7 Minutos (Tempo de leitura )

O Apóstolo Pedro um homem como nós

O Apóstolo Pedro um homem como nós

O Chamado de Pedro

Mateus 4:17 – Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 18     E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; 19     E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 20     Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.

 

A fé de Pedro

Mateus 14: 23 – E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. 24 E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; 25 Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. 26 E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. 27 Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. 28 E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. 29 E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. 30 Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! 31 E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? 32 E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.

  • Pedro foi impetuoso, e provocou a Deus.
  • Pedro foi corajoso e andou.
  • Pedro teve medo e começou a afundar.
  • O milagre de Deus foi quebrado quando faltou fé.
  • Tudo ao redor, estava agindo para que o milagre acontece-se.

Pedro o valente.

João 18:10 –  Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco. 11 Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?

  • Não temeu lutar, matar ou morrer, por seu Deus.

Pedro o covarde.

Lucas 22:34 –  Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces.

 Lucas 22: 54 – Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe. 55 E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles. 56 E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. 57 Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço. 58 E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou. 59 E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu. 60 E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. 61 E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. 62 E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.

  • Negou a seu Deus para não ser morto.
  • Estava a seu lado nos momento de milagres, estava distante enquanto Jesus sofria.

O Ministério de Pedro

Mateus 16: 15 – Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? 16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. 18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; 19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

  • O 1° Pastor, fica evidenciado aqui a sua importância.
  • Embora as vezes vacilava na fé Jesus o chamou de rocha, pois sua natureza humana o fazia pecar mais seu amor por Deus e Jesus eram inabaláveis.

Pedro cura em nome de Cristo.

Atos 3:6 –  E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.7) – E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. 8) – E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. 9) – E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;

Pedro expressa seu amor a Jesus 

João 21: 5 – Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. 6 E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. 7 Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o SENHOR. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.

  • Pedro da demonstração de um amor desmedido quando se atira ao mar para encontrar com Jesus.
  • Jesus mostra que com ele atiramos a rede no lado certo (nossas vidas estão no caminho certo), por isso a ambulância e fartura para os que nele estão.
  • Eles reconheceram Jesus não pela sua face mais pelo milagre que ele realizara.

A responsabilidade de Pedro

João 21: 15 – E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.

16     Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

17     Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

  • Pedro vacilou muito, por isso Jesus pede que ele afirme varias vezes que não iria desampara as ovelhas que ele havia conquistado.

Conclusão:

Pedro é uma pessoa como nós que erra e acerta, porém o seu amor por Jesus o torna um vencedor, embora tenha até negado a cristo, ele não deixa de segui-lo e é absorvido pelo pecado, pois quando nós caímos em tentação devemos nos levantar deixar o pecado, se arrepender e não mais cometê-lo e o senhor que tudo vê nos dará a devida remissão, pois ele não tem prazer em acusar mais sim em absorver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *