O justo viverá da fé em Cristo Jesus

O justo viverá da fé, ou seja, a fé que havia de se manifestar e, que
agora pregamos ( Rm 10:8 ). Todos que ressurgiram com Cristo é porque
vivem da fé, e o profeta Habacuque dá testemunho de que os que vivem
pela fé são justos.
“Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça” ( Rm 4:5 )
É contundente a exposição do apóstolo Paulo quando afirma, contrariando o que expunha a lei, que “Deus justifica o ímpio”
( Rm 4:5 ). Baseado em quê Deus justifica o ímpios? Como é que Deus
sendo justo pode declarar justo o injusto? Como fazê-lo sem comprometer a
sua própria justiça?
A resposta é simples: Deus justifica gratuitamente os pecadores por
sua maravilhosa graça! Apesar de a resposta ser simples, a pergunta
persiste: como Ele faz isso? A resposta também é simples: pela fé “… para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados” ( Gl 3:24 ).
Além de Deus justificar o ímpio, certo é que o homem é justificado pela fé “Sendo,
pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus
Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça na qual
estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” ( Rm 5:1 -2).
Deus justifica por causa da confiança que o homem deposita n’Ele? Seria a crença do homem o ente justificador?
A resposta encontra-se em Romanos 1, versos 16 e17: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” ( Rm 1:16 -17).
Embora no Antigo Testamento, repetidas vezes Deus diz aos juizes
israelitas que eles deveriam justificar os íntegros e condenar os
ímpios, e declara acerca de si mesmo: “… não justificarei o ímpio”
( Ex 23:7 ), o apóstolo Paulo se socorre de Habacuque que diz: ‘O justo
viverá da fé’, para demonstrar que Deus justifica o ímpio!
Através da observação que o apóstolo Paulo faz de Habacuque, fica
evidente que a fé não refere-se à confiança do homem, antes diz de
Cristo, a fé que havia de se manifestar “Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar” ( Gl 3:23 ).
Qual a fé que haveria de se manifestar? O evangelho de Cristo, que é o
poder de Deus, é a fé manifesta aos homens. O evangelho é a fé pela
qual os cristãos devem batalhar ( Jd1:3 ). A mensagem do evangelho é a
pregação da fé ( Gl 3:2 e 5). O evangelho é fé, por meio do qual a graça
foi revelada “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus“ ( Ef 2:8 ). O evangelho não procedeu de homem algum, antes é dom de Deus “Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva” ( Jo 4:10 ).
Cristo é o dom de Deus, o tema da pregação da fé, por quem o homem
tem entrada a esta graça. Por isso, quando a bíblia diz que sem fé é
impossível agradar a Deus, tem-se que, a fé que agrada a Deus é Cristo, a
fé havia de ser revelada, e não, como muitos pensam, que é a confiança
do homem ( Hb 11:6 ).
O escritor aos hebreus, no verso 26 do capítulo 10 demonstra que não
há sacrifício após o recebimento do conhecimento da verdade (evangelho)
e, que, portanto, os cristãos não podiam rejeitar a confiança que
possuíam, que é produto da fé (evangelho) ( Hb 10:35 ), visto que, após
fazerem a vontade de Deus (que é crer em Cristo), deviam ter paciência
para alcançar a promessa ( Hb 10:36 ; 1Jo 3:24 ).
Após citar Habacuque, o escritor aos Hebreus passa a falar daqueles
que viveram pela fé ( Hb 10:38 ), ou seja, homens como Abraão que foram
justificados pela fé que havia de se manifestar “Ora,
tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os
gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as
nações serão benditas em ti” ( Gl 3:8 ).
Abraão foi justificado porque creu que Deus haveria de prover-lhe o
Descendente, algo impossível aos seus olhos, assim como o é aos olhos
dos homens o fato de Deus justificar o ímpio “Ora,
as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às
descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua
descendência, que é Cristo” ( Gl 3:16 ).
Cristo é o firme fundamento das coisas que se esperam e prova das
coisa que se não veem, sendo que por Ele os antigos alcançaram bom
testemunho “Ora, a fé é o firme fundamento
das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque
por ela os antigos alcançaram testemunho” ( Hb 11:1 -2), pois o justo vive e recebe testemunho de que agradara a Deus por intermédio de Cristo ( Tt 3:7 ).
A palavra que Abraão ouviu é o que produziu a crença do patriarca, pois “Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos…” ( Rm 10:8 ), visto que “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” ( Rm 10:17 ). Sem ouvir a palavra que procede de Deus jamais haveria confiança do homem para com Deus.
O ente justificador é a palavra de Cristo, pois nela está contido o poder que torna possível Deus justificar o ímpio “A
saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração
creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que
com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a
salvação” ( Rm 10:9 -10).
Quando o homem ouve o evangelho e crê, recebe poder para salvação (
Rm 1:16 ; Jo 1:12 ), e descobre a justificação, pois passa da morte para
a vida por que creu na fé ( Rm 1:17 ), É pelo evangelho que o homem
torna-se filho de Deus “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” ( Gl 3:26 ; Jo 1:12 ).
Por que o apóstolo Paulo teve coragem de afirmar que Deus faz aquilo
que Ele mesmo proibiu aos juízes de Israel fazerem? Porque eles não
dispunham do poder necessário! Para fazer um injusto justo é necessário
poder idêntico aquele que Jesus demonstrou ao curar um paralítico após
perdoar-lhe os pecados “Ora, para que
saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados
(disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai
para tua casa” ( Lc 5:24 ).
A fé que justifica é poder de Deus “… para que pela fé fôssemos
justificados” ( Gl 3:24 ), pois quando o homem crê é batizado na morte
de Cristo ( Gl 3:27 ), ou seja, toma a sua própria cruz, morre e é
sepultado “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?” ( Rm 6:3 ). Ora, aquele que está morto, justificado está do pecado! ( Rm 6:7 )
Mas, todos que creem e morrem com Cristo, também confessam a Cristo conforme o que ouviu e e aprendeu “Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” ( Rm 10:9 -10).
Ora, aquele que confessa a Cristo é porque, além de ter sido batizado
em Cristo, já se revestiu de Cristo. A confissão é o fruto dos lábios
que só produz quem está ligado a Oliveira verdadeira “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo” ( Gl 3:27 ); “Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome” ( Hb 13:15 ); “Eu
sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito
fruto; porque sem mim nada podeis fazer (…) Nisto é glorificado meu
Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” ( Jo 15:6 e 8).
O testemunho que Deus dá de que o homem é justo só recai sobre
aqueles que, após serem sepultados, se revestem de Cristo, ou seja,
somente os que já ressurgiram com Cristo são declarados justos diante de
Deus. Somente aqueles que são gerados de novo, ou seja, que vivem por
intermédio da fé (evangelho) são justos diante de Deus “O justo viverá da fé” ( Hc 2:4 ).
O justo viverá da fé, ou seja, a fé que havia de se manifestar e, que
agora pregamos ( Rm 10:8 ). Todos que ressurgiram com Cristo é porque
vivem da fé, e o profeta Habacuque dá testemunho de que os que vivem
pela fé são justos.
Portanto, qualquer que não confia em suas próprias ações, antes
descansa em Deus que justifica, a sua crença lhe é imputada como justiça
“Mas, àquele que não pratica, mas crê
naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça” (
Rm 4:5 ); “E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça” (
Gn 15:6 ), porque ao crer o homem se conforma com Cristo na sua morte e
ressurge pelo poder de Deus, sendo que o novo homem é criado e
declarado justo por Deus.
A palavra do Senhor é a fé manifesta, e todos que nele creem não serão confundidos “Como
está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma
rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido” (
Rm 9:33 ), ou seja, no evangelho, que é poder de Deus se descobre a
justiça de Deus, que é de fé (evangelho) em fé (crer) ( Rm 1:16 -17).
O justo viverá de Cristo, pois de toda a palavra que sai da boca de
Deus viverá o homem, ou seja, sem Cristo, que é o pão vivo que desceu
dos céus, o homem não tem vida em si mesmo ( Jo 3:36 ; Jo 5:24 ; Mt 4:4 ;
Hb 2:4 ).
Tag: O justo viverá da fé em Cristo Jesus
Fonte: Estudos Bíblicos
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prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

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