Raabe a meretriz que se converteu

 

Josué 2, 6: 22-25

22 – Josué, porém, disse aos dois homens que tinham espiado a terra: Entrai na casa da mulher prostituta, e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe tendes jurado.
23 – Então entraram os jovens espias, e tiraram a Raabe e a seu pai, e a sua mãe, e a seus irmãos, e a tudo quanto tinha; tiraram também a toda a sua parentela, e os puseram fora do arraial de Israel.
24 – Porém a cidade e tudo quanto havia nela queimaram a fogo; tão-somente a prata, e o ouro, e os vasos de metal e de ferro, deram para o tesouro da casa do SENHOR.
25 – Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.

Raabe era uma cananéia, uma mulher e uma prostituta que morava na cidade de Jericó na época de Josué.

Os cananeus sabiam que Josué estava vindo, e que Deus havia prometido Jericó ao Israelitas. Embora Raabe não fosse judia, quando ouviu a história, ela passou a acreditar em Deus como o único Deus verdadeiro, e por isso ela protegeu os espiões de Josué do Rei de Jericó quando ele veio explorar a cidade, arriscando sua vida. Ao longo de sua história, Raabe nos mostra sua fé em Deus por meio de palavras – “o Senhor, o teu Deus, é Deus em cima nos céus e em baixo na terra” (Josué2:11) – e ações (ela esconde os homens de Josué, e pendura uma bandeira vermelha em sua janela como um sinal de sua fé). Quando Josué conquista Jericó, a vida de Raabe e de sua família é poupada.

Um leitor astuto pode se perguntar se, dado que o avanço do exército de Josué era bem conhecido por todo o povo cananeu, e o fato de Raabe não ter muito capital social a perder, talvez Raabe estivesse disposta a professar qualquer fé necessária na tentativa de salvar sua vida e avidas de seus familiares.

Talvez. Só Deus conhece seu coração. Mas Raabe passou a se juntar ao Família israelita, casando-se com a tribo real de Judá. Seu filho era Boaz, e os dois tornaram-se ancestrais de Cristo, nomeados na genealogia de Mateus. É difícil dizer onde está o coração de Raabe começou nesta jornada de fé, mas a inspiração do Espírito Santo registra nas Escrituras que Raabe era uma mulher de fé.

Você gostou desta mensagem?

0 / 0

Compartilhe:

69 visualizações
Deixe um comentário 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *