Quais são os dons do Espírito Santo?
Gálatas 5: 22 – Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade(duradoura), benignidade(coisas boas), bondade, fé, mansidão (tranqüilidade), temperança. (equilíbrio) 23 Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. 26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
1 Coríntios 12:1 – ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. 2 Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. 3 Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo. 4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. 8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. 12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
O QUE SÃO OS DONS E QUAIS OS DISPONÍVEIS PARA A IGREJA HOJE?
Todo crente possui dons espirituais, como também toda igreja local. Muitos desses talentos, porém, continuam enterrados, como aquele talento não usado, do capítulo 25 de Mateus; mas estes dons podem ser desenterrados e usados para a glória de Deus, visando o desenvolvimento da igreja local.
- As Três Listas Chaves
A grande maioria dos dons espirituais mencionados na Bíblia encontra-se em três capítulos principais: Rm 12, I Co 12 e Ef 4. Há ainda outros textos importantes, cujas informações preenchem outros importantes detalhes: I Co 13-14, I Pe 4, I Co 7 e Ef 3.
Romanos 12 menciona os seguintes dons espirituais:
1º Profecia (pregação, declaração inspirada). Quando Deus usa uma pessoa para revelar o futuro.
2° Serviço (ministério). A pessoa é inspirada para realizar trabalhos na igreja.
3° Ensino (comunicação de princípios bíblicos).
4° Exortação (estímulo à fé, encorajamento).
5° Contribuição (doação, generosidade). Don de ofertar, dizimar e doar algo.
6° Liderança (autoridade, governo, administração).
7° Misericórdia (simpatia, consolo, bondade). Doação de cestas
I Coríntios 12 adiciona:
8° Sabedoria (conselho sábio, palavra sábia). Inteligente, capacidade de raciocinar.
9° Conhecimento (falar com propriedade). O quanto a pessoa sabe.
10° Fé (crer na intervenção divina)
11° Cura (sarar mágoas e doenças físicas)
12° Milagres (realização de grandes feitos)
13° Discernimento de espíritos (percepção espiritual). Saber se é espírito santo ou maligno.
14° Línguas (falar em línguas nunca aprendidas)
15° Interpretação de línguas (tradução compreensiva)
16° Apóstolo. Busca, cumprir e ensinar os mandamentos do senhor .
17° Socorro. Ajudar a quem precisa num momento de aflição ou dor.
18° Administração (governo, presidência, liderança).
Efésios 4 adiciona:
19° Evangelista (missionário, pregador da salvação em Cristo)
20° Pastor (ministrar ao povo de Deus)
Estas três listas básicas fornecem-nos vinte dons espirituais distintos. Uma coisa torna-se evidente de imediato – nenhuma dessas listas é completa. Há dons mencionados em Efésios que também são mencionados em Romanos; e alguns dos dons mencionados em Romanos são mencionados em I Coríntios; e alguns dos dons mencionados em I Coríntios são mencionados em Efésios. Ao que tudo indica, esses catálogos não tencionam ser listas completas dos dons que Deus confere. E poderíamos concluir que, não sendo completas nenhuma dessas três listas em si mesmas, provavelmente todas elas juntas também não o são.
A própria Bíblia confirma ser essa uma conclusão correta. Há pelo menos outros cinco dons mencionados no NT:
21o Celibato (continência, abstinência sexual)
22o Pobreza voluntária (desprendimento material)
23o Martírio (submissão ao sofrimento)
24o Hospitalidade (alegria em receber pessoas)
25o Missões (amor dedicado a outras culturas)
Até aqui mencionamos 25 dons espirituais, há ainda outros dois dons:
26o Intercessão (oração, súplicas e louvor)
27o Libertação (batalha espiritual)
Outros Dons não mencionados porém aceitos.
28° Criatividade Artística,
29° Habilidade Manual
30° Música.
Os dons de Deus podem ser tirados?
Os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis (Rm 11:29). (Romanos 11:29) – Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
Porém, quando o crente está em pecado ou em rebeldia, ele não conseguirá desenvolver o seu dom. Ele pode continuar fazendo tudo na obra, menos usar com eficácia o poder de Deus. O dom sem unção é apenas uma habilidade que não produz vida. Os dons de Deus são reconhecidos em nós por nossos irmãos, que são edificados através deles. Ninguém vai ser edificado apenas por habilidades.
1 comentário em “Quais são os dons do Espírito Santo?”
Muito bom seus comentários