse 6:1-2

Neste capítulo começa a grande tribulação na terra, demonstrando grande mal, o planeta e seus moradores começam agora a sentir a falta dos cuidados de Deus, e por terem provocado a Deus durante tanto tempo, achando que ele não puni o erro, agora Deus derrama toda a sua ira sobre aqueles que recusaram o amor de Cristo, e ignoraram sua morte na cruz Apocalipse 6:16, como veremos a seguir.É dada uma coroa para o cavaleiro do cavalo branco, que saiu vitorioso e para vencer, este não pode ser Jesus Cristo, pois é ele quem abre o Selo, este é o Anticristo que será o grande vencedor na tribulação, ele esta sobre o cavalo branco, pois será o grande mentiroso, fazendo-se parecer Deus, fará acordos de paz com Israel, e os judeus o receberão livremente. Daniel 9:27, Isaías 28:15.

O Segundo Selo O Cavaleiro do cavalo vermelho Apocalipse 6:4

Este cavaleiro vem junto com o Anticristo, é uma das más companhias do inferno, ele vem piorar a vida dos moradores da terra, além dos dias difíceis pelo qual os homens estarão passando com tantos males, agora este que pelo jeito é um ministro de confiança do Anticristo, faz com que os moradores da terra percam a última gota de paz que lhes restam, chegando a matar uns aos outros. O Terceiro Selo O Cavaleiro do cavalo preto Apocalipse 6:5

Este é mais um da confiança de satanás, ele vem trazer a fome, o salário de um dia inteiro de trabalho para comprar o trigo, isto mostra a falta de alimentos, o homem tendo o dinheiro , mas não tendo o que comprar, isto porque a terra já não produz, a natureza que já esta tão atacada pelo homem, agora mostra as conseqüências de tantos desastres ecológicos, a fome será imensa na grande tribulação. O Quarto Selo O Cavaleiro do cavalo Amarelo Apocalipse 6:8

Este vem trazer a morte de maneira trágica para os moradores da terra, para aqueles que se negaram a receber o amor de Cristo, ou mesmo para crentes desviados da palavra de Deus que ficaram no arrebatamento da Igreja, bem no começo da grande tribulação, um quarto dos habitantes da terra irá morrer, isto é o mesmo que 25% ( vinte e cinco por cento ), é muita gente morrendo de fome, a espada, e até atacados por bestas feras, isto demonstra o como será o resto da tribulação. O Quinto Selo Os primeiros Mártires de Cristo na grande tribulação Apocalipse 6:9

Este selo mostra os primeiros a morrem por amor a palavra de Cristo na grande tribulação, estes morreram porque testemunharam a palavra de deus em suas vidas, e clamam por justiça divina, porem recebem uma palavra para repousarem até outros de seus irmãos sejam mortos da mesma maneira.Há quem diga que estes são a igreja de Cristo que passará por parte da tribulação. Mas não é bem assim, notemos que todos eles morreram por causa da palavra, mas na igreja de Cristo a grande maioria morrem de morte natural, ou serão arrebatados, isto é um fato, e no versículo 11 diz para esperarem até que outros sejam mortos da mesma maneira, mas a igreja será arrebatada. Estes são mártires que não subiram no arrebatamento, e a igreja nesta hora já estará no céu, onde em Apocalipse 5:11 e 12, a igreja, sendo milhares de milhares e milhões de milhões faz um grandioso culto de adoração a Cristo, juntamente com os vinte e quatro anciãos, que são as doze tribos de Israel e os doze apóstolos de Cristo.

O Sexto Selo A terra atingida por por uma chuva de meteoros Apocalipse 6:12

Em apocalipse 6:13 mostra um grande terremoto na terra, imagino que este terremoto seja muito grande, maior talvez que todos os que já aconteceram , não é um simples terremoto; Neste mesmo momento o sol se torna sem luz, um grande eclipse, escurece toda a terra , e ao mesmo tempo, a terra atingida por corpos celestes, não se trata de estrelas no sentido literal da palavra, pois existem estrelas muitas vezes maiores que a terra, e as que não são maiores são muito grande, mas aqui deixa claro quando diz : ” Como a figueira lança de si os seus figos verdes ” não é a figueira e sim os figos, partes de estrelas, meteoros, que serão capazes de causar grande destruição no planeta, causando grande terremoto no planeta inteiro e até mesmo afundando ilhas.No final da grande tribulação haverá novamente uma chuva de meteoros, uma saraivada, pedras que pesavam cerca de um talento, que corresponde a aproximadamente a 34 Quilos cada pedra, onde os homens irão blasfemar contra devido a grande praga da chuva de saraiva. O Sétimo selo Perplexo e silencio no céu Apocalipse 8:1

Quando Cristo abre o sétimo Selo, todos os cidadãos celestiais até mesmo a igreja já arrebatada aos céus, e os vinte e quatro anciãos, demonstram estarem perplexos pêlos acontecimentos que ainda estão por vir, um silencio por quase meia hora acontece em todo o céu, não se ouve nada, todos param e ficam atentos para ver o que esta por vir, o mal que esta para acontecer na grande tribulação é tão grande é tão grande a ponto de causar algo tão inédito, silencio no céu.AS SETES TROMBETAS DO APOCALIPSE

A Primeira trombeta Apocalipse 8: 7

A terça parte da terra é queimada por saraiva e fogo misturado com sangue, onde a terça parte de toda erva verde e vegetais é queimada, plantas , o alimento do homem e dos animais no campos será queimado sua terça parte.

A segunda trombeta Apocalipse 8: 8

Um grande meteoro cai sobre o mar ardendo em fogo tornando em sangue a terça parte do mar, matando assim a terça parte dos peixes do mar, e destruindo a terça parte dos navios, submarinos, etc.; uma grande catástrofe, imaginem a terça parte das águas do mar se tornando em sangue, é uma parte incalculável, para aqueles que gostam de pescar no mar ou de comer peixes, eis aqui uma péssima noticia.

A terceira trombeta Apocalipse 8:10

Novamente a terra é atingida por um corpo celeste ardendo em fogo, isto mostra um descontrole no universo inteiro, onde satanás usará de todos os meios para atingir a humanidade, onde neste versículo a terça parte das águas dos rios e sobre as fontes das águas, tornando em absinto a terça parte das águas do planeta matando assim muitos homens. Nesta parte podemos ver a falta de água potável até para beber , isto será horrível.

A Quarta trombeta Apocalipse 8:12

Uma enorme escuridão toma conta da terra, onde a terça parte do sol, da lua e das estrelas não dão a sua luz, um eclipse jamais visto em toda a história da humanidade, satanás terá a escuridão como uma de suas marcas de governo, se Cristo é a luz do mundo, o Anticristo traz trevas para aqueles que não quiseram a luz de Cristo.

A Quinta trombeta Apocalipse 9:1

Uma estrela caí sobre a terra, esta estrela é satanás que ira agir no corpo do Anticristo, que possui a chave do poço do abismo, onde estão presos os piores demônios , estes não fizeram parte da queda de Lúcifer Isaías 14:12-15, eles são muito piores que Lúcifer, por isso estão presos, em Judas 1:6, diz que não guardaram a sua habitação, e por isso Deus os reservou em prisões eternas, não quiseram ficar no céu, não gostavam de sua posição angelical, ao contrario de Lúcifer que quis conquistar o céu, eles serão soltos na grande tribulação para trazer tormento aos moradores da terra, a aqueles que não têm o selo do Deus vivo, eles são como gafanhotos destruindo tudo e perturbando a humanidade por cinco meses, estes demônios possuem rosto de homem, tem cabelos parecido com o das mulheres, o que demonstra ser comprido, possuem dentes de leões, possuem couraças de ferro, e caudas perecidos com o dos escorpiões.Estes demônios são considerados os piores, pois até o nome mostra sua superioridade no reino das trevas, são chamados de rei do abismo Apocalipse 9:11, e como demonstração de tanta maldade, um anjo voa pelo céu avisando tamanho mal por três vezes, em Apocalipse 8:13, 9:12, 11:14, e ai, ai, dos moradores da terra.

A Sexta trombeta Apocalipse 9:13

É visto um anjo soltar quatro anjos que estão presos junto a Rio Eufrates, estes demônios irão comandar um exercito de duzentos milhões de demônios, ou seja cada demônio irá liderar cinqüenta milhões de demônios, uma verdadeira cavalaria infernal, estes são diferentes dos demônios soltos na quinta trombeta, eles são apenas quatro, comandando demônios que não estavam com eles, talvez irão comandar os demônios soltos na quinta trombeta, também existe a possibilidade de serem demônios que foram presos porque participaram da tentação de Adão e Eva no paraíso, que ficava próximo do Rio Eufrates, e por isso foram presos naquele local. Gênesis 2:14.

A Sétima Trombeta Apocalipse 11:15

Os vinte e quatro anciãos adoram a Cristo no céu por ter chegado a hora da vingança contra aqueles que tanto mal fizeram contra os profetas, apóstolos e a igreja de Cristo, este parece ser o momento em que Cristo irá dar o galardão a todos que venceram , a recompensa aos profetas, aos servos de Cristo, e aos santos que temeram ao Deus vivo. Apocalipse 11:18, eles louvam a Cristo, porque vêem também que o messias esta presta preparando o seu reinado na terra, os galardões mostra que é chegado o reino de Deus, que os crentes tanto oram na oração do Pai Nosso. São Mateus 6:10.AS SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS

A Primeira taça Apocalipse 16:1 e 2

Em Apocalipse 16 é ordenado a sete anjos que derramem sobre a terra as sete taças que contêm a ira de Deus, a partir deste momento, a terra que já esta sendo bombardeada por tanto mal, agora recebe a ira de Deus que vem sobre todos, no caso das sete trombetas, os males eram limitado, visto que afetaram apenas a terça parte das arvores, erva verde, do mar, dos rios e fontes das águas, do sol, da lua e das estrelas Apocalipse 8: 7 a 12, porém agora além de tirar o alimento dos homens, a ira de Deus toca no corpo do Homem, que recebe doenças, chaga mortal, feridas terríveis,No caso das trombetas, satanás roupa a terça parte, ele fez isto também com a terça parte dos anjos do céu Apocalipse 12:4, porém agora Deus envia a sua ira, que acabará com o restante, fazendo nos lembrar das palavras de Jesus Cristo ” O que tem , ser lhe a dado, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado ” São Marcos 4:25 .

Quando o primeiro anjo derrama a sua taça sobre a terra, aparece uma doença feia e dolorosa sobre todos os que tem o sinal da besta, é importante notar que nem todos os que viverem na grande tribulação aceitarão o sinal da besta, e também devemos atentar que Deus esta derramando a sua ira, pois a tribulação é o tempo da ira de Deus sobre aqueles que rejeitaram o amor de Cristo, muita injustiça foi feita contra o povo de Deus por muito tempo, muitos cristãos morreram cruelmente, e agora é chegado a hora de se fazer justiça, O Deus todo poderoso diz, basta a tantas coisas erradas que os homens vem cometendo sem punição alguma, e por isso que vários mártires clamavam a Deus pedindo justiça Apocalipse 6:10, mas enfim chegou a hora do juízo de Deus Apocalipse 14:7, e todo aquele que recebe adora a imagem da besta beberá do vinho da ira de Deus Apocalipse 14:9 e 10.

A Segunda taça Apocalipse 16:3

O segundo anjo derrama a sua taça sobre o mar, que se torna em sangue, e com isso o que restou do mar, que já fora atacado em Apocalipse 8: 8-9, na Segunda trombeta, onde morreram a terça parte das criaturas do mar e a terça parte dos navios, agora morre toda a vida marítima que restou, o mar praticamente acaba, as baleias, golfinhos, tubarões, etc., uma perda incalculável, O mar que nesta ocasião é totalmente destruído praticamente nunca mais existirá, pois até mesmo no novo céu e nova terra e nem na Nova Jerusalém o mar existirá Apocalipse 21:1. Os peixes que nada tem a ver com o pecado do homem, agora passa a não existir. Vendo tudo isto para acontecer, podemos perguntar, onde estão os protetores da natureza, será que estes ambientalistas não percebem que o que destroi a natureza é o pecado do homem.

A Terceira taça Apocalipse 16:4 a 7

Os rios e a fonte das águas se tornam em sangue, e aqui se torna claro o porque de Deus estar derramando sua ira sobre os homens, os pecadores que derramaram o sangue de profetas, apóstolos, defamaram pastores e missionários, mataram os crentes da igreja primitiva, os colocando nas arenas com bestas feras, para lhes servir de divertimento, derramaram o sangue de tantos inocentes, agora Deus lhes dá o sangue para beberem.Nesta ocasião Deus mostrará que não se esqueceu quando Herodes mandou matar as criancinhas de Belém São Mateus 2:16, e também da terrível morte que sofreu João Batista São Mateus 14: 1 a 12, o sangue que fora derramado na morte de Estevão Atos 7: 59-60, da brutalidade com que os Apóstolos de Cristo foram mortos, tanto sangue derramado, mas agora o Deus todo poderoso fará justiça derramando sobre os pecadores a sua ira.

A Quarta taça Apocalipse 16:8

O sol é atingido pela ira de Deus para que seu calor venha a aquecer terrivelmente a terra a ponto aumentar de forma sobrenatural a temperatura da terra, no caso da quarta trombeta de Apocalipse 8:12, o sol apenas não brilhou, agora o sol é aquecido além do normal, o calor vai atingir a população da terra, e com isso as geleiras do Polo Norte e da Antártida irão derreter e com isto o nível do mar aumentará, o que os cientistas anunciam para alguns anos em breve, porem a ação de Deus com sua ira irá abreviar os acontecimentos.É importante notar que o mundo sofrerá terrivelmente com a quarta taça, doenças terríveis virão, pois o buraco na camada do ozônio já estará muito maior do que hoje e com isso muitos males atacarão a humanidade, além do calor insuportável que abrasará, queimará a pele dos homens, que mesmo passando por grandes males, não irão se arrepender do mal que fizeram, seus corações estarão ainda muito duro para poder adorar a Deus, isto nos lembra de Faraó no Egito, que depois de tantas pragas, ainda rejeitava permitir que o povo Judeu saísse do Egito para adorar a Deus. O homem é mal mesmo.

A Quinta taça Apocalipse 16:10-11

A ira de Deus é derramado sobre o trono da besta, e seu reino se torna em escuridão e grandes trevas, trazendo muita dor aos homens, a ponte de morderem sua línguas de tanta dor, isto mostra o qual horrível será o reinado da besta, como um líder pode ver o sofrimento do povo e mesmo assim continuar a conduzi-los a caminhos incertos, o que nos chama a atenção nesta quinta taça, e ver tantos líderes políticos e até mesmo religiosos vendo seus seguidores sofrendo, perdendo tudo que tem e mesmo assim não tem compaixão de seus seguidores, estes homens parecem ter o espírito das trevas, conduzindo o povo para a destruição eterna , e ao mesmo tempo notamos que o povo que segue a besta são terríveis de coração, parecem ter pedra no lugar de coração, como podem saber que Deus existe, e que esta a castiga-los com tanto mal, e mesmo assim blasfemam contra Deus, e teimam em não se arrepender de suas más obras, quantas pessoas hoje estão perdendo tudo que tem, e mesmo assim não se arrependem, encostam Deus na parede cobrando a prosperidade que lhes faltam, tudo isto já é um sinal do terrível coração de pedra que existirá na grande tribulação

A Sexta taça Apocalipse 16:12 a 15

A Sexta taça é derramada sobre o rio Eufrates, este é um dos rios mais antigos mencionados na bíblia, era um dos quatro Rios próximo ao Jardim do Éden Gênesis 2:14, neste Rio foram presos quatro demônios Apocalipse 9:14, portanto é um rio muito importante na bíblia.O Rio Eufrates secou, para que se preparasse o caminho dos Reis do Oriente, nestes acontecimentos, espíritos imundos parecidos com rãs, enviados pela besta e falso profeta, começam a perturbar os reis da terra, os presidentes, ministros, líderes governamentais de todos os países para leva-los a uma guerra mundial contra o povo Judeu, irão dar seqüência ao que o Alemão Adolf Hitler começou a fazer na segunda guerra mundial matando seis milhões de Judeus, tentando exterminar o povo escolhido por Deus para herdar a terra.

Os reis do oriente são assim chamados porque são muito ricos economicamente, estes reis tendem a ser países localizados no oriente, que em nossos dias estão tomando conta da economia mundial, quando a economia destes países vão bem, eles compram a tudo e a todos, e quando vai mal, a economia do resto do mundo também caem, possivelmente serão países como a China, Japão, Coréia, Taiwan. Estes possivelmente farão acordos com o anti-cristo , estando até a financiar parte parte desta grande guerra.

Os reis do oriente irão se ajuntar no vale do armagedom, que também foi chamado de Megido, um grande vale localizado em Israel, que mede aproximadamente 30 kilometros de comprimento por 22 kilometros de largura, uma grande planície que serviu de palco para as grandes guerras do passado de Israel, neste lugar há lembranças de muitas mortes e muito sangue derramado, II Reis 9:27, II Reis 23:29-30, e será neste mesmo lugar que todas as nações da terra serão destruídos de forma sobrenatural pelo poder do REI JESUS CRISTO.

A Sétima taça Apocalipse 16:17 a 21

Esta é a última das sete taças da ira de Deus, uma voz se houve no céu ” Esta feito ” isto demonstra a vitória de Deus sobre o pecado, enfim toda injustiça acabará, muitas vozes são ouvidas no céu, relâmpagos e trovões, e um grande terremoto acontece aqui na terra como nunca ocorreu desde que há homens sobre a terra, duas cidades são fortemente atingidas, uma destas cidades aqui é chamada de cidades das nações, esta cidade poderá ser o Vaticano, onde todas as nações do mundo, adoram um só homem, e dali saem doutrinas de adoração a idolatria, e com isso Deus se lembra da Babilônia lhe dando o vinho de sua indignação, esta Babilônia não é a cidade de Nabucodonossor que consta no livro de Daniel e no livro dos reis de Israel, este nome é dado a uma grande religião da terra da qual os grandes reis da terra, presidentes de países e a grande população do planeta se contaminaram, no Capitulo 18 de apocalipse fala da queda de Babilônia , onde é vista como uma prostituta, esta falsa religião que Deus chama de babilônia tem adulterado a palavra de Deus e a muitos anos enche o coração dos homens com sua prostituição, uma falsa fé, oferece aos ídolos a adoração que deveria ser toda de Deus, mas agora todo o céu contempla a queda da falsa doutrina, a falsa religião. 

O maior impedimento para a salvação de Cristo tomar lugar no coração dos homens esta na Babilônia, a falsa fé, a religião que conduz os homens a idolatria e ao pecado, uma grande e poderosa religião dominou os tempos antigos e o presente século desviando a palavra de Deus do verdadeiro sentido bíblico, para mim esta Babilônia não esta encoberta, da para ver com muita clareza que é a religião católica, da qual Martinho Lutero, o grande protestante daquela igreja abriu os olhos de muitos a tantos anos ao declarar que a religião católica estava bem longe das verdades do evangelho de Cristo, esta babilônia cairá, e assim deixara de adulterar o evangelho de Cristo. 

O Versículo 20 mostra a força do terremoto do versículo 18, onde todas as ilhas, aqui não diz algumas, mas todas as ilhas desapareceram da superfície da terra, afundaram, e montes não mais se acharam. Ilhas que hoje são ocupadas por pessoas famosas que com sua fortuna compram tudo, investem no luxo, viajam para bem longe dos mais humildes para não ver sua pobreza, ilhas que servem de rituais macabros e feitiçarias, cultuando a ídolos e demônios, estas e todas as ilhas irão submergir nas águas do oceano por causa da ira de Deus derramada na pelo sétimo anjo.Para complicar ainda mais a vida daqueles que se negam a adorar a Deus e reconhecer seus pecados suplicando misericórdia a Deus, um chuva de pedras caem sobre a terra, uma saraivada de pedras que pesam cerca de um talento, que eqüivale a aproximadamente 34 kilos, uma chuva da ira de Deus sobre os homens, creio eu que não haverá guarda chuvas capaz de conter tamanhas pedras, que certamente destruirão carros, casas, ruas, rodovias, aviões, navios, cidades inteiras serão complemente destruídas pela ira de Deus que caem sobre a terra.

Nesta hora os homens novamente voltam a blasfemar contra Deus por causa da chuva de pedras, por causa da praga que é grandiosa, porque ao invés de reclamar e blasfemar contra o Deus altíssimo, os homens não adoram a Deus e se mostram arrependidos suplicando a sua misericórdia, não dá para entender como alguém pode ser tão mal, tão cego, possuir um coração tão duro, será que estes homens já não existem em nossos dias, será que não convivemos com eles, porventura não são até nossos amigos ou até parentes, não seriam aquelas pessoas que freqüentemente reclamam de tudo e de todos, perguntam diariamente do porque do rico e do pobre, do bonito e do feio, não seriam aquelas pessoas que cobram de Deus o sucesso financeiro, profissional e familiar, amigo leitor estas pessoas más existem em nossos dias, e a bíblia faz um alerta, ao invés de viver reclamando, adore a Deus e peça a sua misericórdia, para que você não seja mais um daqueles que irão beber da ira de Deus.

QUEM SÃO OS 144 MIL JUDEUS ?

Em Apocalipse 7: 1 a 8, fala de cento e quarenta e quatro mil Judeus sendo selados em suas testas como servos do Deus vivo, estes como diz a própria palavra de Deus são judeus, que nesta ocasião, estarão bem no início da grande tribulação, e Deus enviou quatro Anios com o poder de controlar a natureza para que nenhum vento soprasse sobre a terra ( 7:1 a 3 ), e estes quatro Anjos ordenam aos quatro Anjos dos quatro primeiros Selos de Apocalipse 6, para que não danifiquem a terra até que tenham selado os 144 mil Judeus; Acredito que este Judeus irão anunciar o Evangelho do reino por todo o mundo, até os confins da terra ( São Mateus 24:14 ) , na verdade este 144 mil Judeus são as primícias do Senhor, e na sua boca Deus não encontrou engano, pois são irrepreensíveis, Apocalipse 14:4, e por isso estão sendo selados, pois aceitam o plano de Deus, bem como o Messias, e por isso irão pregar o reinado do Messias aqui na terra.
Estes 144 mil Judeus não são aqueles que serão arrebatados, como muitos dizem acreditando ser a igreja de Cristo, isto não é possível, pois a igreja de Cristo não são Judeus, mas pessoas de varias línguas, povos e nações, e nem tão pouco a igreja é formada de apenas 144 mil pessoas, mas de milhares de milhares e milhões de milhões, Apocalipse 5:9 a 11, e estes Judeus passarão pela grande tribulação, mas enquanto eles são selados aqui na terra em Apocalipse 7:3, a igreja já esta nos Céus adorando a Cristo, como mostra Apocalipse 5:9 a 11, portanto estes não são em hipótese alguma a igreja de Cristo.
Em Apocalipse 14: 1 a 5, mostra novamente os mesmos 144 mil Judeus mas agora junto com o Senhor Jesus no céu, pois no versículo 3, mostra que eles estavam diante do trono de Deus, e como todos sabemos este trono esta no céu, neste momento os 144 mil Judeus já cumpriram com sua missão, e mesmo passando pela grande tribulação aqui na terra, não se contaminaram com religiões falsas e também não aceitaram a marca da besta, pois alguém que já foi marcado por Cristo certamente desprezará qualquer marca demoníaca.

TAG: ESCATOLOGIA (ESTUDO DAS PROFECIAS) – PARTE 2

Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Se gostou compartilhe!

The following two tabs change content below.
Sou o pastor Júlio Fonseca da Igreja de Deus no Brasil no município de Anhanguera - Go. Procuro ser útil na evangelização por meio deste meio de comunicação. Com paz e amor segundo nosso Senhor!

Outras postagens por Pr. Julio Fonseca (veja tudo)

Leave a Comment