As escolhas de nossas vidas
4 Minutos (Tempo de leitura )

As escolhas de nossas vidas

As escolhas de nossas vidas

INTRODUÇÃO

A todo instante somos rodeados de escolhas. temos que definir a roupa que vamos vestir, o que iremos comer – com quem vou falar- o que vou pregar – que carro comprar – em que área trabalhar. se falo ou me calo e outras formas mais. As escolhas tornam-se até normais em nossa vida secular e não seria diferente na nossa vida cristã. a cada dia bate em nossa porta, questões de escolhas – estas nos confrontam com a nossa vontade ou a vontade de deus.

  • As escolhas são feitas de atitudes;
  • As escolhas são feitas de forma coerente ou incoerente ou prudente ou precipitadamente;

Exemplo de uma escolha precipitada

ESAÚ/JACÓ. A fome é uma necessidade da carne, a primogenitura é uma benção espiritual.

Gênesis 25:30-34

30 – E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. 31 – Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. 32 – E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? 33 – Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. 34 – E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.

PROVERBIOS 4. 27 

Exemplo de uma escolha feita por uma atitude incoerente

Saul resolveu não esperar mais por Samuel e ofereceu sacrifício ao senhor

I Samuel 13:8-14

8 – E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele. 9 – Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. 10 – E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. 11 – Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, 12 – Eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do SENHOR não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto. 13 – Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; 14 – Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.

Esse tipo de escolha gera perdas e frustação

  • A melhor maneira é sempre:
  • Obedecer a Deus é melhor escolha.
  • Obedecer é permanecer na posição que deus nos colocou.
  • Obedecer é melhor do que sacrificar.

Exemplo de uma escolha coerente

Josué resolveu servi ao senhor do que outros deuses

Josué 24.15

Escolhas coerentes(certas) beneficiam sua família e os que estão ao seu redor

Josué 24:15 – Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Toda escolha traz consigo um resultado.

  • O jovem que escolhe usar drogas.
  • Lei da semeadura
  • Resultados bons ou maus. Resultados = galardões.
  • Esaú – perdeu a primogenitura;
  • Saul – o reinado.
  • Josué – abençoou sua família.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *