A Vitória do Rei Josafá

 

Tema: A Vitória do Rei Josafá e o Poder da Adoração (2 Crônicas 20)

  1. Poder da Oração (vs. 1-12)

O rei Josafá foi avisado que uma “grande multidão” viria para destruir Judá. Ajuntaram-se contra ele os exércitos de Moabe, de Amom e de Monte Seir. A destruição de Judá era inevitável e a morte era uma certeza. O que Josafá fez diante daquela situação desesperadora? Qual a sua reação diante das provações e vicissitudes da vida? Onde buscar a solução e vitória das lutas do dia a dia? Josafá buscou a resposta em Deus. Se dispôs a orar e jejuar ao Deus dos céus. Pediu socorro ao Senhor juntamente com todo o povo de Judá. Não importa o tamanho de nossas dificuldades, a resposta está no poder da oração. Para Deus não há causas impossíveis!

  1. O Poder da Palavra (vs. 13-17)

Três exércitos contra a pequena Judá – a guerra e o seu extermínio era eminente. Não havia força para resistí-los e nem sabiam o que fazer, por isso consultaram a Palavra de Deus. Então, Deus usou Jaaziel para falar ao povo e o poder da Palavra os confortou. Todo o povo estava reunido para ouvir ao Senhor. Deus disse para que não temessem ou não se assustassem com aquela grande multidão, pois Ele próprio lutaria por eles. O Senhor tomou a causa do rei e de seu povo. Essa é a grande lição que a Bíblia que nos ensinar: obedecer a Sua Palavra. Ore e confie no Senhor e Ele tomará a sua causa e lutará por você.  Confie nas promessas de Deus, confie no poder da Sua Palavra!

  1. O Poder do Louvor (vs. 18-30)

O grande milagre ainda estava por vir. Deus os encorajou para se encontrarem com os inimigos em um vale próximo dali. Eles creram e foram ao encontro daqueles exércitos enfurecidos. Josafá ordenou que um coral fosse cantando e louvando a Deus à frente de seu pequeno exército. Também o rei e todo o povo de Judá e Jerusalém se prostraram e adoraram ao Senhor ali. Então, quando começaram a cantar e dar louvores os três exércitos inimigos começaram a lutar entre si para se destruir e exterminar um ao outro. Quando Josafá e o povo olharam para o deserto defronte do vale, o que viram foi uma grande multidão de “corpos mortos, que jaziam em terra, sem nenhum sobrevivente”. Esse é o poder do louvor!

Conclusão

Meus irmãos, quando nos sobrevier lutas e provações não devemos nos desanimar, reclamar, entristecer ou se afastar da Casa de Deus. Pelo contrário, quando vier as dificuldades da vida, cantemos e louvemos ao Senhor. O segredo da vitória de nossas lutas não está em nós, mas em Deus. Não deixe de freqüentar as reuniões de oração, estudos bíblicos… não deixe de cultuar ao Senhor. Deus transformou o vale do medo em “vale da bênção”. Ele quer fazer o mesmo na sua vida e da sua família. Portanto, ore, estude a bíblia e louve a Deus. Faça como Josafá, não fuja da luta, mas enfrente com oração e louvor e Deus lhe dará a vitória.

Cláudio César Gonçalves

Você gostou desta mensagem?

0 / 0

Compartilhe:

42 visualizações
Deixe um comentário 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *