A Bíblia dá a entender neste versículo que existem outros 'deuses'?

“Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses.” (Salmo 97:7).

O salmista ordena: “prostrem-se diante dele todos o deuses”. Contudo a Bíblia ensina também que há apenas um só Deus (Dt 6:4).

“Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.” (Deut. 6:4)

Há apenas um só Deus verdadeiro, mas há muitos falsos deuses. De fato, Paulo declara que há demônios por trás dos falsos deuses (I Co 10:20), E um dia até mesmo os demônios terão de se prostrar diante do Deus vivo e verdadeiro, e confessarão que ele é o Senhor (Fp 2:10). O fato dos que confiam nos ídolos acreditarem que eles são ‘deuses’, não muda em nada a afirmativa bíblica de que há apenas um único Deus verdadeiro. As nações da terra criam em vários ‘deuses’ diferentes, um para cada situação cotidiana, não significando que fossem todos ‘deuses’ reais, e o salmista sabia disso.

Um dia, todo o tipo de adoração aos ídolos cessará, e somente o Deus único e verdadeiro receberá a adoração que a ele é devida. Vemos aqui os resultados espirituais da chegada do Senhor, abalando as estruturas da falsa adoração, pois em tempo determinado, o paganismo se revelará como algo totalmente vão, sendo revelado que os ídolos nunca passaram de engano e falsidade; enquanto entre o povo de Deus haverá tremendo regozijo por que serviram ao Deus verdadeiro.
Além disso, anjos bons às vezes são chamados de “deuses” (elohim) na Bíblia (Sl 8:5; cf. Hb 2:7). O verso em pauta (Sl 97:7) pode ser uma ordem para que os anjos adorem a Deus, tal como acontece no Salmo 148:2: “Louvai-o, todos os seus anjos”.
Bibliografia:

GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.

DAVIDSON, F. O Novo Comentário da
Bíblia
. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1990.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.