A cura de naamã, mais um milagre de Deus
10 Minutos (Tempo de leitura )

A cura de naamã, mais um milagre de Deus

A cura de naamã, mais um milagre de Deus

 

1 – O homem – Naamã
Naama era um general cheio de fama e poder, porém nada disso o podia livrá-lo da doença mais terrível daqueles tempos. Pois a lebra apodrecia partes do corpo da pessoa doente, era transmissível e não tinha cura.
2 – A lepra
(II Reis 5:1) – E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
3 – A serva de Naamã
(II Reis 5:2) – E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
(II Reis 5:3) – E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
(II Reis 5:4) – Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
4 – A viagem
(II Reis 5:5) – Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.
(II Reis 5:6) – E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.
5 – O Rei de Israel.
(II Reis 5:7) – E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.
6 – Para as coisas naturais o rei pode muito, mais para as sobrenaturais somente Deus pode.
(II Reis 5:8) – Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
(II Reis 5:9) – Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
(II Reis 5:10) – Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
7 – A decepção
(II Reis 5:11) – Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
8 – A palavra  – uma ordem a ser cumprida
 (II Reis 5:12) – Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
9 – A obediência
(II Reis 5:13) – Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
10 – A cura
(II Reis 5:14) – Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
11- O reconhecimento
(II Reis 5:15) – Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo. 16) – Porém ele disse: Vive o SENHOR, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou. 17) – E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR. 18) – Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo. 19) – E ele lhe disse: Vai em paz. E foi dele a uma pequena distância.
Todos podem curar um enfermo.
Marcos 16: 17     E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18     Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Como acontece o processo de cura?
A mais comum é quando uma pessoa intercede pela outra. Aquele que intercede é o vaso, esse vaso ora a Deus deus enche o vaso o vaso transborda e o poder de Deus transborda para o enfermo. (Tiago 5:16) –  Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
A cura é manifestação de Deus e não dos homens.
Por isso ele escolhe o hora e o local em que se manifestará. (I Corintios 8:6) –  Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
A oração de cura deve ser dirigida a Jesus pois ele intercede por nós.
(I Timóteo 2:5) –  Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Todos podem receber de Deus o Dom de Cura.
O dom é um poder dado para quem o busca com intensidade, desta maneira quem o tem pode manifestar o poder de Deus de forma mais intensa e cotidiana.
Dom de Cura e dom de Maravilhas.
A cura imediata é um milagre. Esse é um dom específico chamado dom de maravilha. A cura também é manifestada aos poucos de forma intercessiva e constante.
1 coríntius 12: 4 – Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5     E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6     E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7     Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. 8     Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9     E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10     E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. 11     Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Há dois tipos de Cura a Física e a Espiritual.
A Cura Física, é a cura de uma doença manifestada no corpo e a cura espiritual, normalmente identificamos pelas atitudes. Ex: depressão, fadiga, nervosismo, atitude de auto destruição, etc… Mais Deus nos livra de ambas.
Outras considerações a respeito da Cura.
Um problema espiritual pode atingir o corpo de forma indireta pois satanás atual em nossas emoções, e por isso existem as doenças psicossomáticas. Ex. Marcos 5: 1     E CHEGARAM ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. 2     E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; 3     O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender; 4     Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar. 5     E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.
  •  Devemos interceder uns pelos outros por todo tipo de cura. (Tiago 5:16) –  Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
  • A cura da personalidade humana. Jesus leva as nossas dores embora, quando cura nosso coração através de seus ensinamentos. Cura nossas enfermidades quando pela fé invocamos o seu poder e recebemos sua cura. Mateus 8: 16     E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos; 17     Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *