Por que Saul não reconheceu Davi que lhe tocava harpa

Por que Saul não reconheceu Davi que lhe tocava harpa

Por que Saul não reconheceu Davi que lhe tocava harpa

 

Em I Samuel 16, Saul contratou Davi para que lhe tocasse harpa, mas no capítulo 17, depois de Davi ter matado o gigante Golias, Saul parece não reconhecê-lo.

Há duas possibilidades neste caso. Primeiro, não seria nada fora do comum um rei tão ocupado não ter prestado suficiente atenção àquele humilde músico que havia sido contratado, para reconhecê-lo como a mesma pessoa que matou Golias. Entretanto, uma vez tendo Davi realizado a proeza de matar o gigante, o rei não pôde deixar de notá-lo e de perguntar quem era ele.
Por outro lado, é possível que Saul soubesse quem era Davi, mas, depois de ter ele realizado aquela proeza, o rei estivesse apenas querendo saber quem era o pai de Davi. Isso está de acordo com a natureza da pergunta feita por Saul: “De quem és filho, jovem?” (I Sm 17:58). Não tivesse ele reconhecido Davi, ele teria perguntado: “Qual é o seu nome?” Saul era conhecido por colocar em sua guarda pessoal os homens mais valentes (14:52). Ele pode ter cogitado a possibilidade de Davi ter irmãos ainda mais valentes. Ou talvez, Saul quisesse obter uma identificação mais completa desse bravo jovem, para poder recompensá-lo pelo seu extraordinário feito. Em qualquer das hipóteses, não há problema algum com o fato.
Fonte: GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.

Compartilhe esta publicação

prjulio

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

0 comentário em “Por que Saul não reconheceu Davi que lhe tocava harpa”

  1. Não faz sentido nenhuma das teorias, Davi se tornou escudeiro do rei e fez um pedido pessoal ao Jessé para permitir que Davi ficasse com ele.

    1. Em uma breve pesquisa notei q em ambas as passagem o nome de Jessé ישי aparecem nós diálogos. O que me dá luz suma certa razão é a resposta de Davi דוד ao rei
      “בן-עבדך ישי בית הלחמי” filho de seu senhor, Jessé da casa balamita. A informação é mais CLARA! da casa de balamita. בית הלחמי

  2. Não, o Rei Saul pediu pra que pedissem a Jessé. Mas msm assim, um mancebo disse ao Rei Saul, q conhecia um filho de Jessé, que este tocara bem harpa, e o Saul disse para trazê-lo. Oq eu não entendo é como um personagem tão famoso iria passar despercebido ao povo hebreu q lê está história em seu idioma de origem tal contradição. Talvez em hebraico o mancebo disse “conheço um filho de um homem”, mas em tradução livre e pra q a gente não fique boiando, veio traduzido o nome do pai (Jessé). E o rei não interessado em saber quem era o tal, mas com pressa q viesse alguém para lhe tocar harpa! Estou estudando hebraico, talvez lendo em original tenhamos uma resposta, pq essa q li tmbm não concordo por falta de sentido em pouca lógica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rede Social

instagramfacebooktwitter twitter Youtube

Tradutor

Últimas Postagens

Últimos Comentários

Veja também