A nova criatura, o velho e o novo eu

 

(Mateus 5:17) – Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. 18) – Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

Deus falava diretamente com os profetas e dava a eles os seus mandamentos, mais Jesus alterou os estatutos, o que significa isso:

  • Que as leis de Deus não eram boas ?
  • Que Deus tinha ordenados leis duras pois era um Deus mal?
  • Que Deus fazia acepção de pessoas?

 Nada disso, ele apenas no velho testamento, acerca de 5.000 Deus dava leis que um povo bárbaro era cumprir, era o início do doutrinamento era o controle da carne pela Lei, no novo testamento, Jesus suaviza a natureza humana, doutrinando o homem para que agora ele viva pelo espírito e não pela carne.

Velho Testamento  (Controle da carne)

1 – (Mateus 5:21) – Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.

2 – (Mateus 5:27) – Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.

3- (Mateus 5:31) – Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite.

4- (Mateus 5:33) – Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR.

5 – Mateus 5: 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.

6- (Mateus 5:43) – Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

Novo Testamento   (Renuncia da carne)

1 – (Mateus 5: 22) – Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.

2 – (Mateus 5:28) –  Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

3 – (Mateus 5:32) – Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.

4- (Mateus 5:34) – Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35) – Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; 36) – Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. 37) – Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

5 – (Mateus 5:39) Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

6- (Mateus 5:44) – Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Outras revogações

(Mateus 5:31) – Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite. 32) – Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. 33) – Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR. 34) – Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35) – Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; 36) – Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.

Hábitos Judeus revogados no velho testamento.

Atos 15: 28 – Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: 29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.

  • No velho testamento Havia o plano de Deus para salvar uma nação o povo judeu, Jesus vem ao mundo não mais para uma nação mais para salvar a todos que quiserem.

(João 1:11) –  Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12     Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

Você gostou desta mensagem?

0 / 0

Compartilhe:

72 visualizações
Deixe um comentário 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *