Escatologia – estudo das profecias parte 3

 

Escatologia – estudo das profecias parte 3

 

06 A ESTÁTUA DE NABUCODONOSOR DANIEL CAP. 2

 

O capitulo  dois  de Daniel relata os  quatro  últimos  impérios mundiais,  e que  foi revelado através de um sonho do rei da Babilônia NABUCODONOSOR. O rei  estava vendo, e Eis que os seus olhos contemplaram  uma grande estátua a sua frente, cuja a cabeça era de ouro  fino,  o seu  peito e os seus braços de prata o seu ventre e as  coxas de cobre,  as pernas de ferro, e os seus pés em parte de ferro e  em parte de barro.
A estátua inteira mostra os quatro últimos impérios mundiais  queriam  dominar o mundo através do poder e força conforme  mostraremos abaixo o significado da visão e o nome dos impérios. Para compreendermos melhor o significado da  estátua,  iremos estudar parte a parte da visão do rei Nabucodonossor. A CABEÇA DE OURO DANIEL 2:32 A cabeça da estátua era de ouro fino, que neste caso é o primeiro império  mundial,  e segundo a própria interpretação do  Profeta Daniel foi a Babilônia, uma nação poderosa Daniel 2:38, a cabeça da estátua corresponde ao Leão com asas de Daniel 7:4. O Ouro é muito valioso, por causa de pequenas quantias muitas pessoas matam, roubam, devido o grande valor financeiro deste material, homens e famílias inteiras vão a garimpos e arriscam a vida em busca de nem que seja uma pequena pedra de ouro, a babilônia é comparada a tão grande valor pois em sua época dominou o mundo em tudo, não somente nas guerras onde era imbatível e poderosa, mas também na qualidade de sua administração e construção, foi a babilônia que construiu uma das chamadas sete maravilhas do mundo, os jardins suspensos da Babilônia, capaz de encher de orgulho o rei Nabucodonossor a ponto de querer ser adorado como Deus. A Babilônia foi chamada de chicote de castigo dos Judeus, em guerras os Judeus foram vencidos por Nabucodonossor e levados cativos para a Babilônia II Reis 25:1 a 13, Jeremias 24:1, e 25:9 a 11, onde menciona o Cativeiro de Israel na Babilônia que durou 70 anos, o que o profeta Daniel ao ler o livro de Jeremias entendeu ser Daniel 9:2. O PEITO DE PRATA DANIEL 2:32 O peito era de prata, este foi o segundo império mundial, que por sinal  era  mais  forte que o primeiro, pois tomou  o poder  da Babilônia,  e o poder e força ficou então com os Medos e Persas Daniel 2:39, 5:28-31, o peito de prata da estátua corresponde ao segundo animal de Daniel 7:5, um Urso com trez costelas na boca.  O VENTRE DE COBRE DANIEL 2:32
O ventre e as coxas de cobre, este foi o terceiro império mundial conquistado pela Grécia, e tirada dos Medos e Persas Daniel 2:39, que corresponde ao terceiro animal de Daniel 7:6, um Tigre com quatro cabeças e quatro asas. AS PERNAS DE FERRO DANIEL 2:33 As  pernas eram de ferro, este e o quarto império mundial, e  que foi  o  maior império em poder e tempo, pois a perna é a  maior parte do corpo da estátua e isso mostra a  duração do quarto império. As pernas de ferro é o símbolo do Império Romano,  que foi  um  império poderoso, o ferro é um material solido,  e  isto mostra  a centralização e o poder de Roma, onde mais tarde  seria dividida em duas partes ( duas pernas ) uma em Roma sendo o  poder Ocidental,  e a outra em Constantinopla sendo o  poder  Oriental, mas ambas ainda eram a grande e poderosa Roma. OS PÉS EM PARTE DE FERRO E EM PARTE DE BARRO DANIEL 2:33 Este império e ainda futuro, e se levantará na grande tribulação, Os  dedos dos pés representam uma divisão do poder em dez  nações Daniel  2:41, e como os pés fazem parte das pernas, este  império também  é  uma continuação do império  Romano,  que  também  foi comparado  com  o  ferro, lembramos o leitor  que  foi ROMA  que dominou  o mundo no tempo de Cristo e dos  Apóstolos,  mas  este império acabou a muito tempo, mas os pés são em parte de ferro  e barro, existe uma semelhança entre as pernas e  os  pés, pois ambos tem ferro em si, e isto mostra que este último império é  uma  continuação  do  império Romano que  será  o  reino  mais poderoso que o mundo já conheceu, pois este será formado por  dez nações,  que  juntas irão ressurgir o império Romano  de  César, Calígola,  e Tito que invadiu Jerusalém e expulsou os  Judeus  no ano 70 d.C. causando a morte de muitas pessoas.
Esta segunda parte do império Romano será formado por dez  nações que  certamente  serão países circunvizinhos da Itália  (  antiga Roma),  ou  seja países Europeus, e para reforçar  esta  palavra, lembramos o leitor que a Europa está se unindo tornando-se um  só país,  como  seria  terrível se os  antigos  imperadores  romanos revivessem  para assombrar novamente o mundo, mas tudo isto  está prestes a acontecer, pois este último império não e outro senão o reinado  do anticristo, a grande tribulação que irá  durar  sete anos.
O IMPÉRIO ROMANO PRESTES A RESSURGIR
  • Depois que o império Romano se acabou, por muitas vezes alguém tentou reconstrui-lo, e em todas as vezes, sempre foi na Europa, local do antigo império Romano.
  • O francês Napoleão Bonaparte tentou conquistar o mundo no ano 1797 através de suas vitorias nas guerras, onde venceu a Áustria, Inglaterra, Egito e a poderosa Rússia.
  • O Italiano Benito Mussuline foi o primeiro ministro da Itália, e tinha pensamentos de acabar com a religião, o mesmo se aliou a Alemanha e Japão onde tentarem conquistar o mundo na segunda guerra mundial.
  • O Alemão Hitler na segunda guerra mundial se fortaleceu de tal maneira a ponto de provocar a maior de todas as guerras, onde como uma espécie de anticristo tentou exterminar o povo judeu matando milhares deles, foi ele quem causou o holocausto da segunda grande guerra, sendo considerado por muitos de uma espécie de anticrist
    o, porém Hitler foi apenas um sinal do que ainda esta por vir.
  • Isto  é apenas um sinal deste novo império que ainda  vai  surgir neste  mundo, este reino se levantará na grande tribulação, que também  é simbolizado pelo quarto animal do cap. sete de  Daniel, que possui 10 chifres, lembrando os dez dedos da estátua   Daniel 7:7  a  9,  7:23  a 25, que também se  compara  com  a besta  do apocalipse 17:8-9, Este reino só se levantará na grande tribulação
  • O império romano foi arrasador em suas conquistas, e como já mencionamos, O imperador Tito invadiu Jerusalém por volta do ano 70 d.C e matou a muitos judeus, expulsando os demais para outros países, em Daniel 9:27:26 fala que o povo do príncipe que há de vir, este príncipe é o anticristo que virá na grande tribulação, e este povo, foram os romanos que destruíram Jerusalém no ano 70 d.C, portanto esta bem claro que o anticristo virá da Europa, sendo muito provável que venha da Itália a antiga Roma, e em nosso dias esta se levantando a Comunidade Comum Européia, formada por varias nações, portanto já possui varias cabeças e vários diademas, como tem a besta do apocalipse 13.
A PEDRA QUE DESTROI A ESTÁTUA DANIEL 2:34-35

Uma  pedra  é  lançada  sem mãos, e esta  pedra  destroe  toda  a estatua, A estatua inteira representa os quatros últimos impérios mundiais, onde  o último  se  divide  em  duas partes,  ou  seja,  em  dois  tempos Apocalipse 17:8-9 a besta que viste foi, e já não é , e  há  de subir do abismo, esta frase explica a continuação do império romano que há muito tempo se acabou, porém ira ressurgir na grande tribulação, estes são quatro reinos muito poderosos, mas  a pedra vem e vence a todos os reinos e despedaça  a  estátua  da cabeça  aos pés, e quebra o ouro, a prata, o cobre, o ferro  e o barro, notemos agora que embora muito poderosa , esta estátua foi totalmente derrotada  pela  pedra cortada sem mãos, que após despedaçar a estátua, esta pedra cresceu tanto a ponto de encher toda a terra,  e  a única pessoa que possui poder o suficiente para derrotar estes  reinos, é a  própria pessoa do Senhor Jesus Cristo, que é a principal pedra de esquina Atos 4:11, I Cor. 10:4, I Pedro 2:4-6,  Efésios 2:20-21  O senhor Jesus Cristo irá destruir a besta no final  da grande tribulação Apocalipse 19:20, que como afirmamos atrás é o último império mundial, que já existiu, hoje não existe, mais se levantará e tornará a existir Apocalipse  17:8-9,  o  império Romano. O fato de a pedra ser lançada sem mãos, explica que Deus enviou a Cristo ( Lançado ), mas Cristo não veio  obrigado,  por força, mas embora tivesse sido enviado por Deus, o próprio Senhor também veio por vontade própria, voluntariamente ( sem mãos ) e após vencer o anticristo será o grande rei de toda a terra por mil anos Apoc. 20:4, e sua autoridade encherá toda a terra.

07 OS QUATRO ANIMAIS SIMBÓLICOS DANIEL CAP. 7

Através  deste estudo iremos dar um reforço maior sobre o  estudo da  Estatua  de  Nabucodonossor Daniel cap.  2, pois os  quatro animais  simbólicos de Daniel cap. 7, representam a  mesma  coisa que a estátua Nabucodonossor do Cap. 2, ou seja, os quatro impérios do mundo dos gentios,  desde  os dias do profeta Daniel ate a vinda  de  Jesus Cristo  para restabelecer o reino a Israel, e reinar no trono  de Jerusalém II Samuel 7:12 a 14

Este  estudo trata da visão de Daniel que viu quatro animais  que subiam do mar Daniel 7:1 a 3.
O PRIMEIRO ANIMAL UM LEÃO COM ASAS DANIEL 7:4

 

  • primeiro animal tinha a aparência de uma leão com asas, que é o primeiro  império mundial que durou de 606 a 536 a.C., este foi  o império Babilônico, que corresponde a cabeça da estátua (  Daniel 2:32-37-38),  o império babilônico foi  poderoso   em   suas conquistas,  por  isso e aqui comparado com o leão,  as  asas de águia  representam a rapidez da Babilônia em suas conquistas  nas guerras. O versículo quatro fala do leão ate que suas asas  foram arrancadas, isto corresponde a queda do império que passou a  ser dos Medos e Persas Daniel 5:25 a 31.

 

 

O SEGUNDO ANIMAL UM URSO COM TRÊS COSTELAS NA BOCA DANIEL 7:5 segundo animal tinha a aparência de um Urso, este animal  é o segundo  império que durou de 536 a 331 a.C. que são os  Medos  e Persas, que ao vencerem a Babilônia, ficaram com todo o poder. Este  Urso  corresponde ao peito de prata da estátua do  cap.  2, onde tanto o Urso como o peito de prata da estátua representam  o império Medo Persa.

 

  • O Urso se levantou de um lado, isto é porque a Pérsia teve  maior poder que a Mídia.
  • As três costelas na boca do Urso representam a conquista deste império, que foi a Babilônia, Lídia e Egito.

O TERCEIRO ANIMAL UM LEOPARDO COM QUATRO ASAS DANIEL 7:6 O terceiro animal era semelhante ao leopardo, este é o  terceiro império  mundial que durou de 331 a 146 a.C. , que corresponde ao ventre da estátua do cap. 2 de Daniel, onde tanto o leopardo como o ventre a estátua representam a Grécia. O leopardo possui quatro cabeças, isto mostra a quadrupla divisão do império grego depois da morte de Alexandre, que foram o Egito, Macedonia, Síria e Ásia Menor.

 

  • leopardo tinha quatro asas, isto fala da alta rapidez com que os gregos atacavam seus inimigos, pois os soldados gregos  eram altamente treinados e causavam grande surpresas e rapidez em seus ataques.

 

 

O QUARTO ANIMAL A BESTA DO APOCALIPSE 13:1 DANIEL 7:7

O quarto animal corresponde as duas pernas e aos pés da  estátua de Daniel cap. 2, que também se compara com a besta do Apocalipse 17:12-13,  onde  tanto a besta, as pernas e pés da  estátua  e  o quarto animal, são símbolos do império Romano.

Assim como este animal tinha dentes de ferro, a estátua tinha  os pés em parte de ferro, sendo as pernas por inteiro de ferro. Este  animal possui 10 chifres Daniel 7:7, e a estátua possui  os 10 dedos dos pés. Daniel 2:33.

Os dez chifres da besta do Apocalipse 13:1. é o mesmo que as  dez pontas  deste animal, que também é o mesmo que os dez  dedos  dos pés  da estátua, isto e porque o império romano será  fortalecido por dez nações na grande tribulação, Apocalipse 17:12.

O C
HIFRE PEQUENO DO QUARTO ANIMAL,
Representa o futuro anticristo que  se  levantará  apoiado por dez nações,  e  irá  abater  três nações,  notemos agora que este animal não possui nome,  pois  é terrível  , espantoso e muito forte, não possuindo nada na  terra que se compare a ele, não há nada natural para que seja comparado ao  anticristo, não há nada tão monstruoso, a não ser  o próprio demônio encarnado na pessoa do anticristo.

Conforme  o estudo que fizemos sobre os quatro  animais,  podemos notar  que  todos  possuem  grande  poder, autoridade  e  muita agilidade  em suas conquistas, e ao destacarmos o quarto  animal, vimos  que este possui enorme poder de destruição   Daniel  7:7, e depois  de  destruir ainda pisa com os pés naquilo  que sobrava, este quarto animal ( anticristo, besta ) não terá compaixão  de ninguém,  o  que causou grande interesse da parte de Daniel,  em saber o que representava.

Como  já  vimos, este quarto animal, não pode ser  comparado  com nada que existe na terra, vamos então ver como será o reinado  do anticristo, de acordo com as características deste animal.

O apostolo  São João em Apoc. 13:1 viu emergir do mar  a  besta, assim  como  o  animal também saiu do mar, onde o mar  agitado significa as nações gentílicas ansiosas por alguém que lhes de  a paz e proteção.

  • A besta é semelhante ao
leopardo Apoc. 13:2 Daniel 7:6
  • Os seus pés como os de
Urso Apoc. 13:2 Daniel 7:5
  • A sua boca como de
Leão Apoc. 13:2 Daniel 7:4

A  besta  do  apocalipse terá o  poder,  agilidade,  e autoridade dos quatro últimos impérios mundiais, ou seja:

A besta terá em si mesma:

  • A agilidade do leopardo
A Grécia
  • A força e poder do Urso
Os Medos e Persas
  • A autoridade do Leão
A Babilônia

E por esta causa que se faz necessário que o próprio Cristo venha a este mundo segunda vez, pois não existe ninguém capaz de vencer o quarto animal ( besta , anticristo ) que se levantará na grande tribulação  para causar destruição e horror a todos os  moradores da terra, que não subiram no arrebatamento da igreja.

08 A GUERRA DO ARMAGEDOM

Na  segunda  parte da grande tribulação, no final para  ser mais exato, acontecerá  a 3º guerra mundial, onde países do  mundo inteiro  irão concentrar suas forcas militares para conquistar  o poder do planeta ao lado do anticristo. Nesta grande guerra, as terras de Israel e seus habitantes, serão o  grande  alvo  dos reis da terra, e do anticristo,  que nesta ocasião  depois de quebrar o concerto que fez com Israel,  estará reinando em Jerusalém. Isaías 28:15, Daniel 9:27. O Vale do Armagedom, que também se chama Megido, esta situado  em Israel, onde foi palco das grandes guerras dos Reis de Israel  no velho  testamento. II Reis 9:27 e 23:29, Zacarias  12:11, Juizes5:19.

Senhor irá reunir no Armagedom os povos do mundo inteiro para fazer  guerra  com Israel.

  • O país ao norte de Israel que é a Rússia ( Gogue ) 
Ezequiel 38:1 a 15 39: 1 a 6
  • Os reis do Oriente ( Japão, China, Coréia, etc. )
Apocalipse 16:12 e 16
  • Muitos povos com a Rússia.
Ezeq. 38:16 e 23, Zacarias 14:4, Joel 2:20
  • A guerra será contra Israel
Ezequiel 39:2
  • O Exercito dos povos do mundo inteiro estarão no Armagedom
Joel 3:2
  • O Armagedom se chamara ” vale da multidão de Gogue”
Ezequiel 39:11 e 15

Quando  a 3º guerra estiver no clima máximo, e todos os povos  da terra  estiverem  no vale do Armagedom, para enfim exterminar  o povo Judeu, o que o alemão Hitler já tentou fazer, e o povo judeu estiver em tamanho aperto, quando tudo parecer estar destruído  e acabado, os judeus irão clamar ao messias, Deut. 4:30,  Ezequiel 39:22,  e neste momento o acontecimento máximo terá enfim a  sua hora, pois o Cristo que foi rejeitado e morto pêlos Judeus, será enfim  aceito pelo seu povo, e então o Senhor virá para  socorrer Israel das garras do anticristo e todas as nações da terra. Apocalipse 19:14 a 16.

  • Os pés do Senhor estarão sobre o monte das
    oliveiras
Zacarias 14:4
  • A Igreja virá do céu junto com Cristo
Judas 1:14, Apocalipse 19:14, Zacarias 14:5
  • Todo o joelho se dobrara diante de Cristo
Salmos 86:9, Rom. 14:11, Filip. 2:10, Ap. 15:4
  • Todo olho o verá
Apocalipse 1:7

 O Senhor  irá guerrear com o anticristo, nesta hora  a  luta  do século,  do milênio, de todos os tempos, terá seu inicio, Cristo não expulsara o demônio, ele vai o desfazer por completo.

  • O Senhor aniquilara o demônio com o esplendor de sua gloria 
II Tess. 2:7-8
  • O Senhor irá esmagar satanás debaixo de seus pés.
Romanos 16:20
  • O Senhor irá prender a besta
Apocalipse 19:20

Quero lembrar o leitor que satanás é uma criatura de Deus, e como todos sabem Deus é eterno, e por isso satanás não poder ser destruído, assim como o homem, Deus ao fazer o homem soprou em sua narinas o fôlego de vida, e assim o homem passou a ser eterno, assim como o seu criador, o homem pode ser punido a viver eternamente nas trevas, porem não pode ser destruído, assim também satanás não pode ser destruído, mas vencido, é por esta razão que no final do milênio, satanás volta a enganar os moradores da terra, e novamente fará guerra contra Cristo, mas desta vez, Jesus o vencerá novamente, e o lançara no lago de fogo para sempre. Apocalipse 20:7 a 10

Nesta hora e dia como já vimos, todas as nações da terra  estarão em  Jerusalém  fazendo  guerra  contra  Israel, mas Cristo  ira derrotar a todas as nações.

Neste dia,

 

  • A Gloria do Senhor será conhecida por todos os povos
Ezequiel 38:16
  • O Senhor Vencerá a guerra para Israel
Zacarias 14:3, Apoc. 19:19-21, Ezequiel 39:1 a 4
  • Os povos da terra saberão quem é o Senhor.
Ezequiel 38:23, e 39:6, 7 e 13 e 21
  • O Enterro dos mortos durara sete meses
Ezequiel 39:14-15
  • Demorará sete anos para queimar todas as armas
Ezequiel 39:9-10
  • O corpo dos reis e poderosos da terra servirá de pasto
Ezequiel 39:4,17 a 29

 

 

 

 

 

 

 

 

 

09 O REINADO DE CRISTO NO MILÊNIO

O texto de Apocalipse 20:3 e 4 , descreve um período de mil anos, onde satanás estará preso, e os mortos que foram mártires de Cristo ressuscitaram e reinaram com Cristo durante todo este período. Existe porém muitos pensamentos variados com relação a este período de mil anos, que dentro da Escatologia é chamado de ” Milênio ” , existem até aqueles que crêem que o milênio jamais se cumprirá literalmente, por esta causa iremos apresentar abaixo o resumo de três correntes milênistas, para a o conhecimento e analise do leitor:

PÓS-MILENISMO A posição dos PÓS-MILENISTA defende que através da pregação do Evangelho, todo o mundo será cristianizado e submetido a Cristo, antes de seu retorno a este mundo, o conceito desta posição doutrinária sobre o milênio, é que Jesus Cristo retorna depois do período de mil anos, por isso o nome ” POS “.

Principais Caracteristicas:

 

  • O Método de interpretação das escrituras é Alegórico.
  • Crêem que o milênio não será necessariamente mil anos, mas sim um período de anos muito extenso, não crêem nos mil anos de forma literal.
  • Crêem que já estamos passando pelo período milenar, mas não sabem dizem quando começou, mas que se encerrará com a segunda vinda de Cristo a este mundo.
  • Crêem no Evangelismo mundial onde todo o planeta se converterá ao cristianismo, não sendo de uma forma total mas em grande número, gozando assim de todas as bênçãos de saúde, paz, prosperidade e justiça de Deus, e isto na presente dispensação.
  • O Reinado acontece de forma espiritual onde Cristo reina no coração do homem

AMILENISMO Como o nome indica, o conceito amilenista é puramente negativo, pois afirma que não há base suficiente para o cumprimento de um reinado milenar de Cristo neste mundo, e que todas as profecias concernentes ao reino de Cristo estão sendo cumpridas espiritualmente pela igreja no período entre os dois adventos.

Os que defendem esta visão doutr
inária crêem que após o presente período do evangelho na terra haverá o reino de Deus, crendo assim no eterno estado futuro, a Nova Jerusalém, pois crêem que o reino de Cristo não poderia ser temporal, limitado a mil anos, mas sim eterno, de acordo com Isaías 9:7, Daniel 7:14, Lucas 1:33, Hebreus 1:8, e 12:28, II Pedro 1:11.

Principais Caracteristicas:

 

  • O Método de interpretação das escrituras é Alegorico.
  • Negam o reinado literal de Cristo na terra.
  • Crêem que satanás foi preso na primeira vinda de Cristo .
  • O tempo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo é o cumprimento do milênio de forma espiritual, Cristo reinando no coração do homem e não literalmente, ou seja já estamos no milênio.
  • Se assemelha ao PÓS-MILENISMO crendo que Cristo retornará no final do milênio.

PRE-MILENISMO

A posição Pré-Milenismo defende que Cristo retornará ao mundo de forma literal e corporalmente antes de se iniciar o período milenar, e o próprio Cristo irá instituir o seu reinado na terra, onde neste reino todas as promessas e alianças de Deus a Israel serão cumpridas de forma literal, sendo este um reinado de paz, prosperidade e justiça a todos, São Mateus 5: 3 a 10. O reinado de Cristo na terra se encerra com a revolta satânica, onde satanás é solto da prisão dos mil anos, onde faz guerra a Cristo e seus santos, e o Senhor derrota pela última vez a satanás e seus seguidores, provando assim que Cristo será o Rei Eterno, e que nem mesmo satanás e todas as suas forças poderá roubar-lhe o reino, o que sempre aconteceu com os demais reis, que perderam guerras e seu reino passou de um para outro, o exemplo disso foi Nabucodonossor, que reinou absoluto, mas perdeu o reinado para os Medos e Persas, que perderam para a Grécia, e que perderam para Roma, mas Cristo não será vencido nem mesmo por todas as forças satânicas juntas. Assim Cristo entregará todo poder a Deus, e se fundirá num reino eterno, cumprindo assim todas as profecias de um reinado eterno, tal como prometeu a Davi II Samuel 7:12 a 14, Isaías 9:7, Daniel 7:14

Principais Caracteristicas:

 

  • O Método de interpretação das escrituras é Literal
  • O Reinado de Cristo acontece literalmente aqui na terra estabelecido no segundo advento de Cristo, após a batalha do Armagedom, no final da grande tribulação.
  • Cristo é bem presente neste reinado onde estará governando a todas as nações, sendo ele um Rei não somente de uma pessoa mas sim de todo o planeta.
  • O Reinado de Cristo será estabelecido de forma dramática através de uma grande guerra contra todas as nações da terra, sendo o oposto do Pós-Milenismo e amilenismo, que crêem num reinado conquistado paulatinamente.
  • O reino será restabelecido a Israel, e Cristo será rei para sempre. Atos 1:6

REINADO DE CRISTO NESTA TERRA É ALEGÓRICO OU LITERAL

São muitos os pensamentos sobre o período de mil anos descrito em Apocalipse 20, seria um reinado apenas alegórico, o texto não quer dizer aquilo mesmo e representa outra interpretação dando lugar a mente do homem, que não são poucas, o texto porventura representaria um Cristo reinando no coração do homem, ou a interpretação para este texto é de forma literal , onde o messias reina absoluto no trono em Jerusalém, que é o sonho de todo Judeu, particularmente tenho varias razões para crer que as escrituras devem ser interpretadas literalmente. Profecias que se cumpriram literalmente:

Uma virgem daria a luz a um filho Isaías 7:14 São Mateus 1:23
O cativeiro no Egito por 400 anos (o cativeiro começou depois de 30 anos ) Gênesis 15:13 Êxodo 12:40
O cativeiro babilônico por 70 anos  Jeremias 25:1-11 Daniel 9:2
A fuga de José e Maria com o menino Jesus para o Egito Oséias 11:1 São Mateus 2:15
João Batista pregando no deserto Isaías 40:3 São Mateus 3:1-3
Todos estas profecias dentre muitas outras, se cumpriram literalmente, nada aconteceu de maneira alegórica, portanto se Deus através dos tempos já nos deu tantas provas sobre o cumprimento das profecias, porque iria duvidar sobre os acontecimentos futuros que a mesma bíblia anuncia, pelo contrario, acredito fielmente que todas as profecias concernentes aos acontecimentos futuros, tais como, arrebatamento da igreja, grande tribulação, as duas testemunhas como pessoas, a batalha do Armagedom, e o reinado de Cristo aqui na terra durante mil anos, acontecerá de forma literal, tal como esta escrito.
Como citado acima ha uma grande diferença entre Israel e igreja, o objetivo de Deus com Israel e um e com a igreja e outro totalmente diferente.
  • Deus promete a Davi que seu filho iria restabelecer o reino sendo rei para sempre. II Samuel 7:12-14
  • Em Atos 1:6 e 7, Os apóstolos perguntaram ao Senhor Jesus se ele iria restaurar o reino a Israel de acordo com a promessa de Deus a Davi, e a resposta de Cristo foi que aquele não era o tempo estabelecido por Deus, sendo assim, entendemos que os apóstolos acreditavam num reinado de Cristo de forma l
    iteral, e o próprio Senhor também demonstrou a mesma coisa, porém o tempo não era aquele, então temos motivos de sobra para crer que o reinado de Cristo no milênio será nesta terra, mais precisamente em Jerusalém, onde também Davi reinou, e assim a profecia de II Samuel 7:12 a 14, que não se cumpriu com Salomão, pois o mesmo não foi rei para sempre, mas se cumprirá com Jesus Cristo.

 

AS BEM AVENTURANÇAS SE CUMPRIRÃO NO MILÊNIO


Em São Mateus 5:3, o Senhor Jesus Cristo falou das bem aventuranças, das pessoas que mesmo passando por grandes problemas podem se considerar felizes, pois existe algo de muito bom reservado para aqueles que são bem aventurados, e olhando atentamente a estes textos bíblicos, iremos descobrir que não forma destas promessas se cumprirem em nossos dias; Vamos analisar cada caso atentamente:

os pobres de espírito herdarão o reino dos céus
A expressão ” Reino dos céus ” já mostra claramente que os pobres de espírito irão reinar com Cristo, não existe outro reinado que também seja ” dos céus “, Cristo no céu não é rei, ele é o filho de Deus, o cordeiro que tira o pecado do mundo, e que venceu e saiu vitorioso até da morte, somente aqui na terra Cristo é Rei, e esta herança não será dado na presente dispensação, nenhum rei deste mundo tem feito tal coisa, mas Cristo fará no seu reinado no milênio. A palavra Reino dos Céus significa: Os Céus reinarão na terra.

Os que choram, serão consolados

Os que choram no tempo presente, continuam a chorar, pois os governantes deste mundo nada têm feito para enxugar as lágrimas dos menos favorecidos, dos mendigos, os políticos só conhecem a angustias dos pobres nos tempos de política, e depois se esquecem de todas as promessas que fizeram para serem eleitos, mas o Senhor Jesus, que mesmo sendo Deus, ia de encontro aos pobres, e curava as suas feridas, limpava os leprosos, e isto será a sua marca no milênio, todos os menos favorecidos irão sorrir alegremente pela bela condição de vida que Cristo lhes proporcionará. Esta promessa esta longe de se cumprir no tempo presente .

Os mansos herdarão a terra. São Mateus 5:5, Isaías 60:21 e 65:9, Salmo 37:9-11-22-29

Uma coisa que choca a humanidade é a desproporção de renda que existe em nosso mundo, pessoas possuem grandes mansões, milhares de alqueires de terras espalhas por todo o país, enquanto outros dormem debaixo de pontes e viadutos por não conseguir ao menos pagar o aluguel de uma casa, e muito menos conseguem herdar a terra, esta profecia esta longe de se cumprir na presente dispensação, ela se cumprirá literalmente no milênio, pois lá o Rei será Jesus Cristo.

Os que tem fome e sede de justiça serão fartos Apocalip. 19:11, Isaías 11:4 e 65:17-29

Em nossos dias o mundo clama por justiça, todos os dias ouvimos dizer de pessoas de alta classe social cometerem crimes, sonegação fiscal, e saem impunes de suas culpas, corrompendo juizes e governos que estão longe de defender os menos favorecidos, esta é uma outra promessa de Cristo que esta cada vez mais distante de se cumprir em nossos dias, pelo contrario a injustiça esta cada vez mais presente, mas posso afirmar com segurança que esta promessa irá se cumprir de forma literal no reinado de Cristo durante o milênio, onde o Rei fará justiça a todos, e se hoje eles tem fome de justiça, no milênio, debaixo do reinado de Cristo eles com certeza serão fartos. Jeremias 23:5 a 8

Os misericordiosos alcançarão misericórdia

Aqueles que costumam Ter piedade, misericórdia, sempre estão dispostos a perdoar e esquecer a maldade que lhes fizeram, estas pessoas alcançarão a misericórdia de Deus e irão reinar com Cristo no milênio. Esta promessa não é para a igreja, pois a igreja aceitou ser lavada no sangue de Cristo e assim seus pecados foram perdoados, mas sim para aqueles que estiverem na tribulação, como todos sabemos nem todos os que tem misericórdia aceitam a Cristo Jesus e se tornam o corpo de Cristo, a Igreja do Senhor, nem todos os que são misericordiosos são judeus, pelo contrario, existem muitos gentios que são bons de coração e perdoam com facilidade os erros que lhes são cometidos, o seus grandes erros é não terem aceitado a Cristo, mas porque são misericordiosos alcançarão misericórdia, e a vida lhes serão poupadas na vinda de Cristo

Os puros de coração verão a Deus

As pessoas que tem em humildade, pureza no coração, não têm malícia, procuram sempre ver as coisas da melhor forma possível, esta pessoas só por sua beleza interior, verão a Jesus Cristo, passarão da tribulação para o milênio.
  Os pacificadores serão chamados filhos de Deus
Os que procuram a paz, no milênio serão chamados de filhos de Deus, pois também Deus não quer guerra.
  Os que sofrem perseguição por causa da justiça, Deles é o reino dos céus
Os que hoje estão sendo perseguidos por serem justos, aqueles que dentro de um sistema corrupto não conseguem serem bem visto só porque fazem as coisas porque amam a justiça, e de repente perdem o emprego, são caluniados com mentiras, testemunhas compradas, sofrem a perseguição a perda dos salários, a garantias de uma vida melhor, a paz lhes é tirada, só porque não se vendem a sistemas corruptos, de acordo com a promessa de Cristo, o Reino dos Céus pertence a estas pessoas, e este reino não é outro se não o reinado de Cristo no milênio.

Como vimos as promessas de São Mateus 5 estão longe de se cumprir nos nossos dias, e também não se cumpriram no passado, mas com certeza se cumprirão no milênio, onde Cristo será o Rei, e irá proporcionar toda sorte de bênçãos.

NO REINA
DO DE CRISTO A PAZ SERÁ RESTABELECIDA

 

  • O lobo e o cordeiro apascentarão juntos.
Isaías 65:25
  • Os homens não edificarão para que outros habitem
Isaías 65:22
  • A oração será respondida antes mesmo de se encerrar
Isaías 65:24
  • Os trabalhadores plantarão, e colherão os seus frutos.
Isaías 65:21
  • Os habitantes da terra viverão muito mais
Isaías 65:20
  • Os filhos serão obedientes
Isaías 65:23
  • Os trabalhadores receberão um salário digno
Isaías 65:23 

JESUS CRISTO SERÁ O REI NO MILÊNIO II Samuel 7:12 a 16, São Lucas 1:32, Isaías 32:1, São João 12:13, Zacarias 14:9, Atos 1:6 e 7, Apoc.19:16.

NO MILÊNIO HAVERÁ

  • Obediência
Efésios 1:9-10
  • Santidade
Isaías 4:3-4.
  • Verdade
Zacarias 8:3
  • Proteção
Isaías 4:5
  • Prosperidade
Jeremias 23:5 a 8
OS POVOS DA TERRA IRÃO ADORAR O REI EM JERUSALÉM DE ANO EM ANO Zacarias 14:16-18, e os que não forem adorar o rei, não haverá chuva em suas terras e não haverá sol ou chuva para os injustos e maus. S. Mateus 5:45. Isto irá acontecer porque Cristo não será um Rei ausente, pelo contrário, ele estará bem presente a tudo que estiver acontecendo no mundo O FINAL DO MILÊNIO No  final do milênio, satanás que fora amarrado, será solto  para sair  e  enganar  aqueles que mesmo participando do reinado  de Cristo se revoltarão contra o Senhor Apoc. 20:7, isto mostra que o  homem  é  mal mesmo, pois hoje existem  pessoas  que  tentam justificar seus erros dizendo que é por causa da situação em que vivemos,  e colocam a culpa  na  miséria,  políticos,  situação financeira,  é  ate mesmo no demônio, mas no milênio,  o demônio estará preso, e todos estes problemas não irão existir,  e  mesmo assim muitas pessoas não aceitarão o reinado de Cristo, não indo o adorar  em  Jerusalém, Zacarias. 14:16, e ao  chegar  no  final  do milênio  se revoltarão contra Cristo Apoc. 20:8, e este número de pessoas inconformadas com o reinado de Cristo será tão grande, que a bíblia diz que é como a areia do mar, e ao cercarem  a cidade para guerrearem contra o Senhor, Descera fogo do céu  para os  consumir,  pois em seus corações não houve lugar  para  Deus. Apoc. 20:10. Nos mil anos em que o Senhor Jesus Cristo estiver reinando sobre a terra na cidade de Jerusalém, a igreja irá participar do reino com o Senhor, o Cristo que no período da graça foi comparado com o cabeça da igreja, agora é o rei de todo o universo, e a igreja o ajudará a governar este mundo no milênio, pois será neste período de tempo que o Senhor cumprirá suas promessas de exaltar aqueles que vencerem, conforme abaixo:
Eu lhe darei autoridade sobre as nações Apocalipse 2:26 Esta promessa de nosso Senhor ainda não se cumpriu, pois a promessa é feita para ” Aquele que vencer ” , e por enquanto ninguém ainda venceu, pois ainda não acabou o período da graça de Deus, a não ser para aqueles que já morreram, mas mesmo assim não se cumpriu, pois não me lembro de um servo de Deus ter voltado a vida para ser rei de algum país, isto acontece porque esta promessa de Cristo só se cumprira no milênio, quando o próprio Senhor Jesus estiver reinando sobre toda a terra, porém o Senhor que durante muito tempo tem provado a fidelidade de seus servos, no milênio ira coloca-los na direção de nações, o Senhor confiará em seus servos, os crentes que vencerem, que trabalham para Deus, que honram o nome do Senhor, o galardão que recebemos no céu por nossas obras, servirá como autoridade, poder sobre as nações, iremos reinar junto com Cristo, governando países, estados e cidades.
As obras dos crentes, a pregação do evangelho, o zelo pela casa do Senhor, o amor aos irmãos, o esforço para aprender a palavra de Deus, nossas idas aos cultos, nossas contribuições financeiras, de acordo com o apostolo São Paulo, passarão por uma prova.
Em I Corintios 3: 11 ao 15, passarão pelo fogo, as obras de madeira, feno e palha, representam as obras sem valor algum, estas são as obras feitas de qualquer forma, sem amor, sem o zelo pela obra de Deus, é como se dizer ” eu tenho que ir a igreja , senão o Pastor não vai gostar ” , ” O Pastor mandou eu ir ao estudo, e por isso tenho que ir ” , isto não é amar a obra de Deus, isto São chamados de obra de feno, madeira, ou até mesmo de palha, não possuem amor, dedicação, fidelidade e gozo no trabalho do senhor As obras de ouro, prata e pedras preciosas, são aquelas obras feitas com muita dedicação, bem preparadas, é aquele l
ouvor que vem do mais profundo sentimento de gozo no fazer o melhor para Deus, é aquela oferta dado com um sorriso não somente nos lábios, mas um prazer de ofertar a Deus, não para receber, mas simplesmente pelo prazer de participar do evangelho de Cristo, estas obras serão recompensadas com um galardão, com coroas para reinarem com Cristo por mil anos aqui na terra.
 

 

 

 

10 – O JUÍZO FINAL, O TRONO BRANCO

 

APOC. 20:11

 

Logo após acabar o período de mil anos, com a revolta de  satanás e  aqueles que não aceitaram o reinado de Cristo, terá  inicio  o juízo do grande trono branco, o juízo final, para julgar todas as pessoas que não participaram do primeiro arrebatamento.
o mar, a terra, o inferno, a morte darão os seus mortos, ou seja, todos  os mortos sairão do sepulcro, ou do lugar onde morreram, para ajustar contas com o Deus todo Poderoso, neste momento,  não haverá misericórdia, piedade, amor, etc., pois se fará justiça, e  todo aquele que não possuir o seu nome no livro da vida,  será lançado no lago de fogo, Apoc. 20:15, onde já estará a besta e o falso profeta ( satanás e seus anjos ) Apoc. 20:10, conforme  já vimos, para se ter o nome escrito no livro da vida, basta aceitar o  Senhor Jesus Cristo como filho de Deus,  e  seguir  os  seus mandamentos, mas aqueles que forem lançados no lago de fogo, não aceitaram  o Senhor porque são maus, não aceitam vivem  em  luz, preferem as trevas, o mau, o ódio, a inveja, e isto não tem nada a ver com vida e sim com morte. São João 3:19
 Nesta ocasião todos aqueles que morreram sem Cristo, sem aceitar o amor de Deus, sem rejeitar o pecado, serão julgados por tudo que fizeram, e segundo as escrituras sagradas, Deus não manda ninguém ao inferno, Deus não condena ninguém, mas as próprias pessoas escolhem seus destinos, pois a luz veio ao mundo, mas os homens rejeitaram a luz, rejeitaram a Cristo e por isso querem ir viver em trevas São João 3:19 a 21, quem crê em Cristo resolveu sair das trevas para viver na luz, pois não gosta das trevas e prefere a luz, mas quem rejeita a Cristo , rejeita a luz, esta satisfeito com as trevas, e por isso ira para o inferno, que um lugar muito escuro.

De acordo com I Corintios 6: 2 e 3, o Apostolo São Paulo, afirma que os santos ao de julgar o mundo, e também os anjos, isto mostra que aqueles que vivem a palavra de Deus, além de serem salvos e viverem para sempre com Cristo, irão participar do julgamento daqueles que recusaram o amor de Cristo, ou seja, vão estar presentes, talvez frente a frente com aqueles que vão para o inferno, isto irá acontecer de fato, é a palavra de Deus quem diz, e se é assim, como será ver pessoas que vivemos diariamente com elas, amigos e parentes que não receberam a Cristo irem para sempre morar no inferno, como será vê-los partindo para as trevas e não poder fazer nada, na verdade foi uma escolha deles ao recusar a palavra de Deus, será que hoje já não estamos vendo-os negar a Cristo diariamente, será que hoje já não o vemos caminhar para o inferno, e nada fazemos para mudar esta situação, quem sabe até não estamos os ajudando a andar mais rápido para as trevas eternas, em não pregarmos com mais intensidade o amor de Cristo, quanto de nós reclamamos de nossas vidas, desvalorizando assim o viver em Cristo, e com isto não damos motivos algum para tais pessoas mudarem de vida e receberem o amor de Deus, amigo leitor, viva a palavra de Deus, você não ficará neste mundo para sempre, e nem sofrerá eternamente, procure salvar seus familiares e amigos com sua boa conduta diante deles, não reclame, de glórias a Deus, sê santo, e ajude estas pessoas a serem santos também, quem sabe assim você não estará mudando a sorte daqueles a quem você tanto ama , não espere para fazer isto amanha, pois mais algum tempo, e isto poderá ser tarde demais, não espere chegar no grande julgamento, para saber que tinha os segredos da vida eterna em seu coração, e guardou somente para si, não espere ter que ver alguém que ama indo para o inferno para então querer fazer alguma coisa, pregue a palavra de Deus hoje, ao seu pai, sua mãe, seu marido ou esposa, a seu filho, amigo, vizinho ou qualquer pessoa que conheça, Cristo é a chave da vida eterna, não esconda somente para si, compartilhe, ame, viva o evangelho, e com isto não terás que dizer a alguém naquele dia ” você esta condenado, por recusar a Cristo “, vivas Cristo hoje, e não terás que dizer isto a ninguém.

 

11– O ESTADO ETERNO FUTURO, A NOVA JERUSALEM

 Após terminar o grande julgamento do juízo final, haverá uma nova vida aqui na terra, a Nova Jerusalém, o lugar que Cristo foi preparar  para todos os que o amam, irá descer do céu, junto  com toda  a sua beleza, água viva, ruas de ouro, árvore da vida,  uma beleza sem  fim , onde estaremos com o Senhor  para  sempre, desfrutando do seu amor. Apocalipse 21:10.

 

 

  • A NOVA JERUSALÉM SERÁ AQUI NA TERRA

 

 

A Nova Jerusalém é o lugar que Cristo Jesus tem preparado para todos aqueles que guardam a sua palavra, pessoas que assim como o Senhor, tem humildade e muito amor, é nesta cidade celeste que todos os Cristãos irão morar eternamente, porém esta cidade não estará no céu, e sim aqui na terra, em Apocalipse 21:2 o apostolo São João vê a Nova Jerusalém descendo do Céu da parte de Deus, e no versículo 3 diz ,” Agora o tabernáculo de Deus esta com os Homens, Deus habitará com eles, na verdade os Cristãos irão subir ao céu no arrebatamento da igreja, e lá permanecerão por sete anos, que é o tempo que irá durar a grande tribulação aqui na terra, depois a igreja volta a este mundo, junto com o Senhor Jesus Cristo que irá vencer a besta do apocalipse, e a Igreja reinará com Cristo por mil anos aqui na terra, logo a seguir vem o julgamento do trono branco, e a seguir é Deus quem desce aqui na terra para viver com os homens, Deus vai trazer o tabernáculo celeste, que é a Nova Jerusalém para junto dos homens aqui na terra, vendo desta forma poderemos dizer que : Não vamos morar no céu com Deus, mas Deus trará o céu até nós para morar conosco. 

 

  • O MAR NÃO MAIS EXISTIRÁ APOCALIPSE 21:1

 

 

De acordo com o texto acima, a bíblia afirma que no Novo Céu e Nova terra, o mar não mais existirá, de fato toda vida marítima foi extinta quando o Segundo anjo derramou sua taça com a ira de Deus sobre o mar em Apocalipse 16:3, quando ocasionou a morte de todos os seres viventes no mar, devido as águas do mar se tornarem em sangue, depois deste desastre , a bíblia não menciona que Deus teria criado novamente o mar e com isso a vida marítima destruída na grande tribulação.Na eternidade futura não existirá baleias, tubarões, golfinhos, e outros seres vivos que vivem no mar, que possui água salgada, e a Bíblia não menciona que Deus teria criado novamente a vida marítima após sua destruição, como vemos a vida eterna é algo que não dá para imaginar mesmo.

Como seria o planeta terra que agora será totalmente novo, sem o mar, sabendo que hoje as águas dos mares e oceano ocupam a maior parte da superfície da terra, existem até mesmo aqueles que chamam a terra de planeta água, vendo desta forma a área habitável da Nova Terra de Apocalipse 21:1, poderá ser muitas vezes maior que o atual, mesmo se a Nova terra tiver as mesmas dimensões do atual planeta.

 

  • O TAMANHO DA NOVA JERUSALEM APOCALIPSE 21:16 E 17

A Nova Jerusalém tem o formato de um cubo, ou seja possui a mesma medida em todos os lados, e mede 12 mil estádios de todos os lados, sendo que um estádio corresponde a 180 metros, sendo assim, a cidade mede aproximadamente 2.160 Km ( Dois mil, cento e sessenta Quilômetros ) de cada lado da cidade e 4.665.600 ( Quatro milhões, seiscentos e sessenta e cinco mil, e seiscentos ) Quilômetros quadrados , para se ter idéia do tamanho da cidade, iremos compara-la com a cidade de São Paulo, que é considerada uma das grandes cidades do mundo.São Paulo possui 1.493 KM2 ( um mil, quatrocentos e noventa e três Quilômetros quadrados, e comparando com as medidas apresentadas em Apocalipse 21:16 e 17 , a Nova Jerusalém corresponde a aproximadamente 3.124 ( Trez mil, cento e vinte e quatro ) vezes a cidade de São Paulo,. Não quero acreditar que a Nova Jerusalém terá a mesma proporção de população que a cidade de São Paulo, mas mesmo assim vou apresentar neste estudo a população de São Paulo, para termos um parâmetro de comparação de São Paulo com a Nova Jerusalém, porém quero deixar bem claro, isto é só uma comparação, não que seja o total de pessoas a serem salvos, ou que seja o total de moradores da cidade celestial, isto são apenas números, e não quero transparecer a ninguém que este número seja de certo a população da Santa Cidade, isto porque existem vários detalhes que devemos considerar:

 

 

  • A Nova Jerusalém poderá ser somente uma cidade sobre a nova terra que o apostolo São João viu em Apocalipse 21:1, pois assim diz a passagem bíblica ” Então vi um novo céu e uma nova terra, pois já o primeiro céu e a primeira terra já passaram, e o mar já não existe ” , sendo assim a Nova Jerusalém não seria o único lugar onde os salvos pudessem estar, mas sim o chamado Tabernáculo de Deus na terra, havendo habitantes também em outros lugares da nova terra, e que o tamanho da Nova terra mencionada nesta parte de Apocalipse será muito maior que o tamanho da Nova Jerusalém, não dá para imaginar o novo planeta com tamanho tão inferior ao do atual , e também temos que considerar que na Nova terra não existirá o mar, que hoje ocupa a maior parte da superfície da terra, e sendo assim o número de pessoas na Nova terra poderia ser muitas vezes maior que neste mundo, porém isto é apenas uma possibilidade, e sendo assim, não conseguiremos jamais ter cálculos aproximados da população da Nova Jerusalém
  • De acordo com os números apresentados na bíblia, a Nova Jerusalém será uma cidade extremamente grande, aqui na terra não existe nada parecido, não da para imaginar como seria morar numa cidade como esta, existiriam casas tão próxima uma da outra ? a bíblia sequer menciona que existirá casas, mas se tratando de uma cidade, onde existe ruas, muros, praça, creio que existira casas, existirá prédios como neste mundo, as áreas destinadas a lazer tal como as praças, seriam proporcionalmente parecidos com o que existe neste mundo, e se tratando de uma cidade tão grande que neste mundo mais parece um país, como seriam a chamada área rural , que nem sabemos se existirá, portanto observando tudo isto não dá para ter cálculos exatos sobre a população da Nova Jerusalém.
  • Um outro ponto a ser observado é se na cidade existirá animais, florestas, matas, tudo isto poderá existir não na Nova Jerusalém, mas no restante da Nova Terra se considerarmos a observação do primeiro item, pois acredito que existirá sim os animais, as florestas e matas, porém levando tudo isto em consideração, não dá para se ter um número nem aproximado da população da Nova Jerusalém.
  • Outra coisa a ser observada é do porque a cidade tem sua altura tão extensa, com 2.160 Km de altura, daria para se fazer varias cidades uma em cima da outra e sobraria espaço para muita coisa, a cidade poderia ter andares, vários pisos, porem tudo isto são hipóteses, a bíblia não dá as respostas para tais perguntas, e qualquer posição que eu venha adotar poderei ser acusado de estar pregando heresias, mesmo estando certo, por isto apresento estes pontos apenas para mostrar que quando comparo a população de uma cidade aqui na terra com a população da Nova Jerusalém é apenas para oferecer algo mais ao leitor.

 

 

São Paulo com 1.493 KM2 possui uma população de 9.480.430 habitantes, e proporcionalmente, não biblicamente, e nem que isto acontecerá de fato, mas proporcionalmente a Nova Jerusalém que é 3.124 vezes maior que São Paulo poderia ter 29.616.863.320 habitantes, mas se levarmos em consideração que a Nova Jerusalém é apenas uma cidade na Nova Terra de Apocalipse 21:1, o número de salvos poderá ser muito maior e incalculável, e jamais serão apenas de 144 mil, como afirmam algumas religiões, que interpretam erroneamente os capítulos 7 e 14 de Apocalipse.

 

 

  • A NOVA JERUSALÉM UMA LINDA CIDADE APOCALIPSE 21:2 E 10

 

 

Em apocalipse 21:2 e 10 o Apostolo São João vê a Nova Jerusalém , a expressão ” que de Deus ” mostra que esta linda cidade é uma arquitetura divina, Hebreus 11:10, nem a mais bela cidade deste mundo pode ser comparada com a Nova Jerusalém, uma cidade bem planejada, nela não haverá enchentes, buracos na rua, favelas, etc. e tudo aquilo que nossos olhos estão acostumados a ver. 

 

  • UMA CIDADE EXTREMAMENTE MODERNA

 

 

Segundo o Apostolo São Paulo em II Corintios 2:9, Deus tem preparado para aqueles que amam a Deus algo inédito, muito bonito, de arquitetura extremamente moderna, vejamos quais as palavras utilizadas pelo Apostolo As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. “ , estas palavras demonstram que a Nova Jerusalém é : 

  • AS COISAS QUE O OLHO NÃO VIU, Ao viajarmos para uma linda cidade nos Estados Unidos da América, Europa, ou Japão, nossos olhos poderão contemplar belezas, a ciência multiplicada, a tecnologia muito avançada, prédios que parecem tocar nos céus de tão alto que são, poderemos ver o metro do Japão, os Jardins da França, as belas cidades americanas, os Rios limpos sem poluição de uma cidade bem organizada, porém nada disso se comprara com a beleza, organização, arquitetura moderna, da Nova Jerusalém de Deus, pois o pai celeste tem preparado algo muito melhor do que aquilo que nossos olhos podem contemplar, é como compensar os pobres que não podem viajar pelo mundo todo, e contemplar cidades limpas e modernas, os ricos e famosos hoje podem até se deliciar com suas viagens, porém Deus tem feito algo muito melhor, tenho certeza que nenhuma cidade possui um rio tão belo quanto o rio da vida que corre sobre a Nova Jerusalém Apocalipse 22:1, o rio mais limpo deste mundo não possui sequer água potável, que se possa beber antes de um verdadeiro tratamento, mas o rio que corre sobre a Nova Jerusalém além de possuir a água mais pura que qualquer outra, ela procede do trono de Deus, uma verdadeira cocheira Santa, isto eu posso garantir que nenhum olho aqui na terra conseguiu contemplar. Hoje poderemos ver em fotos ou até no próprio local, cidades com belas praças e jardins, tal como na França, um jardim tão belo que muitos quando passam por ele chegam a dizer ” Isto mostra a grandeza de Deus ” mas eu posso garantir uma coisa, a grandeza de Deus é ainda maior, os nossos olhos ainda não contemplaram a grandeza de Deus, mas o jardim mais belo é o que Deus tem feito na Nova Jerusalém, isto sim demonstra a grandeza de Deus, o que os grandes e famosos deste mundo não poderão contemplar, a menos que aceitem a Jesus Cristo em sua vida.
  • O OUVIDO NÃO OUVIU, vivemos a todo momento a ouvir noticias ruins , ouvimos nos telejornais que a fome aumenta, as enchentes estão presentes em grandes cidade, a seca atinge a milhares de pessoas, o desemprego aumenta no mundo inteiro, e uma vez ou outra, ouvimos belas noticias que colocam desejos em nossos corações, desejo de mudar de vida, melhorar nossas condições financeiras, ouvimos falar que em algumas cidades da Europa não existe a fome, em outras cidades podemos dormir com as portas abertas e não seremos assaltados, podendo até deixar as chaves do carro no contato do mesmo e ninguém irá rouba-lo, isto para nós são ótimas notícias, desejamos sim morar em tais cidades, viver a tranqüilidade que estas cidades proporcionam, porém queridos leitores, o que Deus tem preparado para nós na Nova Jerusalém, é algo que nunca ouvimos falar, para ser mais exato, não existe em nenhum lugar no mundo , a cidade mais segura deste mundo não proporciona tanta segurança quanto a cidade que vem de Deus, o dinheiro existente no mundo inteiro não pode proporcionar segurança contra terremotos, maremotos, vendavais, frio exagerado, calor insuportável, enchentes, porém tudo isto Deus dará a aqueles que o amam, e se você leitor, se sente injustiçado em não poder viver desfrutando de tudo que estas cidades podem oferecer, permaneça no amor de Cristo, e um dia ele vingará toda esta desproporção de privilégios, e lhe dará tudo o que ninguém nunca teve, nem o homem mais rico do mundo.
  • E NÃO SUBIRAM AO CORAÇÃO DO HOMEM, em nossos dias o homem sonha com algumas coisas que poderão existir num futuro bem próximos, tal como, o homem morar na lua, ou em Marte, um veículo que não polua a atmosfera , uma cidade subterrânea, a cura contra as doenças , aviões supersônicos, isto tudo e muitas outras coisas será possível, pois já estão na mente do homem, grandes cientistas ocupam seu tempo procurando imaginar formas de melhorar a vida do homem, e com isto criam o inédito, o que muitos pensavam ser impossível, estes cientistas tem provado ser possível, mas nada disto impressiona o nosso Deus, o pai sempre soube que tudo isto iria acontecer, ele mesmo anunciou o crescimento da ciência Daniel 12:4, e por isso Deus tem preparado para aqueles que irão morar na Nova Jerusalém algo que nenhum cientista pensou, eles se quer conseguiram imaginar o que Deus fará , quanto mais realizar aqui na terra, O Senhor Jesus Cristo quer nos levar para um lugar muito acima das nossas condições, a ponto de declarar que o que mais bem sucedidos cientistas deste mundo conseguiram se quer imaginar, isto Deus fará para aqueles que amam a Deus.

o melhor arquiteto do mundo não conseguiu imaginar, não subiu em seu pensamentos algo tão maravilhoso como o que Deus tem feito na Nova Jerusalém, a mente de Deus esta muito acima da mente humana.A cidade possui:

 

  • Muitas moradas, todos podem ir morar lá
São João 14:1 a 3
  • A cidade brilha como a glória de Deus
21:11
  • Muros grande e alto
21:12
  • Doze portas com o nome das doze tribos de Israel
21:12
  • O muro da cidade possui doze fundamento com o nome dos apóstolos
21:14
  • A cidade é parecido a um cubo, quadrada
21:16
  • Os muros são de jaspe
21:18
  • A cidade é de ouro puro
21:18
  • Na cidade não existe templo ou igreja
21:22
  • Não existe sol ou lua pois a glória de Deus ilumina toda a cidade
21:23 e 22:5
  • Não existirá noite
21:25 e 22:5
  • Uma cidade com um rio limpo, que possui a água da vida
22:1
  • Nesta cidade também existe uma praça, que fica as margens do rio
22:2

O autor deste estudo crê e vive tudo o que nele  foi  escrito, espera o arrebatamento da igreja como o grande acontecimento  de sua vida, tem o seu coração voltado para o seu maior tesouro  que é o gozo de seu Senhor na Nova Jerusalém. ( S. Mat. 6:21 ).

Aquele  que  testifica estas coisas diz: Certamente  cedo  venho, Amem, Ora vem, Senhor Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vos, Amem.

TAG: ESCATOLOGIA (ESTUDO DAS PROFECIAS) PARTE3

Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Se gostou compartilhe!

The following two tabs change content below.
Sou o pastor Júlio Fonseca da Igreja de Deus no Brasil no município de Anhanguera - Go. Procuro ser útil na evangelização por meio deste meio de comunicação. Com paz e amor segundo nosso Senhor!

Latest posts by Pr. Julio Fonseca (see all)

Leave a Comment