Letras LMN

Lições de Jesus para nós

Lições de Jesus para nós

Marcos 2:14-28

14 – E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu.

  • O diabo leva a muitos a derrota, mais aqueles que foram derrotados, estão caídos e desanimados, o filho de Deus não veio tripudiar mais dá uma nova chance para os que estão uma saída para suas vidas.

15 – E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido.

16 – E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?

17 – E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.

  • A igreja precisa desta disposição, se entregar a obra e não julgar os pecadores. Não cabe a nós julgar. Temos que ter um coração receptível.

18 – Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam; e foram e disseram-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, e não jejuam os teus discípulos?

19 – E Jesus disse-lhes: Podem porventura os filhos das bodas jejuar enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar;

20 – Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias.

  • Estamos vivendo o tempo de jejuar, mais chegará os dias em que estaremos com o senhor face a face, então não oraremos mais ou jejuaremos, pois Deus estará ao nosso alcance. (O jejum nos aproxima de Deus)

21 – Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha; doutra sorte o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior.

22 – E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser deitado em odres novos.

  • Pode alguém receber as novidades do evangelho e viver da mesma forma… Se queremos receber novidades de Jesus, devemos nos fazer nova criatura, dispostos a ouvir e obedecer esta nova lição, se você acredita então você deve viver segundo a palavra.

23 – E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas.

24 – E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?

25 – Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?

26 – Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?

27 – E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

28 – Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.

  • A religiosidade nos dá a falsa sensação de superioridade, se crer nos torna privilegiados, também pode nos segregar dentro das igrejas. A igreja que Deus quer não se faz de paredes mais está dentro do nosso coração. E quem tem que dê a quem precisa.