Jesus é nosso grande mestre

Mateus 7:1 NÃO julgueis, para que não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

  • O julgamento parte de uma comparação, se nos compararmos a outros homens, estaremos semelhante a homens, se nos compararmos com Jesus, veremos que também temos que melhorar, se tentarmos nos assemelhar a ele mais próximos estaremos de ser a imagem e semelhança de Deus..

 

3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

  • O erro é da natureza humana, exigir de alguém que ele não erre é exigir que ele não seja humano, mais divino. Temos que admoestar por amor (que revela carinho, paciência) não por julgamento. (raiva, repreensão, intolerância). O amor convence, O julgamento exclui.

 

6 Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.

  • Temos que chamar a todos para a gloria de ser servos de Deus, porém devemos ter em mente que tudo que é de Deus é santo. Temos cuidar das coisas santas, pois alguns incrédulos podem querer fazer chacotas. (Tito 3:9) – Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.

 

7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.

  • Deus sabe do que necessitamos, porém quem declara o que necessita, esta demonstrando a sí mesmo a importância de Deus em sua vida.

 

9 E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? 10     E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

  • Muitas pessoas se lamentam pelas coisas que de ruim acontecem sendo elas tementes a Deus, mais em tudo que nos acontecem há um propósito de Deus, lembre-se ele te conhece te ama, é seu pai, e não te faria passar por algo se não fosse importante para você.

 

12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

  • Todos querem ser amados, respeitados. Mais nem todos ama e respeitam as pessoas. Ditado popular – Que deus te dê em dobro tudo que me desejares.

 

13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

  • Andar na moda é fazer tudo o que os outros estão fazendo, porém o crente tem uma vida pautado pela decência, prudência e amor cristão, se a moda vai contra os princípios cristão, então somos antiquados com o maior prazer.

 

15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. 16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17  Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. 18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.

  • Se uma pessoa diz algo mais vive outra, esse pessoa não está dando o fruto que diz produzir, tal pessoa não é digna de confiança.

 

19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

  • Os frutos de uma pessoa são as suas ações, se as ações contradizem os mandamentos de Deus, nada nem ninguém poderá salvar essa pessoa, nem se ela orar dia e noite.

 

22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

  • No mundo o bom e o mal estão juntos, as vezes é difícil separar o joio do trigo, mais temos a certeza que um dia a separação será feita, e o joio será separado e jogado no fogo.

 

24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

  • Quando as dificuldades chegam, você se vê edificado na rocha, ou se desfase por completo, depois fica clamando a Deus que te ajude a juntar seus cacos.

 

26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; 27  E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

  • Pessoas que vivem somente das futilidade da vida, são pessoas que qualquer vento mais forte os desmorona.

 

28 E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; 29 Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.

  • Falar com certeza e diferente de simplesmente achar. Jesus pregava na certeza, e nas suas palavras não havia o talvez.

Mateus 9:9 – E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.

  • Ninguém é prisioneiro da fé, seguir a Jesus é um atitude. Basta você querer.

 

10 E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. 11 E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? 12  Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

  • Jesus veio aos pecadores como o médico vem aos doentes, você vai aos pecadores como médico ou uma vez ao lado do pecador você também fica doente. Você tem sido crente 24 horas ou apenas na presença de outro crente.

 

14 Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? 15 E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.

  • Jejuar é chamar a atenção de Deus, é busca a sua presença de Deus, eles já estavam com o próprio não havia necessidade de chama-lo

 

16 Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. 17 Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

  • Os ensinamentos de Jesus são para ser seguidos, e quem os segue faz coisas que antes não fazia e se comporta de uma outra maneira. Então ele vive em novidade de vida.

 

18 Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá. 19 E Jesus, levantando-se, seguiu-o, ele e os seus discípulos.

23 E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas, e o povo em alvoroço, 24     Disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele. 25 E, logo que o povo foi posto fora, entrou Jesus, e pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se.

  • Imagine um momento feliz, Pois aquele que faz o morto se levantar, pode fazer reviver a sua alegria, para isso peça como aquele pai pediu pela sua filha, para que Jesus vá a sua casa.

 

27 E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi. 28 E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. 29 Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.

 

A sua fé move a mão de Deus, pois só através da fé podemos tocar no coração de Deus. Creia, busque e encontrará o milagre de Deus a sua disposição,

 

Você gostou desta mensagem?

0 / 0

Compartilhe:

176 visualizações
Deixe um comentário 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *