Evita que teu pé ande descalço

(Êxodo 12:11) – Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.

(Jeremias 2:25) – Evita que o teu pé ande descalço , e a tua garganta tenha sede. Mas tu dizes: Não há esperança; porque amo os estranhos, após eles andarei.

(Deuteronômio 29:5) – E quarenta anos vos fiz andar pelo deserto; não se envelheceram sobre vós as vossas vestes, e nem se envelheceu o vosso sapato no vosso pé.

(João 8:36) – Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

(Colossenses 1:13) – O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;

  1. Na condição de escravos:
  1. éramos prisioneiros  -(Romanos 6:6) – Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
  2. Nossos pés estavam presos – (Efésios 2:1) – E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, 2 – Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. 3 – Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. (Salmos 105:18) – Cujos pés apertaram com grilhões; foi posto em ferros;
  1. Tudose fez novo:
  1. Ele anda procurando – (I Pedro 5:8) – Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 9 – Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
  2. Fomos tirados das potestades das trevas – (Colossenses 1:13) – O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
  3. Fomos transportados(êxodo) para o reino do Seu amor (Colossenses 1:13)
  4. As coisas velhas passaram  – (II Corintios 5:17) – Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
  • O alvo de satanás é levar-nos cativos de novo:
  1. Ele anda procurando (I Pedro 5:8) – Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 9 – Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
  2. Ele é o ladrão  – (João 10:10) – O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
  1. Devemos andar calçados:
  1. Pés calçados são protegidos de:
  • Contrair doenças – (Jó 2:7) – Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.
  • Pisar em pregos enferrujados
  • Latas velhas
  • Cacos de vidro
  • Tropeçar e esfolar

Por aí estão os pregos enferrujados, as latas velhas,o cacos de vidro, as pedras deixadas pelo inimigo de nossas almas(ocultismo, falsa ciência, vãs filosofias, imoralidade, sexo livre, as drogas, o roubo, o crime, o desquite, o divórsio, etc).

  1. Sapatos nos pés servem de adorno.

Geralmente quem anda descalço ou com sapatos rotos, são os mendigos  – (Josué 9:5) – E nos seus pés sapatos velhos e remendados, e roupas velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento. 6   E vieram a Josué, ao arraial, a Gilgal, e disseram a ele e aos homens de Israel: Viemos de uma terra distante; fazei, pois, agora, acordo conosco.

7   E os homens de Israel responderam aos heveus: Talvez habitais no meio de nós; como pois faremos acordo convosco?

8   Então disseram a Josué: Nós somos teus servos. E disse-lhes Josué: Quem sois vós, e de onde vindes?

9   E lhe responderam: Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome do SENHOR teu Deus, porquanto ouvimos a sua fama, e tudo quanto fez no Egito;

10   E tudo quanto fez aos dois reis dos amorreus, que estavam além do Jordão, a Siom rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que estava em Astarote.

11   Por isso nossos anciãos e todos os moradores da nossa terra nos falaram, dizendo: Tomai em vossas mãos provisão para o caminho, e ide-lhes ao encontro e dizei-lhes: Nós somos vossos servos; fazei, pois, agora acordo conosco.

12   Este nosso pão tomamos quente das nossas casas para nossa provisão, no dia em que saímos para vir a vós; e ei-lo aqui agora já seco e bolorento;

13   E estes odres, que enchemos de vinho, eram novos, e ei-los aqui já rotos; e estas nossas roupas e nossos sapatos já se têm envelhecido, por causa do mui longo caminho.

V – Por que a igreja deve andar calçada ?

  1. Porque agora ela é livre – (Gálatas 4:31) – De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.
  1. Porque o noivo gosta. (Cânticos 7:1) – QUÃO formosos são os teus pés nos sapatos, ó filha do príncipe! Os contornos de tuas coxas são como jóias, trabalhadas por mãos de artista.

VI – Calçados que Jesus Preparou para sua amada:

  1. Do amor -(Efésios 5:2) – E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
  2. Da prudente – (Provérbios 4:11) – No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar. 12) – Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás. (Provérbios 4:26) – Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! 27) – Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.
  1. Da paz – (Efésios 6:15) – E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; (Romanos 10:15) – E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. (Isaías 52:7) – Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!
  1. Da santidade -(Gálatas 5:16) – Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. (Efésios 5:8) – Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz
  1. Da sinceridade – (Salmos 101:2) – Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero.
  1. Da reverência – (Eclesiastes 5:1) – GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.
  1. Da dignidade – (Efésios 4:1) – ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
  1. Da verdade – (II João 1:4) – Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai. (III João 1:4) – Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.

Você gostou desta mensagem?

0 / 0

Compartilhe:

40 visualizações
Deixe um comentário 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *