...

É preciso ler, ouvir e guardar a palavra de Deus

Ida Gospel

É preciso ler, ouvir e guardar a palavra de Deus

 

Apocalipse 1:3 – Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

I – Bem-aventurado o que lê.

1. Há diferença entre ler e ler.

a) Há muitos que lêem e nada compreendem. Outros lêem e não assimilam. Porém os que assimilam, aprendem a temer a Deus.

Jeremias 15:16 – Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos.

  • O lugar, quem escreveu e sob que circunstâncias.
  • Quem lê tem discernimento (entendimento)
  • O exame sincero produz luz e entendimento. – Sal. 119:130.

Lucas 24:25-27 25 – E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! 26 – Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? 27 – E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

II – Bem-aventurado o que ouve.

1. Há diferença entre ouvir e ouvir.

a) Há pessoas que ouvem só com os olhos. Outras ouvem, mas não procuram entender o que ouvem. Será bem-aventurado o que ouve e compreende

Romanos 10:17 – De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

III – Bem-aventurado o que guarda.

  1. Pouco adiantará se lermos e ouvirmos, mas não guardarmos.

Tiago 1:22-24  22 – E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. 23 – Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;  24 – Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.

  • Deus requer obediência restrita à Sua Palavra. Guardando Sua Palavra, somos abençoados.

Mateus 7:24-27 24 – Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 – E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. 26 – E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; 27 – E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on print
prjulio

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *