7 Minutos (Tempo de leitura )

Aprendendo a esperar em Deus

Aprendendo a esperar em Deus

“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamorSalmos 40.1

Introdução: Esperar não é fácil. Vivemos um século onde tudo acontece com rapidez e as pessoas estão dispostas a pagar para não esperar. A sociedade moderna é imediatista. Contudo, a vida já começa com a espera de nove meses para nascer e continua com uma sequência de esperas até o fim. A grande dificuldade para esperar é a dúvida se vai acontecer o que se espera.

O que você está esperando?

Vamos refletir a diferença entre esperar e não esperar:

1- DESESPERO = não + esperarSalmos 69.3 “Estou cansado de clamar, secou-se-me a garganta; os meus olhos desfalecem de tanto esperar por meu Deus”

Quem não sabe esperar, vive em desespero. Uma pessoa desesperada perde toda a expectativa de conseguir vencer e pensa que não adianta mais esperar. Muitas pessoas são apressadas porque já se frustraram muito e não conseguem aguentar a possibilidade de ficar esperando e depois não ser atendidas. Este também é um comportamento infantil, quando a mãe não ensina o/a filho/a.

Exemplos de pessoas que não souberam esperar:

       -a mulher de Ló não aguentou esperar e olhou para trás (Gênesis 19.26); – E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.

       -o povo de Israel não esperou Moisés descer o monte e fizeram o bezerro de ouro (Êxodo 32.1,2); – MAS vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.

 – E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.

-o filho pródigo não quis esperar o tempo certo de receber sua herança (Lucas 15.11-13); – E disse: Um certo homem tinha dois filhos;

 – E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.

 – E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.

Para curar o desespero é preciso aquietar o coração na presença de Deus, por isso a Palavra diz “voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro” (Zacarias 9.12). O cristão deve usar o capacete da salvação (Efésios 6.16-17)  – Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

 – Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

para proteger sua mente de todo pensamento que tire sua esperança em Deus.

Espere um pouco mais!

2 – ESPERANÇA = esperar + crerSalmos 62.5 “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança”

A Esperança é a continuação da fé. Ter esperança é esperar acreditando. Quem espera com dúvida, não tem esperança. Por isso devemos esperar no Senhor, pois sabemos que não seremos decepcionados por Ele. Esperar em Deus é ter certeza de resposta no tempo certo.

 (Salmos 125:1) – OS que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.

 Exemplos de pessoas que souberam esperar:

       -Noé e sua família esperaram as águas do dilúvio abaixarem (Gênesis 10.8-10);

       -Abraão que esperou contra a esperança e teve seu filho (Romanos 4.18).

       -Davi esperou o tempo certo de ser rei mesmo depois de ungido;

       -Jesus esperou trinta anos para iniciar seu ministério;

O livro de Salmo traz várias palavras em oração falando sobre esperar em Deus, quando o salmista diz “e eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança”(Salmos 39.7). Somente no Salmo 119 o autor fala quatro vezes sobre esperar “na Tua palavra” (Salmos 119.49,81,114,147) mostrando que quando Deus faz uma promessa, devemos esperar confiando que se cumprirá.

(Salmos 119:49) – Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar.50) – Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou.51) – Os soberbos zombaram grandemente de mim; contudo não me desviei da tua lei.52) – Lembrei-me dos teus juízos antiqüíssimos, ó SENHOR, e assim me consolei.

(Salmos 119:81) – Desfalece a minha alma pela tua salvação, mas espero na tua palavra.

(Salmos 119:114) – Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra.

(Salmos 119:147) – Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra.

(Salmos 119:148) – Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra.

Mesmo que tudo pareça contrário, devemos dizer “aguardo o SENHOR, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra” (Salmos 130.5). Se você está achando difícil esperar, busque na Palavra de Deus uma fonte de esperança, para que você não espere sem ter a fé que vem pelo ouvir (Romanos 10.17).- De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Vale a pena esperar!

Tenha esperança no Senhor!

CONCLUSÃO:

A paciência é fruto do Espírito, também chamada de longanimidade ou ânimo longo (Gálatas 5.22) – Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

 Jesus prometeu que “os mansos herdarão a terra”(Mateus 5.5)

– Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

 porque ‘a pressa é inimiga da perfeição’. Muitas vezes passamos por situações que são para nos ensinar a ser perseverante e aprender a esperar porque “a tribulação produz perseverança e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança” (Romanos 5.3,4).

(Romanos 5:3) – E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, 4) – E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

 Esperar no Senhor é ter fé!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *