Letras RST

Entenda a sexualidade no casamento

Entenda a sexualidade no casamento

Não existe uma fórmula pronta para uma vida sexual feliz

Provérbios 30:18-19 – Estas três coisas me maravilham; e quatro há que não conheço: 19 – O caminho da águia no ar; o caminho da cobra na penha; o caminho do navio no meio do mar; e o caminho do homem com uma virgem.

O PAPEL DO HOMEM E DA MULHER NO CASAMENTO

DEVERES DO MARIDO:

Ser carinhoso e não tratar a esposa de forma grosseira

Colossenses 3:19 – Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.

Amando a ela como ama a si mesmo.

Efésios 5:25-29

25 – Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 – Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 – Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 – Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29 – Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;,

A mulher e mais frágil do que o homem e o homem não deve usar dessa característica feminina para oprimi-las.

I Pedro 3:7

7 – Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

DEVERES DA ESPOSA:

Se sujeitar ao marido e reverenciá-lo como a Cristo

Efésios 5:22-24

22 – Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; 23 – Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 24 – De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.

DEVERES DE AMBOS

Mas isso não significa que a mulher deve ser a única a submeter-se, no casamento ambos devem se submeter. “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” (Efésios 5:21).

Se um se compromete a fazer o seu melhor e não é correspondido, ele pode não ser reconhecido na terra porém Deus reconhecerá seu esforço nos céus. Se você não for agraciado, você será justificado.

O casamento dever ser honrado e sem impurezas. “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.” (Hebreus 13:4).

A prática sexual

  • O sexo nasce na mente e impulsiona o corpo.
  • O sexo para o casal deve ser mais do que carnal, deve ser um apogeu de uma vida compartilhada.
  • O sexo deve ser um ato de carinho e amor, satisfazendo o parceiro e sentindo alegria na satisfação do outro.
  • O sexo oral. Não existe recomendações bíblicas para isso então deve ser uma prática consensual.
  • O sexo anal é proibido.
    • I Corintios 6:9 – Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
  • Fantasias sexuais – Usar a imaginação como atrativo sexual é permitido desde que não substitua os personagem por outras pessoas.
  • Instrumentos sexuais e taras sexuais – Usar lubrificantes, cremes e adereços tudo bem, amarrar a pessoa usar vibrador e outros instrumentos não se deve fazer.
  • O sexo deve ser consensual e obrigatório.
    • I Corintios 7:2-2 – Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. 3 – O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. 4 – A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. 5 – Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

Pureza na mente. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. Marcos 7:21-23.

Pureza no coração. Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor. II Timóteo 2:22.

Pureza no vestir. Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e descrição… I Timóteo 2:9.

Pureza no falar. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca”. Colossenses 3:8.

Pureza no ouvir. Tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica. I Coríntios 10:23.

Pureza no tocar. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Mateus 5:3.