Ano novo sejamos um vaso novo
9 Minutos (Tempo de leitura )

Ano novo sejamos um vaso novo

Ano novo sejamos um vaso novo

Jeremias 18:1-6

1 – A PALAVRA do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: 2 – Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. 3 – E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, 4 – Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. 5 – Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 6 – Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

1. ESCOLHA DO BARRO (matéria prima do vaso)

  • É assim: Deus escolhe o barro! Dentre 200 tipos de barros conhecidos, somente 8 servem para fazer o vaso.
  • Se você foi escolhido por Deus, isso significa que você é um barro bom! Uma boa matéria prima.

João 15:16 – Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

  • Deus sabe do seu valor e de sua importância.
  • Ninguém escolhe Deus, você aceita a Deus, ou ele te chama e te escolhe.

2. MISTURA DO BARRO A OUTROS COMPONENTES

  • Mistura-se 2 tipos de argila, uma mais escura e pegajosa e uma mais clara e seca, ou pode-se acrecentar produtos para dar liga ao barro.
  • Deus também não quer vaso fraco. Quer um vaso forte. E o que nos torna fortes? Para isso ele nos acrescenta virtudes, dons e unção.
  • Os frutos do Espírito devem ser conservados e misturados a nossa matéria para que sejamos vasos fortes.

Deus acrescentas virtudes do Espírito santo

Gálatas 5:22

22 – Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 – Contra estas coisas não há lei.

3. CURTIMENTO DO BARRO

É aquela época em que parece que Deus fala com todo mundo, menos com você. É como se você tivesse sido deixado de lado e estivesse distante de Deus e das Suas coisas. Tudo parece parado.

Salmos 102:2 – Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia, inclina para mim os teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa.

  • Quando parecer que as coisas não estão acontecendo como você queria ou na velocidade que você deseja é porque Deus está curtindo o barro.
  • É uma das fases mais importantes, porque o vaso tem que ficar no curtimento. Quanto mais tempo curtindo, maior liga terá!
  • Um vaso grande passa por um longo curtimento. Esta fase depende do tamanho do vaso que Deus quer fazer de você! – Grandes batalhas, grandes vitórias.

4. PISAMENTO DO BARRO

É quando o barro é retirado do curtimento, talvez depois de muito tempo, e colocado em um local para ser pisado. Para que todo ar seja retirado e criar uma massa homogenia.

  • Deus precisa te quebrantar, retirar de você o orgulho, a vaidade, a ganancia, a avareza. Nestas situações o senhor permite que você seja quebrado, moído e pisado, até se entregar a Cristo e entender que sem ele nada podeis fazer.

João 15:5 – Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

  • As obras da carne devem ser retiradas como imperfeições que causam rachadura no vaso de honra.
  • Deus nos ajuda a conter os desejos da Carne

Gálatas 5:19-21

19 – Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 – Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 – Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

5. MODELAMENTO DE O BARRO PARA TORNAR-SE VASO (moldados a semelhança do Criador)

Chegou a hora do barro virar vaso! Depois de todo este processo, o oleiro leva o barro para o torno para poder modelalo e fazer com que vire vaso.

  • A palavra ensinada e praticada dá forma ao tipo de vaso que seremos.
  • Vaso grande se faz em várias etapas.
  • Deus trabalha com duas ferramentas para moldar o vaso a unção e o caráter. (As mãos e a espátula)

Há duas linhas na Bíblia. Uma diz respeito à unção e a outra com o caráter.

  • A unção é para manifestarmos a vida de Cristo diante do mundo.
  • O caráter tem a ver com o nosso comportamento e como expressá-lo diante das pessoas.
  • O fogo de Deus não usa a sarça como combustível, mas como sustentáculo. Mas a sarça sem o fogo não chama muito a atenção.
  • O caráter atrai o fogo, e o fogo molda o caráter.
  1. A SECAGEM Depois de moldado o vaso precisa secar.
  • O primeiro vaso serve de referencia para os demais, para as outras gerações.
  • Depois de pronto ele precisa passar pelo processo de maturação. A água vai lentamente evaporando e o barro se solidificando.
  • Assim somos nós amadurecendo diante de Deus e entre os irmãos.

 

7. A QUEIMA. (Passamos pela prova de fogo)

  • Num determinado momento temos que nos posicionar com verdadeiros cristãos.
  • Esta é a ultima etapa para o vaso acabado, quando passamos pelas provas de fogo nos tornamos fortes.

8. Depois de pronto o vaso vai para o ENVIO

  • Neste momento deveremos ir aonde for necessário, vasos prontos e aprovados devemos refletir a imagem do Senhor.
  • O vaso tem que cumprir sua finalidade. Estar cheio de unção e alimentar os famintos de Deus.
  • Nenhuma etapa deve ser negligenciada, cabe a cada um aceitar o molde que Deus nos dá.

9. TIPOS DE VASOS (Deus ornamenta seus vasos com dons espirituais)

  • Existe vários tipos de vaso, cada um com sua utilidade, acabamento, ornamento. Você precisar saber identificar qual tipo de vaso você é.
  • O vaso leva o selo de quem o fabricou. Nosso selo é o espírito santo que nos acompanha.

 

I Corintios 12:1-11

1 – ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. 2 – Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. 3 – Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo. 4 – Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 – E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 – E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7 – Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. 8 – Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 – E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10 – E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. 11 – Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

Que tipo de vaso você é?

II Timóteo 2:20 – Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.

 

Deus sabe que tipo de vaso você é

II Timóteo 2:19 – Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *