O plano de Deus para a salvação do homem
No início o homem oferta a Deus para ter comunhão
Gênesis 4:2-4 2 – E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. 3 – E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4 – E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
O homem deturpa a comunhão e começa a realizar sacrifícios. Deixou-se a comunhão agora ele pede perdão
Números 6:16 – E o sacerdote os trará perante o SENHOR, e sacrificará a sua expiação do pecado, e o seu holocausto;
O homem usa o sacrifício para poder pecar contra Deus.
I Samuel 15:22 – Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Mais Deus envia o seu cordeiro
João 1:29 – No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Quem recebe a Cristo recebe seu sacrifício
I Coríntios 11:26 – Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
Não há nada que nos separe de Deus
Mateus 27:51 – E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
Se não há mais sacrifício como se purificar do pecado? Pela confissão dos pecados
I João 1:8-10 8 – Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10 – Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.