Os valores de Deus e os valores dos homens
6 Minutos (Tempo de leitura )

Os valores de Deus e os valores dos homens

Os valores de Deus e os valores dos homens

 

O que são valores

Podemos afirmar que os valores humanos são valores morais que afetam a conduta das pessoas. Esses valores morais podem também ser considerados valores sociais e éticos, e constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade.

Exemplos de valores:

Casar-se virgem, pedir bênção aos pais, respeitar as pessoas, ser amigo, ser honestidade, ser franco, etc…

Deus tem valores diferentes dos valores dos homens

Isaías 55:8-9

8 – Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. 9 – Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

  • O homem tem grande dificuldade de abandonar os valores carnais e viver os valores espirituais, viver o que Deus ensina como bom e como certo, e os valores que mundo diz serem bons.

A riqueza segundo a sociedade e segundo Deus.

Riqueza e tudo que você possui além do que você precisa.

As duas formas de riqueza são: Possuir muitos bens e serviços ou ter um contentamento com o que se precisa, passando a ser rico em tudo que se possui além da necessidade.

  • Não importa o quanto você ganha, mais o quanto você valoriza o que você tem.
  • Muito tem quem pouco precisa.
  • O mundo te julga pelo que você possui mais Deus te julga pelo que você é.

Acumulando a verdadeira riqueza

Mateus 6:20 – Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

A riqueza do contentamento

Tiago 4:6 – Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Salmos 37:16 – Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios.

Só poderemos abandonar os valores do mundo quando nos entregarmos aos prazeres de Deus.

Salmos 84:10 – Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.

Os valores da fé

Lucas 18:9-14

9 – E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 – Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. 11 – O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. 12 – Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 13 – O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 14 – Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

Os valores do dinheiro

Marcos 12:41-44

41 – E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. 42 – Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. 43 – E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; 44 – Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.

O homem crer na punição de Deus, Jesus ensina que na verdade Deus não pune ninguém em vida.

João 9:1-3

1 – E, PASSANDO Jesus, viu um homem cego de nascença. 2 – E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? 3 – Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.

O homem valoriza coisas e Deus valoriza pessoas.

Jonas 4:6-11

6 – E fez o SENHOR Deus nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira. 7 – Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou. 8 – E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver. 9 – Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte. 10 – E disse o SENHOR: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu; 11 – E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *