Letra C

Conhecendo a verdade para ser livre

Conhecendo a verdade para ser livre

João 8:32 – Conhecereis a Verdade e a verdade vos libertará.

O que é conhecer? O que é verdade? O que é liberdade?

Encontrei algumas definições, porém ao buscar conhecimento, bem possivelmente a lista será um pouco maior, mas aqui cito algumas:

Conhecimento – Informações, experiência,discernimento, prática da vida. Capacidade de reagir ativamente buscando objetivo. E também “ciência”.

Verdade – De acordo com a Bíblia, verdade são as decisões de Deus, a palavra, os juízos.

Liberdade – Agir segundo a própria determinação, poder agir dentro de uma sociedade organizada, autonomia, e outras mais.

Tem uma frase interessante do pensador que cita. “Liberdade não são folhas ao vento, mas o vento que toca as folhas” Elanklever.

Penso que isto demonstra uma vontade realizante, com objetivos e determinação. Muitas vezes por falta de dicionário pensamos que liberdade, queira dizer: Desobrigação, ou licenciosidade.

E isto muitas vezes realmente é mal entendido buscando libertação e desobrigação de responsabilidades.

Mas será que a Bíblia e seus ensinos mudaram com o tempo? Parece que sim, pelo menos nesta era que estamos vivendo (década de 2010). Proliferação incontrolada de religiões, filosofias, seitas, ensinos outros que autodenominam verdades.

Mas aquele que busca com seriedade e atenção percebe claramente o que a Bíblia cita: Desde o início da mesma até o último livro, todos citam O CAMINHO DE DEUS.

Caminho (ensinos, direção, veredas) de Deus para o ser humano.
Caminho do homem pelo próprio homem
Caminho “JESUS”, como luz, objetivo, modelo de vida.

Inclusive os Profetas : Isaías quando disse: Aplanai o CAMINHO. João Batista que pregou: E virá O CAMINHO. O Apóstolo Paulo dizendo: Prego O CAMINHO que chamam de seita. Atos 24:14.

Será que todos estavam errados? Mudaram para Cristianismo, começando as placas de desvios e endurecimento do entendimento (Se você disser que Cristianismo não tem na Bíblia, muitos dirão que você está errado, mesmo sem tal palavra estar mesmo, e pelos mesmos que dizem segui-la).

A Bíblia cita apenas 3 vezes a palavra Cristão, e nenhuma Cristianismo. E mesmo assim, pela primeira vez entre os gentios, que nada tinham haver com O CAMINHO, pregado por Jesus em Jerusalém, e muito depois da morte e ressurreição de Cristo.

Porque Jesus pregou O CAMINHAR, assim mesmo se autodefinindo, e como cita: Ele caminhava e multidões…

Mudaram para Cristianismo, mais um bloco religioso misturado aos demais, esqueceram que todos são apenas caminhantes. Só a verdade nos libertará. (João 8:32).

Liberdade é não estar presos aos preceitos e conceitos, que não aliam à luz das escrituras e ideal de Deus, ou propósitos de Deus para com a humanidade.

1ª João 2:8 nos oferece a citação:

I João 2:8

8 – Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.

Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós;

porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.

Conhecimento. Discernimento.

Verdade. Juízos de Deus.

Liberdade. Ação de desenvolvimento, escolhas e objetivos com propósitos.

Que Deus abençoe seus CAMINHOS !!!

Jeremias 29:13 – E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.