Deus pode salvar a sua cidade
11 Minutos (Tempo de leitura )

Deus pode salvar a sua cidade

Deus pode salvar a sua cidade

 

VOCÊ QUER? VOCÊ CRÊ?
“… Há, porventura, alguma coisa difícil ao Senhor…” Gênesis 18:14
“Pois para Deus nada é impossível…” Lucas 1:37
“Disse Jesus: TIRAI A PEDRA. Disse Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, pois é o quarto dia. Não te disse que se creres verás a glória de Deus?” João 11:39-40

Foi Deus quem criou cada nação e cada cidade. Deus ama as cidades e as nações. (Isaías 45:12; Êxodo 19:5,6).
As cidades são formadas por pessoas: são pessoas organizadas em sociedade para serviço mútuo e cuidado mútuo. As cidades são pessoas. Deus ama as pessoas e ama as cidades.
As cidades são provisões estruturais de Deus para Ele cuidar e suprir as pessoas, porque Ele é quem dá a todos vida, a respiração e todas as coisas; e estabelece, no início, os limites de cada cidade e nação (veja Atos 17:25-26; Isaías 45:12). As cidades são a nossa família maior. Cada habitante da nossa cidade, cada pessoa que conosco faz a nossa cidade é nosso parente próximo todos os que fazem à cidade conosco são nossos parentes (Atos 9:1-3). Somos responsáveis uns pelos outros somos guardados dos nossos irmãos (não sejamos como Caim).
A nossa cidade é também a nossa casa, a nossa habitação. É através dela que Deus supre todas as nossas necessidades. Nela e através dela trabalhamos, formamos nossas famílias imediatas, somos educados, treinados profissionalmente; é nela e através dela que recebemos sustento diário, provisões de saúde. É em nossa cidade que adoramos, cultuamos e servimos ao Deus vivo etc.

A sua cidade é importante para você?
Você ama a sua cidade?
Deus ama a sua cidade enquanto cidade.
Deus ama as pessoas que fazem a sua cidade.

VOCÊ É FILHO (a) DO DEUS VIVO, NASCIDO (a) DE NOVO EM CRISTO? Se o é, então você ama a Jesus; e se você ama Jesus, então deve amar a sua cidade e lutar pela salvação dela.
Deus salvou você do pecado e da condenação do pecado, do domínio de satanás e do inferno. TAMBÉM para você repartir o amor de Jesus com a sua cidade, demonstrar o amor de Deus às pessoas e à cidade.
JESUS AMA AS CIDADES. Ele ama a sua cidade e busca que você diga isso à sua cidade, a cada pessoa, e demonstre isso.
Apesar das coisas horríveis que acontecem em sua cidade, da conduta indevida de pessoas, da feitiçaria, idolatria, satanismo, ciúmes, imoralidade, corrupção, desonestidade, etc., É DEUS QUEM CUIDA DA SUA CIDADE, sabia? Recorde o que Ele revela no Salmo 127:1: “Se o Senhor NÃO GUARDAR a cidade, em vão vigia a sentinela”.
Ainda temos ordem em nossas cidades; ainda temos o direito de ir e vir; ainda podemos sentir protegidos dentro das nossas casas e dormir às noites, PORQUE DEUS GUARDA a nossa cidade.
Amar a cidade é amar as pessoas que fazem à cidade. De fato, se amamos a Deus verdadeiramente, amaremos as pessoas, o nosso próximo. Em Mateus 22:35-39, um doutor da lei interroga a Jesus para O experimentar:
“Mestre, qual é o grande mandamento da Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor Teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo semelhante a este, é: AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”.
A principal evidência de que amamos as pessoas é a nossa compaixão espiritual pela condição espiritual e eterna delas, e o nosso envolvimento de coração, nossa ação e atuação concreta pela salvação, libertação e curas destas vidas (veja o exemplo e mandamento de Jesus em Mateus 9:35-38).
Deus entrega as cidades aos Seus filhos que estão nela. Ao sermos salvos pela graça, mediante a fé (Efésios 2:8-9), somos lavados (libertos) dos nossos pecados pelo sangue d’Aquele que nos ama e compramos para Deus, com o Seu sangue; e como fruto desta GRAÇA extraordinariamente maravilhosa, SOMOS FEITOS REIS E SACERDOTES para reinarmos com Cristo sobre a terra (Apocalipse 1:5-6; 5:9-10; I Pedro 2:9-10; Apocalipse 11:15).
Na nota de Apocalipse 5:10, na Bíblia Plenitude, encontramos esta viva exposição:
“Como um sacerdócio real, os santos REINAM agora com Cristo na terra através de seu LOUVOR, de suas ORAÇÕES e de seu TESTEMUNHO em palavras e ações”.
Esse sentido de louvor está em progresso (avanço) agora e durante toda a história da redenção.
Deus AMA a sua cidade.
Deus PODE salvar a sua cidade.
Deus QUER salvar a sua cidade.
Deus salvou você, em sua cidade, e/ou o transferiu para ela já salvo, para entregá-lo a você, juntamente com seus irmãos dois já representam a Igreja, porque é plural. Jesus enviou os DOZE e os SETENTA de dois em dois. Veja Mateus 18:18-20.
Deus ENTREGA a sua cidade a você, para você reconquistá-la para Ele, e reinar com Jesus nela.
AME a sua cidade e comece a RECONSQUISTÁ-LA PARA DEUS.

POR QUE RECONQUISTAR, SE AS CIDADES JÁ PERTENCEM AO SENHOR?
“Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e todos e todos os que nele habitam, pois Ele a fundou sobre os mares e a firmou sobre as águas”. Salmos 24:1-2
Em atos 17:26 diz o Senhor: “De um só fez (Deus v.24) TODAS as nações dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os LIMITES da sua habitação (ênfase acrescentada)”.
Deus estabeleceu o nascimento e a duração de cada nação; estabeleceu o lugar exato onde cada uma haveria de fixar-se, estabeleceu suas fronteiras (esta é a razão porque há respeito às fronteiras entre as nações); Ele estabeleceu, igualmente, as cidades com as suas características próprias, com seus limites, e é Ele quem distribui as pessoas para formarem as cidades e as nações.
“Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, Aquele que o formou: quereis saber das coisas futuras? Quereis demandar acerca de Meus filhos, e acerca das obras das Minhas mãos? Eu fiz a terra e criei nela o homem. As Minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens. Eu despertarei a Ciro na minha retidão. Endireitarei todos os seus caminhos. Ele reedificará a Minha cidade, e soltará os Meus cativos não por preço nem por presentes, diz o Senhor dos Exércitos”. Isaías 45:11-13
Em Lucas 4:5-6 encontramos a resposta do por que temos que RECONQUISTAR as nossas cidades: “O diabo, levando-o (Jesus) a um alto monte, mostrou-lhe num momento todos os reinos do mundo. Disse-lhe o diabo: dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, pois a mim me foi entregue e a dou a quem eu quiser”. Lucas 4:5-6. Veja também Isaías 14:12.
O diabo diz a Jesus: “Estes reinos foram entregues a mim…”. Jesus não o contestou. Quem entregou ao diabo todos os reinos (nações, estados, cidades) do mundo? Foi ADÃO, lá no Édem.
Jesus, o segundo Adão (I Coríntios 15:45; Romanos 5:14,15), na cruz, cancelou toda a transação de enganador com o primeiro Adão; cancelou as nossas dívidas em Adão (Colossenses 2:14,15), desfez as obras do diabo (I João 3:9), “… Os reinos do mundo vieram a ser do nosso Senhor e do Seu Cristo…”. (Apocalipse 11:15).
Jesus na cruz e na ressurreição retomou tudo que o diabo havia usurpado em Adão; e no Pentecostes, trouxe a Sua igreja (o Seu Corpo) à existência histórico-espiritual, à existência visível, para a continuação da manifestação do Seu reino (Lucas 11:20; Mateus 12:28; Lucas 10:9; Mateus 9:35; 4:23-24), e em Seu Nome delegou a Sua autoridade à igreja contra satanás. Ele declara:
“Edificarei Minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela… e tudo que…” (Mateus 16:18-19).
O diabo não tem mais direito legal sobre os reinos do mundo, porque Jesus cancelou na cruz o que ele havia usurpado através de Adão. O controle que ele exerce hoje é sobre pessoas, que não receberam a Jesus, e através de pactos que elas fazem com ele. Ao desfazer esses pactos, em Nome de Jesus, o diabo não tem o que reivindicar mais (Marcos 16:16,17; Lucas 9:1,2; 10-17-19).

 “… AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA…”
O QUE SIGNIFICA?

A) Que neste tempo, enquanto Jesus está edificando a Sua igreja, a IGREJA MILITANTE, cada congregação e cada pessoa que a compõe tem que GUERREAR CONSCIENTEMENTE CONTRA OS PODERES DO INFERNO contra o diabo, o seu reino e toda a sua obra;

B) Que a vitória da igreja de Jesus contra o diabo e todas as suas obras já está decretada;

C) Que cada congregação da igreja de Jesus Cristo, para ser vencedora, tem que lutar conscientemente contra o diabo e o seu reino “…as portas do inferno…”. “…NÃO PREVALECERÃO…”; vt. Efésios 6:12.

 POR QUE A IGREJA DE JESUS TEM QUE LUTAR, GUERREAR CONTRA O DIABO E SEU REINO?

1º) Por causa da sua natureza ser o Corpo de Cristo (Apocalipse 12:17), e o diabo odeia a Jesus;
2º) Porque o diabo quer destruir a vida bíblica da igreja a todo custo (João 10:10, Mateus 13:36-46);
3º) Por causa da TAREFA que recebeu de Jesus tirar (arrancar) dos poderes do inferno os que estão presos e escravizados pelo diabo (Colossenses 1:13; Atos 26:18);

Somos os instrumentos de Deus para libertar as pessoas do reino e domínio do diabo. Deus não tem outro plano.
Estamos na terra território onde o diabo exerce o seu reino temporariamente vivemos nos limites do seu território. Buscar a salvação das pessoas é invadir o território dele e estourar o seu cativeiro. Veja:
Lucas 4:5-6; II Coríntios 4:4; Efésios 2:2,3; João 12:31; 14:30; 16:11;
Atos 26:18; Colossenses 1:13; Lucas 4:18,19; Atos 10:38; Lucas 11:21-26; 10:1-20; 8:12-14.

Pr. Silas Quirino de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *