Letras HIJ

A igreja e sua origem histórica

A igreja e sua origem histórica

Origem do termo.

Igreja vem de “eclesia”, palavra grega que significa assembléia ou conjunto de pessoas qualificadas que se reuniam para determinado fim. Eclesia é também traduzida como os “chamados para fora”. A palavra surgiu por volta do ano 800 antes de Cristo para designar os cidadãos atenienses que se reuniam em praça pública para tratar dos interesses da cidade. Foi aí que surgiu o conceito de democracia.

Igreja como reunião

(Salmos 133:1) –  OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

Reunir e junta o que está espalhado, a visão de reunir é pegar coisas iguais e junta-las. A reunião na Igreja é juntar pessoas que tem algo em comum o nosso senhor e salvador Deus pai e Deus filho, ali nos encontramos para o louvar, adorar e aprender suas lições de vida, lições para nossa vida, normas que nos orientam nos tornam pessoas felizes e nos conduz a uma aliança com nosso salvador. Conseqüentemente nos habilita a estar com nosso senhor em sua morada celestial

Igreja como chamados para fora.

(Mateus 22:14) –  Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

Temos que viver neste mundo mais não fazer parte dele, temos que está a parte, separado de tudo aquilo que fere os princípio Bíblico, nossas atitudes devem ser sempre norteadas pelas lições que recebemos de Deus, viver assim é o que nos une. Somos escolhido quando escolhemos viver conforme a vontade de Deus, somos rejeitados quando o rejeitamos, cabe a nós e somente a nós a decisão de fazer ou não parte dos eleitos de Deus.

Igreja como casa de Deus.

(II Corintios 5:1) –  PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.

A casa de Deus na terra, a igreja, não se faz com tijolos e cimento, se faz com a união de todos que amam o nosso senhor. Cada pessoa uma igreja, cada pessoa um templo de adoração ao senhor.

(I Corintios 3:16) –  Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Igreja como local consagrado a Deus.

(Êxodo 3:5) –  E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.

Local sagrado é o lugar aonde se deve reverenciar a Deus, reverenciar é submeter a autoridade e o poder vindo do criador dos céus e da terra. A igreja é o local escolhido por Deus para que ele pudesse se manifestar a seu povo, por isso ir a igreja e ir ao encontro do próprio Deus, e quem vai ao encontro dele deve o fazer com reverência.