O que tem em minha mente?
9 Minutos (Tempo de leitura )

O que tem em minha mente?

O que tem em minha mente?

Visualize Word PDF 

 

 Lamentações 3:21-24

21 – Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. 22 – As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 – Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. 24 – A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele.

INTRODUÇÃO: O ser humano não possui a capacidade de tocar ou transformar o próprio coração. Essa é uma área que permanece como esfera exclusiva da ação de Deus, o Criador. Todavia, ainda que os recessos mais ocultos do nosso ser interior, isto é, do nosso coração, estejam fora do nosso alcance direto, a nós foi concedido o poder e responsabilidade de agirmos diretamente nos nossos pensamentos. Não podemos modificar o coração, mas podemos modificar a nossa própria mente. A mente é a janela do coração. Quando permitimos que nossa mente seja ocupada pelas setas e sugestões das trevas o nosso coração é envolvido pela escuridão. Ao contrário disso, para que tenhamos corações iluminados é necessário que voltemos a nossa mente à direção do Pai das Luzes (Tiago 1.17). Fazemos isso quando mantemos a mente cheia da palavra de Cristo, sendo movidos pela fé, levando todos os pensamentos cativos apaixonadamente ao amado de nossa alma, o Senhor Jesus.

Tiago 1:17 – Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

  1. A MENTE CHEIA DA PALAVRA DE CRISTO

Colossenses 3:16 – A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.

  • Qual tem sido a nossa atitude prática em relação ao princípio desta palavra?
  • O Espírito Santo é quem faz a conexão entre a nossa mente e o coração. Ao enchermos a nossa mente com a palavra de Cristo estamos trabalhando para que o nosso coração seja transformado e a vida abençoada.
  • Como podemos proteger o nosso coração?

Provérbios 4:23 – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

É fácil passar pela vida deixando tudo dentro de sua alma. Um acúmulo de ofensas que lhe fizeram parar, preocupações com um problema no trabalho, chateado por causa de um relatório negativo, amigos que não corresponderam, ingratidão, solidão, sonhos não realizados e pessoas que amadas, não corresponderam a nossa confiança. Pessoas que pensávamos que em nós confiavam, mas ao ouvir qualquer tipo de relatório sobre nós, não nos deram a chance de defesa. Nos traíram e ainda espalharam o mesmo relatório assumindo o espírito crítico de juízo e condenação.

Se não tomarmos cuidado com todo esse lixo, nossos pensamentos e preocupações podem envenenar nosso espírito, contaminar nossa alma, e deixar nosso corpo doente.

É por isso que o Espírito Santo quer ensinar-lhe o princípio encontrado em

Provérbios 4:23: “Acima de tudo, “guarde o seu coração.”

Precisamos aprender a parar coisas negativas. A chave é ter paredes construídas de modo a não permitir que coisas externas entrem e contamine o nosso coração. A Palavra, é a melhor matéria prima para uma construção sólida.

Você precisa aprender que tudo que não for, positivo, esperançoso, produtivo e cheio de fé, não fazem parte do projeto que Deus preparou para você.

Todo tolo pensa que ele está certo. Ele não consegue pensar de outra forma. Todos os outros estão errados! Um homem sábio aprende a se ressentir dos seus próprios pensamentos. Ele sabe que eles são egoístas, influenciados e enganosos. Ele escolhe ouvir com atenção e de forma submissa ao conselho de outros, pois ele sabe que estão falando com menos egoísmo, influência e engano do que aquilo que seu coração fala.

O homem é corrupto de dentro para for a. Seu coração – a local interno das afeições, motivações e escolhas – é a parte mais corrupta de todas. A Bíblia declara que o coração é enganoso acima de todas as coisas e desesperadamente mau, o que o condena horrivelmente (Jr 17:9)! Quem pode conhecer a natureza pervertida de seu coração? Não é você!

 Jeremias 17:9 – Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

Por natureza, nós odiamos a Deus, a sabedoria, a correção e aqueles que nos corrigem. Por natureza nós amamos a nós mesmos, presumimos que estamos certos, e cremos que fazemos tudo melhor do que os outros. A única razão que às vezes nós erramos é por culpa de outra pessoa ou pelas más circunstâncias. Nós temos as nossas razões para continuarmos a acreditar que estamos e sempre estaremos certos.

Para sairmos dessa vala de detritos do orgulho e da rebelião humana, você deve aprender a desconfiar, criticar e a ressentir os seus próprios pensamentos. Este é um dos mais difíceis desafios da sabedoria, pois com instintos e desejos poderosos nós queremos proteger e seguir os nossos próprios pensamentos. Admitir um erro e aceitar a opinião de outro é o exercício decisivo de humildade.

A segunda melhor medida de sabedoria é a sua habilidade de esmagar os seus próprios pensamentos e de se dispor em receber instruções. Esta é a questão mais comum indicada por Salomão através do livro de Provérbios. Ele constantemente apela aos seus ouvintes para que recebam instrução, sabendo que os seus corações estão se rebelando contra qualquer conselho contrário aos seus próprios entendimentos.

Cada homem deve se achegar a Deus e às Escrituras com total confiança e submissão. Uma santa apreciação deve ser formada para cada preceito; um santo ódio deve ser cultivado para cada pensamento contrário (Sl 119:128)

Salmos 119:128 – Por isso estimo todos os teus preceitos acerca de tudo, como retos, e odeio toda falsa vereda.

. Salomão escreveu, “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.” (Pv 3:5).

 “Não sejas sábio a teus próprios olhos; …” (Pv 3:7).

Provérbios 3:7 – Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.

Devemos fazer calar o nosso coração gritante! Anseie por sabedoria e admita que ela, por natureza, não está em você. Prove tudo pelas Escrituras (ITs 5:21; At 17:11).

I Tessalonicenses 5:21 – Examinai tudo. Retende o bem.

Atos 17:11 – Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

 Use uma multidão de conselheiros ao tomar decisões (Pv 11:14; 15:22; 24:6).

Provérbios 11:14 – Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.

Provérbios 15:22 – Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.

 Guarde diligentemente o seu coração (Pv 4:23; Is 8:20).

Provérbios 4:23 – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Isaías 8:20 – À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.

Escolhas diárias envolvem o seu coração. Tolos ouvem o coração: homens sábios consultam a palavra de Deus. Tolos se rebelam contra a instrução e avisos; homens sábios os apreciam e os buscam.

Portanto, precisamos guardar o nosso coração, a nossa mente e atentar para preservar, alimentar, regar e proteger a nossa fé. Mas não esqueça que uma boa fundação só a Palavra pode nos dar para que nossa fé funcione em plenitude.

Em toda construção a Fundação é o limitador do crescimento. Muitas vezes há crescimento mas sem uma boa fundação, e é por isso que algumas construções caem. Outras se mantém de pé porque sua fundação é sólida e isso é um indicador de que você manterá a fé crescendo se estiver alimentando da BOA, AGRADÀVEL e PERFEITA: PALAVRA DE DEUS

CONCLUSÃO: ESCOLHA VIVER OS PRINCÍPIOS DE DEUS. ANDE NA CONTRA MÃO DO MUNDO E VOCÊ VIVERÁ CADA UMA DAS PROMESSAS DO SENHOR. DECIDA REALMENTE ABRIR MÃO DO NOSSO EU E VIVAMOS NOS CAMINHOS DO SENHOR, NOS SEUS PRINCÍPIOS E VIVEREMOS O MELHOR TEMPO DE NOSSA VIDA. GUARDAR O CORAÇÃO TRAZ RESULTADO DE UMA COLHEITA EM TODAS AS ÁREAS DE NOSSA VIDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *