Aprendendo a passar pela crise com Jó

Ida Gospel

Aprendendo a passar pela crise com Jó

O acusador alega que ninguém ama a Deus por motivos puros, mas apenas por bênçãos materiais (1.10). Para refutar as acusações de Satanás, Deus permite que ele ataque Jó com duas séries de agressões. Em sua tristeza, Jó lamenta o dia de seu nascimento, mas não nega a Deus (1:21; 2:10).
      1. Sem culpa e na posição vertical
2. Teme a Deus
3. Evita o mal
– “Não há ninguém como ele na terra.” (1: 8)

1. Jó reconhece a crise que está vivento

Jó viveu na terra Com uma família de sete filhos e três filhas, Com 7.000 ovelhas, 3.000 camelos, 500 juntas de bois, 500 fêmeas, burros. Com uma grande casa – “este homem era o maior de todos os povos do Oriente”

As Perdas de Jó em um dia
1. Seus bois, jumentos e seus servos por atacantes sabeanos
2. Suas ovelhas e seus servos para “fogo de Deus do céu”
3. Seu camelo e seus servos para atacantes caldeus
      4. Seus filhos e filhas são mortos em um tornado
Ele lamenta, claro, rasga o manto, raspa a cabeça dele e cai ao chão
O Livro de Jó diz respeito a transformação em meio a crise na vida de um grande homem que viveu talvez quatro mil anos atrás.
Confiança de Jó em Deus (1 e 2) muda para reclamação e crescente auto-justiça (3 – 31; veja 32: 1 e 40: 8), mas seu arrependimento (42: 1-6) leva a sua restauração (42: 7 -17). As provações trazem uma transformação importante: o homem depois do processo é diferente do homem antes do processo.
O Cristão passa pela crise reconhecendo-a se transformando na presença de Deus.

2. Ele reconhece que Deus Soberano

Deus revela Seu poder e sabedoria como Criador e Preservador do mundo físico e animal. Jó responde reconhecendo sua própria ignorância e insignificância; ele não pode oferecer refutação (40: 3-5).
Deus revela Sua autoridade soberana e desafia Jó com duas ilustrações de Seu poder de controlar o incontrolável. Desta vez, Jó responde reconhecendo seu erro com um coração arrependido (42: 1-6).
Se Jó não pode entender os caminhos de Deus no reino da natureza, como então ele pode entender os caminhos de Deus no reino espiritual?  Jó tem um vislumbre da perspectiva divina; e quando ele reconhece a soberania de Deus sobre sua vida, seus bens terrenos são restaurados em dobro.

3. Ele louva a Deus

Mas então ele adora! Em dor, ele ainda louva a Deus. Mesmo que ele considere Deus como Aquele que permitiu todas essas coisas:
            1) Ele abençoa o nome do Senhor
            2) Ele não cobra Deus com errado
Jó 19: 25-27 Sei que meu Redentor vive e que no final ele estará na Terra. E
depois que minha pele foi destruída, ainda em minha carne verei a Deus; Eu mesmo vou vê-lo com o meu próprios olhos – eu, e não outro.
Vós ouvistes da paciência de Jó, e viste o fim do Senhor; que o Senhor é mui misericordioso e misericordioso” (Tiago 5:11;  Tiago 1: 12). oportunidade de construir a vida de Jó. “Eis que consideramos felizes os que perseveraram.

Compartilhe esta publicação

prjulio

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rede Social

instagramfacebooktwitter twitter Youtube

Tradutor

Últimas Postagens

Últimos Comentários

Veja também