Significados de Nomes de Deus

Significados de Nomes de Deus

Um estudo sobre a autoridade das escrituras de Richard L. Mayhue apresentou alguns significados para os nomes de Deus
1. Elohim ou ‘Deus’ nos diz que Ele é supremo acima de todas as coisas e todas as pessoas (Gn 1: 1). Ele é eterno, enquanto tudo o mais é temporal. Ele é o O Criador; tudo foi feito por ele.
2) Jeová ou ‘Senhor ‘ ocorre mais de 6.800 vezes no AT e fala das declarações de Deus
natureza eterna e imutável. Literalmente significa ‘ EU SOU ‘. Deus usou isso para instruir Moisés (Êx 3: 13–14), e Cristo confundiu os fariseus com esse nome (João 8:58).
3) El-Shaddai ou ‘Deus Todo-Poderoso‘ aponta para a invencibilidade de Deus e Sua onipotência ou onipotência (Gn 17: 1–2). Nada é muito difícil para Deus e nenhum inimigo jamais o derrotarão. Ele pode fazer todas as coisas.
4. Um quarto nome é Adonai, que significa ‘Mestre’ ou ‘Senhor’ (Dt 10:17 ). isto indica autoridade e propriedade. Portanto, Deus merece nossa adoração, lealdade e obediência, porque Dele recebemos nossa própria existência, bem como nossa redenção eterna em Cristo.
5. Abraão aprendeu inesquecivelmente sobre Jeová-Jireh ‘, o Senhor prover, ‘quando Deus substituiu o sacrifício para substituir Isaque (Gn 22:14). O nome mostra Deus como vendo e, assim, antecipando Seu divino fornecimento do suprimento certo no momento certo. Sua onisciência ou tudo conhecimento e sabedoria estão em vista aqui.
6 Jeová-Rophe aponta para Deus como curador (Êx 15:26). O pastor misericórdia, compaixão e bondade se manifestam por esse nome. De Deus a cura deve ser entendida no sentido físico e espiritual.
7. A santidade de Deus pode ser vista em Jeová-M’kaddesh, que significa ‘a L ORD que santifica ‘ (Lv 20: 7–8). Ele permanece como nosso redentor e nosso santificador. O nome nos lembra que Ele odeia o pecado.
8. Gideão construiu um altar e chamou Jeová-Shalom (Juízes 6:24). Para ele significava a qualidade da paz que é central na natureza de Deus . Proximamente associado em um sentido redentor é Jeová-Tsidkenu ou ‘Jeová nosso justiça ‘(Jr 23: 5-6).
Jeová-Rohi, ‘o Senhor é o meu Pastor’ (Sl 23: 1), e Jeová-Shammah, ‘ o SENHOR está lá’ (Ezequiel 48:35), descreve a presença de Deus para orientar, proteger e prover nossas necessidades

Esses significados foram aplicados na letra do cântico Deus Forte – Cleber Lucas
Jireh, o Deus da minha provisão
Shalom, o Senhor é a minha paz
Shamah, Deus presente sempre está
El-Elyon, outro igual não há, não há

Jeovah Rafah, meu Senhor
Que cura toda dor
Tsidkenu Yaveh, minha justiça é
Elohim, Elohim Deus
No controle está meu Deus
Tudo governa

Compartilhe esta postagem em suas redes sociais

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

Postagens Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *