O velho e o novo coração
4 Minutos (Tempo de leitura )

O velho e o novo coração

O velho e o novo coração

Ez 36:25-32

25   Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.

26   E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.

27   E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.

28   E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.

29   E livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós.

30   E multiplicarei o fruto das árvores, e a novidade do campo, para que nunca mais recebais o opróbrio da fome entre os gentios.

31   Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos, que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniqüidades e das vossas abominações.

32   Não é por amor de vós que eu faço isto, diz o Senhor DEUS; notório vos seja; envergonhai-vos, e confundi-vos por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel.

O coração do homem é por natureza rebelde e resiste a Deus, seu criador.

(Jeremias 17:9)- Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

  • As características do velho coração.

a-É de pedra, por isso a expressão “duro de coração”

(Jeremias 5:23)- Mas este povo é de coração rebelde e pertinaz: rebelaram-se e foram-se.

b-É cruel  (Provérbios 12:10)- O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis.

c-Fonte de todo mal -(Marcos 7:21)- Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,

d-Depravação (Jeremias 17:9)- Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

e-Fonte de incredulidade e cobiça  (Hebreus 3:12)- Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.

  • A intervenção de Deus.

Deus não tenta melhorar o homem, não faz remendos, mas dá ao homem um novo coração.

(Salmos 51:10)- Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

(Jeremias 24:7)- E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração.

  • As características do novo coração:
  • Neste coração o Espírito de Deus pode habitar (Ezequiel 39:29)- Nem lhes esconderei mais a minha face, pois derramarei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor DEUS.
  • Ama a palavra de Deus e permanece nela (Salmos 119:105)- Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
  • As promessas de Deus são para ele (Lucas 24:49)- E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

Veja Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *