Quais são os tipos de Dinâmicas de grupo

Quais são os tipos de Dinâmicas de grupo

 

Cada dinâmica deve ter um objetivo específico a ser alcançado. A obtenção deste objetivo está intrinsecamente ligada à escolha da dinâmica a ser aplicada. Veremos a seguir, de uma forma geral, alguns tipos de dinâmicas e os objetivos a que se propõem.

Dinâmicas de socialização ou quebra gelo: são dinâmicas simples e superficiais que objetivam descontrair o grupo, diminuem a tensão e facilitam os primeiros contatos entre os participantes. É um recurso muito utilizado por romper a formalidade e promover a aproximação entre as pessoas despertando o interesse de uns pelos outros.

Dinâmicas de apresentação: são dinâmicas que possibilitam aos participantes apresentarem-se, compartilhando com o grupo as primeiras informações a respeito de cada um de forma criativa e descontraída. Geralmente nessa dinâmica estimula-se que participante responda perguntas básicas ex.: Quem sou eu? Onde eu moro? Eu gosto de? Eu não gosto de? Meus sonhos são? Devem ser dinâmicas rápidas e de fácil execução.

Dinâmicas de Integração: São dinâmicas que procuram oportunizar um maior contato interpessoal entre os participantes. Neste tipo de dinâmica é possível uma observação da atuação individual e grupal, pois estimula-se uma troca mais expressiva nos relacionamentos, um diálogo aprofundado que permitem cada membro expor ao grupo a visão que tem de si próprio.
Quais são os tipos de Dinâmicas de grupo

Dinâmicas para descontração e relaxamento: São dinâmicas que tem por objetivo soltar o corpo, movimentar-se, animar-se em relação à posição ou situação em que se encontra. É adequado em grupos que não há interação grupal ou está a um determinado período numa mesma posição ou atividade demonstrando desatenção ou cansaço.

Dinâmicas de Expressão emocional: são dinâmicas apropriadas para expressar sentimentos e emoções e também proporciona uma visão de como os participantes se veem entre si. Neste tipo de dinâmica é comum surgirem fortes conteúdos emocionais que perpassam pela autoestima, preconceitos e valores pessoais, portanto, são dinâmicas que demandam uma grande habilidade do facilitador para serem conduzidas.

Dinâmicas de Comunicação: São dinâmicas que visam ampliar a percepção para as diversas formas de comunicação e pretendem desenvolver habilidades de comunicação e desenvoltura na captação e repasse de informações.