Pregação evangélica curtas e fáceis

1. Pregação evangélica curtas e fáceis – Nosso Deus faz tudo por você

(Salmos 91:14) – Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. 15) – Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. 16) – Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

1. Eu o livrarei – vs. 14-15
2. Eu pô-los-ei a Salvo – v.14
3. O ouvirei – v.15
4. Falarei contigo – v. 15
5. Estarei com você na angústia –v.15
6. O Retirarei da angustia – v. 15
7. Eu o saciarei – v.16
8. Eu lhe mostrarei a minha salvação – v.16.

2. Pregação evangélica curtas e fáceis – Deus te fará um vencedor lute

Texto Bíblico: Gn 32.28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.

1.DONDE PROCEDE O PODER

* O poder vem da natureza do Senhor – Ef 1.19 E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,
* O poder vem da promessa do Senhor – At 2.39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
* O poder vem do propósito do Senhor – Lc 10.19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

2. COMO RECEBER O PODER

* Ele acontece na nossa franqueza – I Co 5.8 Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
* Ele acontece na nossa obediência – I Pe 1.14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
* Ele acontece na nossa reverência – Hb 12.28 Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade;

3. ONDE USAMOS O PODER

* Fortalecendo o nosso interior – 2 Co 4.16 Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
* Resguardando a nossa família – I Tm 5.8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.
* Desarmando o nosso inimigo – 2 Co 10.4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

3. Pregação evangélica curtas e fáceis – Deus está sempre presente

Gênesis 28:10-22
Jacó é um tipo meio teimoso, insensível e num certo sentido “casca grossa”. Devido uma série de circunstancias tem que sair da casa de seus pais meio que fugindo de seu irmão. Está indo para a terra dos parentes de seus pais e deveria procurar uma esposa. Sabia que provavelmente não mais encontraria seus pais e alem disso estava indo para o desconhecido. No caminho num lugar que ele chamou de Betel, ele repousou e teve um sonho. Neste sonho Deus se revela e faz a ele as mesmas promessas que fizera a Abraão. Ele acorda e declara “Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia” (v.16). Diante dessa percepção faz um voto diante do Senhor. Essa experiência na vida de Jacó nos ensina algumas coisas importantes acerca da presença de Deus, e baseada nisso quero meditar com os irmãos no tema: “A presença de Deus”.
INDEPENDE DA PERCEPÇÃO HUMANA (v.16): Jacó declara que Deus estava naquele lugar independentemente de sua percepção. Ele não sabia, mas Deus estava ali. Assim acontece hoje no mundo em que vivemos, e mesmo que muitos não percebam e não admitam Deus está presente.
PODE SER PERCEBIDA PELO HOMEM (v.16): Um homem que não conhecia pessoalmente a Deus, que se refere a Deus como sendo Deus de seu avo e de seu pai, percebe a presença de Deus. Uau! Deus está aqui! Muitas pessoas percebem a presença de Deus por meio de manifestações e experiências pessoais em suas vidas e na vida de pessoas próximas.
É PERCEBIDA POR MEIO DA REVELAÇÃO DE DEUS (v.12-15): Jacó percebeu a presença de Deus porque Deus se revelou em sua vida. Ele já podia ter percebido a presença de Deus pelo testemunho de seu pai acerca de como Deus chamara e operara na vida de Abraão. Ele poderia ter percebido pelas falas que provavelmente seu pai fazia em sua casa, mas ele percebeu apenas quando Deus se revelou diretamente a Ele. Qualquer percepção acerca de Deus sempre tem como ponto de partida o próprio Deus.
NÃO IMPLICA EM RELACIONAMENTO COM DEUS (v.20-22): Que coisa estranha, depois de perceber a presença de Deus Jacó não entra em relacionamento com Deus, faz um voto cheio de “se”. Ele coloca algumas condições para que seja estabelecido entre ele e Deus um relacionamento. Muita gente tem a percepção milagrosa da presença de Deus, mas nem todos estabelecem relacionamento com Deus. Por isso percepção da presença de Deus não implica em relacionamento com Deus.
IMPLICA NA NECESSIDADE DE UMA DECISÃO (v.21): Na sua viagem de volta para a terra de seus pais, Jacó tem novo encontro com Deus em Peniel (Gn 32:22-32) e ali verdadeiramente ele tem um encontro pessoal com Deus. Ali sua percepção da presença de Deus o leva a uma tomada de decisão, e a partir daquele momento, Deus passa a ser Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
CONCLUINDO, muitas pessoas, como Jacó, apesar de terem a percepção da presença de Deus não entram em relacionamento com Deus. O objetivo principal da manifestação de Deus é nos conduzir a um relacionamento pessoal com Ele. Como anda sua percepção e relacionamento com de Deus?

A leitura do Livro de Deus produz os mais extraordinários efeitos na vida dos homens, não só de crentes como também de não crentes:

4. Pregação evangélica curtas e fáceis – Efeitos da leitura bíblica

  1. Regenera. – Tia. 1:18.
  2. Vivifica. – Sal. 119:50.
  3. Ilumina. – Sal. 119:130.
  4. Purifica. – Sal. 119:9.
  5. Dá sabedoria. – Sal. 119:98.
  6. Santifica. – João 17:17.
  7. Produz fé. – João 20:31.
  8. Produz esperança.
  9. Limpa o coração. – João 15:3; Ef. 5:26.
  10. Endireita os caminhos. – Sal. 119:104.
  11. Desvia-nos dos caminhos perigosos. – Sal. 119:101.
  12. Mantém a vida.
  13. Promove o aumento da graça.
  14. Edifica na fé. – At. 20:32.
  15. Admoesta. – Sal. 18:12.
  16. Conforta. – Sal. 118:9.
  17. Livra-nos do pecado. – Sal. 118:9.

Veja também:

Você gostou desta mensagem?

0 / 0

Compartilhe:

110 visualizações
Deixe um comentário 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *