Quando acontecerá o fim do mundo?




Quando acontecerá o fim do mundo?

Essa é uma pergunta feita desde que o mundo existe. Afinal, o mundo vai acabar? O que a bíblia fala a esse respeito. Por incrível que pareça, há sim, uma previsão bíblica a respeito do fim do mundo. Lembrando que a data não é precisa e nem poderia ser, veja o que Cristo diz a esse respeito.

Marcos 13:32 – Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.

Mais se o prórpio Cristo diz que ninguém sabe o dia e a hora, como então poderíamos prever o fim dos tempos? O fato é que não existe uma precisão, porém podemos ter uma previsão, usando as palavra do próprio Jesus Cristo.

Mateus 24:30-34
30 – Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. 31 – E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. 32 – Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. 33 – Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. 34 – Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.

vamos pegar parte desta narrativa de Jesus:

  • Fala da volta de Cristo Julgando os povos. 30 – Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão
  • Fala da figueira como um contador de tempo, e pede para aprendermos sobre esta parábola. 32 – Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.
  • Pede para observarmos pois isso indica a sua volta. 33 – Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. 
  • Por fim, afirma que guando virmos a figueira reverdecer não passará uma geração sem que a volta de Cristo ocorra. 34 – Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.

Vamos então aprender sobre o reverdecer da figueira.

Lucas 21:29-31
29 – E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores; 30 – Quando já têm rebentado, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão. 31 – Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto.

Nestas próximas passagens bíblicas vemos Israel comparado a figueira.

Jeremias 24:3-5
3 – E disse-me o SENHOR: Que vês tu, Jeremias? E eu disse: Figos: os figos bons, muito bons e os ruins, muito ruins, que não se podem comer, de ruins que são. 4 – Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 5 – Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Como a estes bons figos, assim também conhecerei aos de Judá, levados em cativeiro; os quais enviei deste lugar para a terra dos caldeus, para o seu bem.

Embora não apareça de forma explícita, os teólogos são quase unânimes em afirmar que a figueira ao qual Jesus estava se referendo é de fato Israel o país.

Um pouco de História.

Após a 2ª guerra mundial o povo Judeu foi disperso em várias partes do mundo, e assim ficaram até novamente retornarem as suas terras e criarem novamente o estado de Israel em 14 de maio de 1948.

Então a conclusão é simples. Se Israel é a figueira que reverdeceu em 1948, então devemos contar uma geração até a vinda de Cristo.

Agora nos resta calcular o tempo de uma geração. vamos lá:

No início dos tempos o homem vivia muitos anos como por exemplo Matusalém o homem mais velho que se tem notícias através da bíblia.

Gênesis 5:27 – E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu.

Porém quando já havia muitas pessoas sobre a face da terra Deus decidiu que o homem já não necessitava viver tanto tempo e fez o seguinte decreto.

Gênesis 6:3 – Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

 

fim do mundo
fim do mundo

Agora podemos concluir nosso estudo e chegar a uma data limite para quando acontecerá o fim do mundo.

Desde a criação do Estado de Israel em 1948 (reverdecer da figueira) + uma geração (120 anos) temos a data limite para o fim do mundo em 2068.

Mas temos que levar em conta outra passagem bíblica a primeira citada nesta matéria.

Marcos 13:32 – Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.

e outra passagem que também fala sobre a vinda de Jesus Cristo.

II Pedro 3:10 –10 – Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.

Então temos a data de 2068 como uma data limite, porém a volta de cristo pode ocorrer a qualquer momento, afinal é afirmado que ele virá quando ninguém espera, como neste momento em que você está terminando de ler esta matéria.

Lucas 17:24 – Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.

 

 

Compartilhe esta postagem em suas redes sociais



Posts Relacionados

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.