Pregações curtas e fáceis de ministrar

%USER_AVATAR%
Pregações curtas e fáceis de ministrar

Pregações curtas e fáceis de ministrar

A momentos em que temos oportunidade de ministrar uma pregação na igreja, célula, acampamento, etc… Nestas horas termos uma pregação curta facilita, pois ela está a mão quando precisamos e é fácil de ministrar, e no mais as pregações curtas, também são mais fáceis de ser memorizada, pensando nisto separei estas pregações para vocês.

 

A ARCA DA ALIANÇA

O que era a arca?

O propósito do tabernáculo era alojar a Arca na qual foram colocadas as tábuas dos Dez Mandamentos. A vara de Arão e uma porção do maná

A Arca era um baú de madeira retangular com sua tampa, o Propiciatório, com os Querubins da glória um de frente ao outro com suas asas estendidas. O sangue era aspergido abaixo,  entre os anjos do juízo, que estavam olhando. Quando eles viam o sangue, a ira de Deus era aplacada.

Texto básico: Êxodo 25.10-22

Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.

E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor; E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado. E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro. E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca. As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela. Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei. Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei. E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.

 

Introdução: Os templos pagãos tinham imagens de ídolos. O tabernáculo de Israel tinha arca como símbolo da presença de Deus e do compromisso entre Deus e Israel.

Tópico 1 – Episódios envolvendo a arca:

BEZALEEL FEZ

(Êx.37.1) Fez também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura de um côvado e meio; e a sua altura de um côvado e meio.

E cobriu-a de ouro puro por dentro e por fora; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor;

ELI PERDEU A ARCA

(I Sm.4.11)

E foi tomada a arca de Deus: e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram.
1 Samuel 4:11

E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço e morreu; porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado Israel quarenta anos.

E, estando sua nora, a mulher de Finéias, grávida, e próxima ao parto, e ouvindo estas notícias, de que a arca de Deus era tomada, e de que seu sogro e seu marido morreram, encurvou-se e deu à luz; porquanto as dores lhe sobrevieram.
1 Samuel 4:18-19

 

DAVI RECUPEROU (I CRON.15.25-29 16.1).

Sucedeu, pois, que Davi e os anciãos de Israel, e os capitães dos milhares, foram, com alegria, para fazer subir a arca da aliança do SENHOR, da casa de Obede-Edom.

E sucedeu que, ajudando Deus os levitas que levavam a arca da aliança do SENHOR, sacrificaram sete novilhos e sete carneiros.

E Davi ia vestido de um manto de linho fino, como também todos os levitas que levavam a arca, e os cantores, e Quenanias, mestre dos cantores; também Davi levava sobre si um éfode de linho,
1 Crônicas 15:25-27

 

Tópico 2 – Hoje, o tabernáculo de Deus é o próprio homem. (I Cor.3.16). Todo homem precisa da arca, a presença de Deus em sua vida. De que serve um tabernáculo vazio? Talvez será invadido por outros “moradores”

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
1 Coríntios 3:16

 

Tópico 3 – O que havia dentro da arca? (Hb.9.4) O maná, a lei gravada em pedras, a vara florescida de Aarão.

Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;
Hebreus 9:4

 

O maná representa Jesus (João 6.31-35). A lei corresponde à palavra de Deus, a Bíblia. A vara de Aarão, um galho seco que floresceu, é uma demonstração do poder do Espírito Santo. Para se ter a presença de Deus DENTRO do homem, é preciso aceitar a Jesus. Para que essa presença possa ser plenamente atuante, é necessário o conhecimento da palavra de Deus e a unção do Espírito Santo.

Conclusão: Um dia a arca foi perdida, mas alguém a recuperou. Através de Adão, toda a humanidade perdeu sua comunhão com Deus. Muitos cristãos perderam tantas bênçãos de Deus com o passar do tempo. Tantas manifestações de Deus deixaram de acontecer!

Quando Davi recuperou a arca, houve uma grande festa. Transforme sua vida em uma festa espiritual.

 

A arte de ser Cristão e perdoar

Amar os inimigos

A história do Pagando o mal com o bem

  • Quando devolvemos o mal na mesma medida, não nos tornamos melhores mais iguais.
  • Revelar a outra face é fazer diferente
  • Jesus nos ensinou a amar até os inimigos.
  • Para que ter inimigos, façamos deles nossos amigos, pois o amor de Cristo está em nosso coração.

Jesus ensina a amar

Mateus 5:44

44 – Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Jesus ensina a perdoar

Mateus 6:14

14 – Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;

Jesus mostra o caminho.

Marcos 11:25-26

25 – E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.

26 – Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.

Jesus dá o exemplo.

Lucas 23:34

34 – E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

 

 

Passos para amar o inimigo

  1. O homem traído.
  2. Entregar a Deus. (Não se deve buscar vingança)
  3. Orar para o inimigo.
  4. Perdão não é significado de fraqueza, mais de força espiritual
  5. Buscar compreender os motivos que cada um tem.
  6. Lutar da maneira certa. O alvo é da nossa luta não é a carne e o sangue, mas contra principados e potestades, diz em Efésios.

Efésios 6:12

12 – Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

 

A família segundo o coração de Deus

 

 

Introdução: A família é a origem da sociedade é o 1º contato que temos com o mundo. Para termos uma família  harmoniosa e feliz, devemos ter a bíblia como manual de conduta para formação de uma família abençoada por Deus.

 

A família começa com o casamento. Quando Deus criou Adáo e Eva, ele revelou seu plano básico para o casamento:

 

Gênesis 2:24

“24 – Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”.

 

Este plano é claro. Um homem ligado a uma mulher. Milhares de anos mais tarde, Jesus afirmou que este ainda é o plano de Deus. Ele citou este versículo e acrescentou:

 

Mateus 19:6

6 – Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

 

Este casamento é uma relação para toda a vida. Somente a morte deve cortar este laço (Romanos 7:1-3).

 

Romanos 7:1-3

1 – NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?

2 – Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.

3 – De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.

 

O CASAMENTO E O VINHO

 

  • O 1º milagre foi na festa de casamento.

João 2:1-10

1 – E, AO terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.

2 – E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.

3 – E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.

4 – Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

5 – Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.

6 – E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.

7 – Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.

8 – E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.

9 – E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,

10 – E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

  • Enquanto a vinho há alegria há festa, acabasse o vinho acabasse a alegria ?
  • Jesus restitui o vinho e a alegria na vida conjugal.
  • As cortinas de cores diferentes
  • A doce missão de dar e receber.
  • Caminhar juntos e na mesma direção.
  • O filho deve honrar seu pai e sua mãe.
  • O casal deve instruir seus filhos conforme a lei de Deus.

 

Efésios 6:1-4

1 – VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.

2 – Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;

3 – Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

4 – E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

  • O exemplo ainda é o valor mais importante.
  • Da criança ao adolescente (do herói a realidade).

 

Provérbios 22:6

6 – Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

 

O AMOR VERDADEIRO

 

1) O amor cobre multidão de pecados

1 Pedro 4:8 – Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.

11   Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.

 

2) Pastoreia o Rebanho de Cristo.

João 21:15 –  E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.

16   Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

17   Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

 

3) Suporta as fraquezas dos outros.

Efésios 4:2 – Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade (generosidade), suportando-vos uns aos outros em amor,

 

4) Dá o melhor, entrega tudo

1 Samuel 18:1 –  E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma.

2   E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai.

3   E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.

4   E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.

5   E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul.

 

5) Serve outros nas suas necessidade.

I João 3:17 – Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?

18   Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.

 

6) Supera todos os obstáculos

Cânticos 8: 7 – As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.

 

7) É sobre tudo

I coríntios 13: 4  – O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

5   Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6   Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7   Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

 

O poder da influência e da união.

 

  • A história dos pedreiros com a rádio.

I Tessalonicenses 5:22 – Abstende-vos de toda a aparência do mal.

I Coríntios 6:12 – Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

  • Somos fruto do ambiente que vivemos
  • Você pode influenciar ou ser influenciado.
  • Empresas gastam bilhões para influenciar pessoas.
  • A união se faz por influência, pois quando todos estão unidos no mesmo propósito nos tornamos fortes.

Eclesiastes 4:12 – E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

  • Juntos somos mais forte.
  • 500 deputados e 200 milhões de pessoas.
  • A união tem força mais 1 pode por tudo a perder. Lucas 22:48 – E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem?
  • Sempre haverá alguém no grupo que trabalhará contra.
  • Você está do lado de quem ajuda ou de quem atrapalha.
  • Quem se preocupa com a crítica nunca fará nada.
  • A pior derrota é quem desiste do que acredita.
  • É melhor ser derrotado tentando do que ser derrotado por não tentar.
  • Estamos sempre divididos em grupos, temos que escolher bem a qual grupo pertencer.

João 17:9 – Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.

Mateus 6:24 – Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

%USER_AVATAR%

Recomendado para você

Sobre o Autor: Pr. Julio Fonseca

Graça e Paz! Olá, sou o Pastor Júlio Fonseca da Igreja de Deus no Brasil no município de Anhanguera - Goiás. Procuro ser útil na evangelização por meio da internet levando a palavra de Deus a quem dela precisar sempre com alegria, amor e dedicação! Conheça a minha igreja. »»» www.igrejadeus.com«««

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *