Resgatando os perdidos deste mundo
6 Minutos (Tempo de leitura )

Resgatando os perdidos deste mundo

Resgatando os perdidos deste mundo

A bondade e a misericórdia do senhor têm sido os motivos pela qual ele tem resgatados os perdidos. (II Samuel 9:1-8) nos conta a história de um resgate, feito não pelo senhor mais por Davi, (não é a toa que Davi era segundo o coração de Deus), pois o senhor tem resgatado a todos nos. Veja a comparação realizada aqui.

Passagem Comentário Confirmação Bíblica
 (II Samuel 9:1) – E DISSE Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas? Assim como Davi, Deus está com seus olhos na terra procurando um filho seu para usar de benevolência. (II Crônicas 16:9) –  Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti.
(II Samuel 9:2) – E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu. 3) – E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. há pessoas aleijadas, não fisicamente mais aleijadas espiritualmente, que não conseguem se mover espiritualmente, mais o senhor pode endireitar seus caminhos tortuosos. (Isaías 45:2)- Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.
(II Samuel 9:4) – E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. 5) – Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar. O resgate, há pessoas que estão neste mundo se achando o pior dos indivíduos, vivendo de favor. Mais aqueles que escutam o chamado de Deus, irão para a casa do Rei, e serão feitos filhos do todo poderoso (Gálatas 4:7) –  Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
(II Samuel 9:6) – E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo. A salvação e restituição da condição de filhos do criador para aqueles que buscam a Deus, numa atitude de humildade e devoção. (Tiago 4:6) –  Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
(II Samuel 9:7) – E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa. As misericórdias de Deus e a sua bondade não têm fim e todos que tem buscado a sua face, tem tido restituição do que perderam e tem alcançado bênçãos da qual não podiam antes imaginar alcançar. (Deuteronômio 7:9) –  Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.
(II Samuel 9:8) – Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? Os filhos de Deus, ainda que perdidos podem ser resgatados, por isso os benefícios do Pai sempre estarão esperando a volta do filho pródigo. (Deuteronômio 28:2) –  E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;

 

(Salmos 23:6) – Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

PRIMEIRO ATO DE BONDADE:   A BUSCA

David se empenha na busca dos descendentes de Jônatas (vs 1-4).

Explicação:   A “Casa de Saul” era inimiga da “Casa de Davi” e, contrariando os “costumes” daquela época, que era o de matar todos os descendentes do rei deposto (para evitar futuras reivindicações ao trono), David, por causa da sua aliança com Jônatas e por ter sido Saul no passado um ungido de Deus. Busca seus descendentes para os abençoar. De modo semelhante, nós, pecadores, também éramos inimigos de Deus (Romanos 5.10), mas Jesus também veio nos buscar para nos salvar e abençoar.

SEGUNDO ATO DE BONDADE: O CHAMADO

Davi  mandar chamar Mefibosete à sua presença (vs 5-6).

Explicação:  Deus tem um Chamado aos crentes.

TERCEIRO ATO DE BONDADE: A RESTITUIÇÃO

David restitui a Mefibosete tudo que era de seu pai e avô (vs 7).

Explicação:  Satanás rouba, mata e destrói. Jesus dá vida em abundância (João 10.10). Jesus restaura o homem e sua vida, família, paz, alegria, saúde, dignidade, etc.

QUARTO ATO DE BONDADE: A GLORIFICAÇÃO

Davi convida Mefibosete para assentar-se à sua mesa permanentemente (vs 8)

Explicação:    Mefibosete é integrado à corte e assenta-se à mesa do rei na condição de príncipe de Israel.  De igual modo, nós, “cães mortos”, “coxos”, “homenzinhos tortos”, também somos convidados à mesa do Senhor.

CONCLUSÃO
Sim, os atos de bondade de Deus são a base da nossa salvação, por isso Jesus buscou, chamou, restituiu e também glorificou o pecador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *