Naamã, a cura que traz conversão
6 Minutos (Tempo de leitura )

Naamã, a cura que traz conversão

Naamã, a cura que traz conversão

II Reis 5:10-16

10 – Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. 11 – Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. 12 – Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. 13 – Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. 14 – Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado. 15 – Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo. 16 – Porém ele disse: Vive o SENHOR, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.

Observações:

  1. O rei temeu quando lhe foi enviado o general de um reino mais poderoso para que ele realizasse um tratamento nele para que fosse curado da lepra.
  2. Eliseu se ofereceu para invocar o Senhor e curá-lo por meio da fé. Pois em seu coração o espírito santo confirmava que assim deveria ser.
  3. Naamã questiona os métodos de Eliseu, porém aceita se banhar 7 vezes no Jordão pois a necessidade era maior que a arrogância.
  4. Naamã entendeu que Deus era supremo, quis pagar o profeta, porém ele recusou. Pois Deus não cobra para abençoar um filho. Assim Eliseu ensinava que o dinheiro não compra os favores de Deus.
  5. Naamã apesar de leproso, ainda carregava a arrogância de um general, mais quando curado ele entende que nesta vida nada somos, estamos todos debaixo das mãos de Deus e a ele devemos nos entregar de corpo e alma sendo submissos e fieis.

Geazi – Deus dá de graça a ganância traz a destruição.

II Reis 5:20-27

20 – Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa. 21 – E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a ncontra-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem? 22 – E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas. 23 – E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele. 24 – E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se. 25 – Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte. 26 – Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? 27 – Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.

  1. A ambição pode se esconder no coração de qualquer homem até aqueles que tem bons mestres. Foi assim com Geazi e foi assim com Judas.
  2. Quem prega a palavra de Deus não deve se envaidecer crendo que doutrinou a muitos, pois de fato só Deus pode julgar aonde a boa palavra floresceu ou não.
  3. A ambição através da obra sempre trará a ruina. Quem utiliza da fé para obter vantagens acabará sofrendo graves consequências.
  4. Tem muitas pessoas que saem da presença de Deus para correr atraz de Naamã, pensando que serão bem sucedidos. Mais no final ganharam o mundo e perderão sua alma.
  5. Geazi quis o que não lhe pertencia, a glória era de Deus, ele quis da preço aos favores de Deus e receber para sí o que pertencia a Deus.
  6. Deus usará os Eliseus deste mundo porém resistirá aos Geazi.

Mateus 6:24

24 – Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Mateus 19:23

23 – Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *