Fortaleça-se na graça de cristo jesus
7 Minutos (Tempo de leitura )

Fortaleça-se na graça de cristo jesus

Fortaleça-se na graça de cristo jesus

Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.

II Timóteo 2. 1 (arc)

Trata-se de um fortalecimento no homem interior, a fim de que o indivíduo esteja qualificado para a luta externa, cumprindo devidamente a sua missão no mundo. Através da comunhão com Cristo recebemos o poder que se deriva da graça divina. No dizer de Robertson (in loc.): “Cristo é o dínamo de onde provém o poder, mas somente enquanto nos mantemos em contacto com Ele”. A expressão “em Cristo” figura por cento e sessenta e quatro vezes nas epístolas de Paulo, indicando a comunhão espiritual com Ele, por ser Ele a fonte de todo bem-estar espiritual. “O ato do recebimento (da graça divina) envolve a cooperação do homem com Deus. Comparar com o ‘Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós’ (ver João 15.4) – (nti)

João 15:4

4 – Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

FORTALEÇA-SE NA FÉ

Não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus.

Romanos 4. 20 (ver 4. 16 a 21) (ara).

Dar glória a Deus é a garantia da qualidade da fé, visto que é dependência do poder de Deus e é também confiança em sua promessa proferida (v.21). A vida de fé que Abraão demonstrou era de natureza tal que os atributos de Deus formavam o seu alicerce (1. 20)

Romanos 1:20

20 – Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

e, por conseguinte, era uma vida na qual a glória de Deus foi exibida (cf.1.21). Foi exercendo essa espécie de fé que ele foi justificado. (v.22). (beg).

Nenhuma honra maior pode ser atribuída a Deus do que a da fé, que sela ou confirma a verdade divina; e, por igual modo, nenhuma desonra tão profunda pode ser cometida contra Deus do que recusar-se a aceitar a sua graça, ou do que duvidar de sua Palavra. (nti).

 Romanos 4:16-21

16 – Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós, 17 – (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. 18 – O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.19 – E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.20 – E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,21 – E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.

DEUS LHE FORTIFICARÁ

E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.

I Pedro 5. 10 (arc).

 I Pedro 5:10 – E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.

“…fortificar…” No grego é “sthenoo”, “fortalecer”. As perseguições debilitam aos crentes, e talvez até lhes ameacem a fé. O próprio Deus cuidará de tudo, porém, se nEle confiarmos. E no dia eterno Ele nos fortificará deveras, em meio ao bem-estar eterno que desfrutaremos. Agora “ultrapassaremos” os poderes hostis; na eternidade, a vitória será completa. Essa é a força que Deus dá. (nti).

JESUS LHE FORTALECE, PARA SUPORTAR O QUE NÃO PODERIA DE VOCÊ MESMO

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Filipenses 4. 13 (ver 4. 11 a 13) (sbtb)

Filipenses 4:11-13

11 – Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. 12 – Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. 13 – Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

É importante observar que a ênfase não é tanto sobre a realização quanto na disposição de permitir que o poder de Deus sustente a dificuldade e a escassez, e acentuar o deleite da abundância e da prosperidade. Tal fé é um estimulante para crer em toda a suficiência de Cristo ao encarar todas as circunstâncias da vida. (bep)

ESTEJA VIGILANTE E FORTALEÇA-SE

Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.

I Coríntios 16. 13 (ara)

I Corintios 16:13

13 – Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.

O vocábulo grego indica “manter-se-alerta”, “ser vigilante”. O estado de alerta espiritual é assim ordenado a nós, portanto. Está em foco o crente que percebe e evita o mal, mas abraça o bem. Os crentes coríntios se tinham mostrado dormentes, e muitos erros os haviam alcançado.

“Fortalecei-vos no espírito, para que sejais bons representantes da causa de Cristo, para que sejais vitoriosos juntamente com aquele que comprou homens para si”. (nti)

SEJA PACIENTE E FORTALEÇA O SEU CORAÇÃO

Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima.

Tiago 5:8 – Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.

A volta de Cristo está próxima. Ele virá como Juiz para castigar os ímpios e recompensar os justos e livrá-los das injustiças que sofreram (v.9).

Tiago 5:9 – Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.

 A paciência é a virtude de suportar a injustiça, o sofrimento, as aflições, etc., confiando a nossa vida na mão de Deus, tendo fé nEle para corrigir todas as coisas na sua vinda. (Dt. 32. 35; Rm. 12. 12; Hb. 10. 30; 12. 1,2; ver Jó 2. 3 nota; Sl. 73 17 nota). (bep).

“…fortalecei…” No grego é “steridzo”, “estabelecer”, “confirmar”. Deriva-se de uma palavra que significa “apoiar”, “permanecer”, um elemento ou instrumento de apoio ou estabilização para algo. Fazemos isso espiritualmente mediante o cultivo dos meios espirituais de desenvolvimento e crescimento. A coragem aumenta e os propósitos espirituais são firmados e se tornam frutíferos. (nti)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *