As melhores parábolas de Jesus Cristo

As melhores parábolas de Jesus Cristo

As melhores parábolas de Jesus Cristo

1 – Como é o reino de Deus

Mateus 13:44-50

44 – Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. 45 – Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; 46 – E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.

  • Mateus 4:17 – Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
  • Você entende o que encontrou quando aceitou a Jesus? Ou quando entra na igreja?
  • A primeira ação de quem crer é pregar para quem ama.

2 – Como será o julgamento final

47 – Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. 48 – E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora. 49 – Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, 50 – E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

  • Jesus voltará desta vez para separar os bons dos maus. Que tipo de pescado é você?
  • Fornalha de fogo – Inferno
  • Pranto (tristeza causado pelo arrependimento) range de dente (Dor).

 

3 – Deus em nós

Mateus 13:54 – E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? 55 – Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? 56 – E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto? 57 – E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. 58 – E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.

  • Nós somos os verdadeiros santos.

 

4 – A palavra de Deus é semeada

Marcos 4:2-23

2 – E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina: 3 – Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4 – E aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram; 5 – E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda; 6 – Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7 – E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto. 8 – E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem. 9 – E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

 

10 – E, quando se achou só, os que estavam junto dele com os doze interrogaram-no acerca da parábola. 11 – E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, 12 – Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados. 13 – E disse-lhes: Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas? 14 – O que semeia, semeia a palavra; 15 – E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações. 16 – E da mesma forma os que recebem a semente sobre pedregais; os quais, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; 17 – Mas não têm raiz em si mesmos, antes são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam. 18 – E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; 19 – Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. 20 – E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um. 21 – E disse-lhes: Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? não vem antes para se colocar no velador? 22 – Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto. 23 – Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.

 

->Eclesiastes 12:12-14  12 – E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne. 13 – De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.14 – Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

 

VEJA A MINISTRAÇÃO DESTA PALAVRA

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on print
prjulio

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *