A conversão de Cornélio a Jesus Cristo

(Atos 10:1) – E HAVIA em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, 2) – Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. 3) – Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. 4) – O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; 5) – Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. 6) – Este está com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer. 7) – E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados, e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço. 8) – E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope.

(Atos 10:21) – E, descendo Pedro para junto dos homens que lhe foram enviados por Cornélio, disse: Sou eu a quem procurais; qual é a causa por que estais aqui? 22) – E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras. 23) – Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. E no dia seguinte foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope. 24) – E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos. 25) – E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. 26) – Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. 27) – E, falando com ele, entrou, e achou muitos que ali se haviam ajuntado.34) – E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; 35) – Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. 36) – A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o SENHOR de todos);

(Atos 10:46) – Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. 47) – Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? 48) – E mandou que fossem batizados em nome do SENHOR. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.

Introdução: Falar um pouco sobre o domínio do Império Romano sobre a região da Palestina nos primeiros séculos.

Tópico 1 – Quem era Cornélio? Um centurião, oficial do Império Romano. Gentio.

Tópico 2 – Características de Cornélio: Um homem que CRIA no Deus verdadeiro e era TEMENTE a Deus. Um homem que tinha visões espirituais. Tinha suas orações ouvidas por Deus. Um homem que praticava boas obras. PORÉM, NÃO ERA SALVO. Cornélio tinha muitas qualidades e um problema: estava espiritualmente perdido.

Tópico 3 – O quê ou quem não podia salvar Cornélio: suas boas obras não podiam salvá-lo. O anjo que lhe apareceu não podia salvá-lo (o anjo não podia nem pregar-lhe o evangelho). Pedro podia pregar o evangelho, mas não podia salvar Cornélio. (Quantos hoje colocam sua fé em Pedro e em tantos outros supostos ajudadores espirituais!) (Obs.: Cornélio se ajoelhou para adorar a Pedro, mas este não aceitou).

Tópico 4 – Quem podia salvar Cornélio? Jesus.

Conclusão: Cornélio não apenas creu, mas também se decidiu por Cristo. (Fazer apelo para que os ouvintes aceitem a Cristo).

Anísio Renato de Andrade

Você gostou desta mensagem?

0 / 0

Compartilhe:

66 visualizações
Deixe um comentário 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *