A escolha de ló e suas consequências
9 Minutos (Tempo de leitura )

A escolha de ló e suas consequências

A escolha de ló e suas consequências

(Gênesis 13:1) – SUBIU, pois, Abrão do Egito para o lado do sul, ele e sua mulher, e tudo o que tinha, e com ele Ló. 2) – E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro. 3) – E fez as suas jornadas do sul até Betel, até ao lugar onde a princípio estivera a sua tenda, entre Betel e Ai; 4) – Até ao lugar do altar que outrora ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do SENHOR. 5) – E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas. 6) – E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos. 7) – E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra. 8) – E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. 9) – Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. 10) – E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. 11) – Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. 12) – Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. 13) – Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR.

Introdução: Abraão e Ló saíram juntos de Ur dos Caldeus. Depois, precisaram se separar devido ao tamanho de seus rebanhos. Abraão deu exemplo de maturidade ao deixar que Ló escolhesse a terra diante de si. Foi uma demonstração de renúncia, amor e desprendimento.

1- APARÊNCIA – A BASE DA ESCOLHA DE LÓ.

  • As campinas do Jordão eram atraentes.

(Gn.13.10). E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar

  • Os domínios do inimigo e o próprio pecado têm aspecto agradável aos olhos.

(Gn.3.6). E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

2- ESSÊNCIA – SODOMA ESTAVA DOMINADA PELO PECADO.

Como um sepulcro caiado, aquela cidade estava cheia de imundícia.

Ló não procurou saber disso antes de escolher. O rótulo não garante o conteúdo.

3- CONSEQÜÊNCIA – SODOMA FOI DESTRUÍDA (Gn.19; Is.1.10,29).

(Isaías 1:10) – Ouvi a palavra do SENHOR, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra. (Isaías 1:11) – De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. 12) – Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? 13) – Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. Em meio à tragédia da cidade, Ló perdeu seu gado, seus bens e sua família.

Conclusão: Nossas escolhas profissionais, sentimentais, espirituais, etc, determinarão o rumo da nossa vida. Precisamos buscar a direção de Deus e levar em consideração seus princípios no momento da decisão. Ao ouvir a palavra, todos têm o direito de escolha. Não vá para os domínios do inimigo. Escolha o caminho da salvação.

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO

Texto básico: Atos 10 versos 1 a 8, 21 a 27, 34 a 36 e 43 a 48

(Atos 10:1) – E HAVIA em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, 2) – Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. 3) – Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. 4) – O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; 5) – Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. 6) – Este está com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer. 7) – E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados, e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço. 8) – E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope.

(Atos 10:21) – E, descendo Pedro para junto dos homens que lhe foram enviados por Cornélio, disse: Sou eu a quem procurais; qual é a causa por que estais aqui? 22) – E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras. 23) – Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. E no dia seguinte foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope. 24) – E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos. 25) – E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. 26) – Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. 27) – E, falando com ele, entrou, e achou muitos que ali se haviam ajuntado.34) – E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; 35) – Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. 36) – A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o SENHOR de todos);

(Atos 10:46) – Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. 47) – Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? 48) – E mandou que fossem batizados em nome do SENHOR. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.

Tópico 1 – Quem era Cornélio? Um centurião, oficial do Império Romano. Gentio.

Tópico 2 – Características de Cornélio: Um homem que CRIA no Deus verdadeiro e era TEMENTE a Deus. Um homem que tinha visões espirituais. Tinha suas orações ouvidas por Deus. Um homem que praticava boas obras. PORÉM, NÃO ERA SALVO. Cornélio tinha muitas qualidades e um problema: estava espiritualmente perdido.

Tópico 3 – O quê ou quem não podia salvar Cornélio: suas boas obras não podiam salvá-lo. O anjo que lhe apareceu não podia salvá-lo (o anjo não podia nem pregar-lhe o evangelho). Pedro podia pregar o evangelho, mas não podia salvar Cornélio. (Quantos hoje colocam sua fé em Pedro e em tantos outros supostos ajudadores espirituais!) (Obs.: Cornélio se ajoelhou para adorar a Pedro, mas este não aceitou).

Tópico 4 – Quem podia salvar Cornélio? Jesus. Conclusão: Cornélio não apenas creu, mas também se decidiu por Cristo. (Fazer apelo para que os ouvintes aceitem a Cristo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *