Suíços contra islamismo como religião oficial

Ida Gospel

Quase dois terços das pessoas que vivem na Suíça não acham que o islamismo deva ser reconhecido como uma religião oficial suíça, de acordo com uma pesquisa. Uma proporção semelhante acredita que não há lugar para o Islã no país.
Questionados se o islamismo deve ter o mesmo estatuto oficial do cristianismo e do judaísmo, 61% dos 15617 entrevistados disseram “não” ou “provavelmente não” no que a agência de notícias suíça relatou ser uma pesquisa representativa realizada pela editora Tamedia. Os resultados foram publicados nos jornais de domingo Le Matin Dimanche e SonntagsZeitung. Dos que estavam abertos a uma terceira religião oficial, 19% disseram “sim” e 20% “provavelmente sim”.
Quase dois terços (62%) disseram que não havia lugar na Suíça para o Islã. Além disso, 80% consideram que os valores cristãos fazem parte da identidade suíça.
Em agosto, o presidente do partido socialista pediu uma discussão sobre o status do Islã no país.
“Devemos pensar se queremos reconhecer o islamismo como uma religião oficial para não deixarmos a formação e o financiamento dos imãs aos círculos estrangeiros e talvez fundamentalistas”, declarou Christian Levrat ao SonntagsZeitung.

“Devemos fazer a pergunta sobre a possibilidade de haver um islã suíço.”

Questão cantonal
Agora cabe aos cantões refletir sobre isso, porque a relação entre Estado e religião está sob sua responsabilidade, de acordo com o sistema federal da Suíça.
A pesquisa foi realizada depois que um imã de uma mesquita do cantão de Zurique foi investigado por suspeita de incitar a violência. Além disso, assinaturas estão sendo coletadas para uma iniciativa que exige uma proibição do véu islâmico em todo o país. O cantão de língua italiana Ticino é o único lugar onde uma proibição do véu está em vigor.
Cerca de 5% dos suíços com mais de 15 anos são muçulmanos, de acordo com dados da Secretaria Federal de Estatísticas para 2012-2014; 38% são católicos, 26,2% protestantes e 22,2% dizem não ter filiação religiosa. Os 20.000 judeus da Suíça representam cerca de 0,25% da população residente.

Publicado em SWI

Programa de AfiliadosCursos 24 Horas


Suíços contra islamismo como religião oficial
Fonte da notícia: Notícias Cristã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.