A serpente que foi erguida na bíblia

A serpente que foi erguida na bíblia

Eva é enganada pela serpente

Gênesis 3:1-5     1 – ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? 2 – E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, 3 – Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. 4 – Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 5 – Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

  • Ela engana
  • Ela persuade
  • Ela quebra a aliança de Deus para com os homens.

A serpente no deserto

Números 21:5-8       5 – E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. 6 – Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. 7 – Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. 8 – E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.

  • Quando o homem abandonou a Deus, Deus os abandonou a serpente.
  • O homem só pode ser curado quando encarou a serpente.

O fim da serpente

II Reis 18:1-4  1 – E SUCEDEU que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá. 2 – Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias. 3 – E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai. 4 – Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.

  • O homem adora a serpente.

Deus transforma maldição em bênção

Atos 28:1-6

1 – E, HAVENDO escapado, então souberam que a ilha se chamava Malta. 2 – E os bárbaros usaram conosco de não pouca humanidade; porque, acendendo uma grande fogueira, nos recolheram a todos por causa da chuva que caía, e por causa do frio. 3 – E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides, e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão. 4 – E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a justiça não o deixa viver. 5 – Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não sofreu nenhum mal. 6 – E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado já muito, e vendo que nenhum incômodo lhe sobrevinha, mudando de parecer, diziam que era um deus.

  • A serpente era para a morte, mais Deus a fez como símbolo de poder de Deus na vida de Paulo.
  • Deus transforma maldição em bênção.

Como vencer a serpente.  

Lucas 10:19    19 – Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

Tiago 4:7     7 – Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Jesus é colocado no lugar da serpente

João 3:14    14 – E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;

O fim da serpente é ser destruida

Apocalipse 12:9-11      9 – E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. 10 – E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. 11 – E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.

prjulio


Pastor da Igreja de Deus no Brasil há 19 anos, hoje atuando em Catalão no bairro Santa Terezinha, pai de 5 filhos casado com Marta Valéria.