5 Minutos (Tempo de leitura )

Como cultivar a esperança em nossas vidas

Como cultivar a esperança em nossas vidas

 

Esperança que vem do Senhor

Salmos 27:13-14     13 – Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes. 14 – Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.

COMO CULTIVAR A ESPERANÇA NO DECORRER DA VIDA.

O que significa a palavra “esperança”? É o ato de confiar, é uma expectativa de conseguir um bem que se deseja, é sentir calma enquanto aquilo que se espera não acontece. É natural e necessário que tenhamos expectativas na vida, que lutemos por nossos ideais, esperando a resposta que vem do Senhor, confiando que Ele realizará todos os nossos sonhos. Há quanto tempo você espera uma resposta de Deus? Está demorando? Não desanime.

O apóstolo  Paulo considerou três pilares que sustentam a vida do cristão. Fé, esperança e amor.

I Corintios 13:13 – Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

A fé = Te liga a Deus

A esperança = Mantém viva a sua confiança.

O amor = Faz você praticar a palavra da salvação.

 O apóstolo Pedro também fala que Jesus Cristo nos gerou para uma viva esperança. 

I Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

Pratique a esperança – haja com sabedoria – evite a murmuração – viva com expectativa o futuro e busque se fortalecer no senhor.

Temos que ter esperança no Senhor, pois a confiança no homem é vã.

Jeremias 17:5 – Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!

5 tópicos para manter viva a nossa esperança.

1º Tenha Paciência

Existem crentes que, ao atravessar momentos de grandes adversidades e desafios, desanimam dizendo não encontrarem uma saída para a situação. Outros acham impossível achar paciência e manter a esperança em meio à tribulação.

Salmos 40:1-2

1 – ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 2 – Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

2º Mantenha-se em constante ligação com Deus.

Paulo e Silas na prisão.

Atos 16:25-26     25 – E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. 26 – E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.

3º Lembre-se da fidelidade de Deus quando tudo para perdido

Lamentações 3:21-22    21 – Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. 22 – As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

4º Ele abrirá uma porta no meio da tribulação

Apocalipse 3:8 – Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

5º você é marcado para vencer pois o próprio Cristo zela por você.

João 17:9-19      9 – Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10 – E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado. 11 – E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. 12 – Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. 13 – Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos. 14 – Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. 15 – Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. 16 – Não são do mundo, como eu do mundo não sou. 17 – Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. 18 – Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 19 – E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.

CONCLUSÃO

Mesmo que você não veja saída ou resolução para o seu problema, mantenha a esperança viva; no tempo certo, Deus dará a resposta, e você receberá muito mais do que o esperado. Creio que o tempo de vitória na sua vida está próximo. Não desanime. Espere em Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *