Autoridade espiritual parte 3
8 Minutos (Tempo de leitura )

Autoridade espiritual parte 3

Autoridade espiritual parte 3

AUTORIDADE NO GOVERNO

(Romanos 13:1) – TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. 2) – Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. 3) – Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. 4) – Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. 5) – Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. 6) – Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. 7) – Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. 8) – A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

(I Pedro 2:17) – Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.

AUTORIDADE NO TRABALHO

(Efésios 6:5) – Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo; 6) – Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; 7) – Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. 8) – Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre. 9) – E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o SENHOR deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.

AUTORIDADE NO LAR

(I Corintios 11:3) – Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.22) – Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; 23) – Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 24) – De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 25) – Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

Conseqüências da submissão da mulher.

  • Cobertura espiritual
  • Proteção

BELO EXEMPLO DE SUBMISSÃO: DAVI

Apesar de Davi saber que ele já estava ungido para ser rei no lugar de Saul; apesar de ele poder se justificar se matasse Saul, que o perseguia para tirar sua vida, nada fez porque reconhecia a unção de Deus sobre a vida de Saul. Por duas ocasiões teve oportunidade de matá-lo. Numa ocasião, furtivamente cortou a orla do seu manto; porém, depois sentiu seu coração reprová-lo (1 Samuel 24.4-6). Noutra ocasião também poderia tê-lo matado com a ajuda de Abisai, enquanto dormia, no entanto tomou sua lança e uma jarra d’água (1 Samuel 26.6-12). Nunca tentou matar Saul, porque dizia: “… quem haverá que estenda a mão contra o ungido do Senhor e fique inocente?” (1 Samuel 26.9). Davi confiava sua justiça a Deus, não em suas próprias mãos. Mais tarde, Saul cometeu suicídio com a ajuda de um jovem amalequita (1 Samuel 31 e 2 Samuel 1). Davi, por fim, sobe ao trono.

Jesus também foi submisso a autoridade de Deus.

AUTORIDADE NO CORPO DE CRISTO

(I Corintios 12:12) – Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 13) – Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. 14) – Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. 15) – Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? 16) – E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? 17) – Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18) – Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 19) – E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20) – Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. 21) – E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. 22) – Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; 23) – E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. 24) – Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; 25) – Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. 26) – De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. :27) – Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.

  • Cristo é o cabeça o pastor a coluna dorçal.
  • A insubordinação do(s) membro(s) leva a queda o corpo inteiro.
  1. Os Frutos da Sujeição
Quando o homem vive no princípio de submissão às autoridades delegadas por Deus, ele desfruta de benefícios desejados por todos os homens, a saber:
1.      Paz, ordem e harmonia no corpo de Cristo;
2.      Edificação e formação de vidas;
3.      Unidade e saúde na igreja;
4.      Cobertura e proteção espiritual.

O PROBLEMA DO SUPERESPIRITUAL

Quem é este? É aquele que aparenta espiritualidade, mas esconde uma grande rebelião e que traz muito dano ao corpo de Cristo. O superespiritual costuma dizer: “Eu só obedeço a Cristo, o Senhor. Não estou sujeito a nenhum homem!” Isto é loucura! Toda vez que se diz “Deus, quero te obedecer”, o Senhor responde bem claro e preciso: “Ótimo! Então obedeça ao teu marido, teu pai, teu chefe, teu pastor!” Aí aparece o superespiritual declarando: “Não, eu só obedeço ao Senhor, a ninguém mais. Só obedeço ao que tu me falares pessoalmente!” E o Pai responde com toda firmeza: “Mas o meu desejo é que me obedeças através deles”.

É inadmissível declarar obediência a Deus e não às autoridades por Ele delegadas. Sempre que obedecemos às autoridades delegadas estamos submissos a Deus, estamos agradando ao Pai. Obedecer somente quando se concorda não é espírito de submissão. É rebeldia e independência. Importa que obedeçamos de coração. É assim que se age perante Deus. E o Senhor nos capacita a viver esta vida de submissão que, por um lado, nos leva à maturidade em Cristo; e, por outro lado, glorifica a Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *