DOWNLOAD GRÁTISPregações no formato word, prontas para ministrações



Aprendendo a lidar com a inveja e a Crítica

Aprendendo a lidar com a inveja e a Crítica

A INVEJA

O que é Inveja?

  • Desejar ser abençoado como alguém foi é normal, porém sentir raiva, rancor, desejar o mal a alguém porque ela conquistou algo, isso é inveja.
  • Desejar algo tão bom quanto alguém possui ou conquistou é normal, desejar para si o que é do outro isso é inveja.

(Gênesis 4:3) – E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4) – E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. 5) – Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

  • Enquanto estavam na mesma condição tudo ia bem, mais quando Abel foi honrado, nasceu em Caim a inveja.
  • Quantas pessoas começam a sentir raiva de alguém, justamente por que ela recebeu uma benção e a pessoa não.
  • Quantas pessoas começam a botar defeitos no carro, na casa ou em algo que a pessoa possui, quantas vezes falam mal querem colocar a pessoa pra baixo dizendo que são amigos ou que estão apenas dando a sua opinião mais no fundo, estão se remoendo de raiva por que não conseguiram a mesma coisa para suas vidas.
  • Quantas pessoas fingem levar uma vida santa dizendo estar acima desses sentimentos, porém em seu coração a dor, raiva e tristeza por não terem sido igualmente abençoados. Mais Deus sonda os nossos corações e sabe nossos verdadeiros sentimentos. Talvez seja a inveja que te impede de ser abençoado.
  • Se o sucesso de alguma pessoa tem te incomodado, comece a orar sobre isso e peça a DEUS para te libertar desse sentimento, pois inveja é algo que não podemos deixar crescer em nossos corações.
  • O remédio para acabar com a inveja é tomar várias doses de humildade e de oração, enquanto persistirem os sintomas da inveja.
  • Esta sentindo inveja de alguém, ore para Deus abençoar ainda mais esta pessoa, até que aos poucos você sentirá em seu coração que a inveja deu lugar ao amor ao próximo.
Frase:

“Quanto mais uma pessoa brilha, mais inimigos ele consegue.”

A CRÍTICA

  • Quem gosta de ser criticado? De ver seu conhecimento ou autoridade ameaçada?
  • Temos que entender que há tipos diferentes de críticas. Algumas podem nos fazer mal pois nos faz parecer incompetentes, inferiores, sem capacidade, porém outras nos corrige, nos aprimora, nos faz ver que todo nosso potencial ainda não foi atingido.
  • uma crítica muitas vezes pode salvar ou dar um novo rumo a sua vida, mais será que estamos preparados para ouvir uma crítica?

Estamos preparados para criticar sem ofender?

(Mateus 23:27) – Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.

(Mateus 3:7) – E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
  • Quantas pessoas brincam de criticar, mais não se dão conta de que a crítica, são palavras destrutivas que menosprezam as pessoas. Ex. Eliane – Bagaceira.
  • Sei que ser criticado não é fácil, porque muitas vezes mostra para outras pessoas que estamos errados, e se admitir nossas falhas para nós mesmos já é difícil, imagine a outras pessoas.
  • Quantas vezes somos criticados pelos nossos pais, nossos pastores, mais não escutamos, ou não damos a devida atenção.

(Provérbios 13:1) – O FILHO sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão.

Se Deus nosso grande pai, através da palavra nos crítica é para nos dar uma visão diferente das coisas que nos cercam. A crítica muitas vezes é o confronto sobre o que pensamos e sobre a verdade que ainda não entendemos.




Adicionar um Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *