Letra C

Cria em mim ó Deus um coração puro

Cria em mim ó Deus um coração puro!

Salmos 51.10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.

 INTRODUÇÃO: Quando eu leio essa oração de Davi expressa nesse salmo, a primeira coisa que me vem a mente é o seu pecado, isto porque foi justamente por esse motivo que Davi escreveu o Salmo 51, nele Davi revela toda a sua angústia e arrependimento, e suplíca a Deus o seu perdão. E quando eu me lembro desse fato, logo me vem à mente a imparcialidade de Deus e da sua palavra.

1A IMPARCIALIDADE DE DEUS E DA SUA PALAVRA: A Bíblia não só revela os grandes feitos dos personagens que fizeram sua historia, sua coragem, suas conquistas e vitórias, más revela também os seus fracassos, derrotas, suas limitações e pecados.

1-1O EXEMPLO DE ELIAS: 2Rs 17:19 Nem mesmo Judá havia guardado os mandamentos do Senhor seu Deus; antes andou nos costumes que Israel introduzira.

 A Bíblia fala da sua coragem, fé e ousadia quando enfrenta sozinho todo reino de Acabe e desafia todos os profetas de baal e azera, porém não omite sua fragilidade e medo quando foge de Jezabel para escapar com vida.
1-2O EXEMPLO DE JOÃO BATISTA: Testifica com ousadia que Jesus é o Filho de Deus e o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e depois com um coração totalmente duvidoso envia os seus discípulos a perguntar a Jesus se era Ele mesmo o Messias ou deveriam aguardar outro. A Bíblia não omite essa fraqueza em João Batista.
1-3O EXEMPLO DE PEDRO: Demonstra ser o mais corajoso e mais crente entre os doze, substima a fé dos seus irmãos e depois segue Jesus de longe e nega-o por três vezes.

Nota: Tudo o que dantes foi escrito, para ensino nosso foi escrito… Romanos 15:4 Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança./ e para provar que só Deus é perfeito em todas as sua obras.

1-4O EXEMPLO DE DAVI: Se houvesse alguém interessado em esconder o pecado de Davi e omiti-lo da Bíblia, esse alguém seria o próprio Deus! Por que?

1-4-1POR CAUSA DA SUA PRÓPRIA REPUTAÇÃO: Atos 13:22 E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.

Ele mesmo declara: “Achei a Davi, homem segundo o meu coração…”
1-4-2SUA IMPARCIALIDADE NO CASO DE DAVI: 2Samuel 12:1 O Senhor, pois, enviou Natã a Davi. E, entrando ele a ter com Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.

4 Chegou um viajante à casa do rico; e este, não querendo tomar das suas ovelhas e do seu gado para guisar para o viajante que viera a ele, tomou a cordeira do pobre e a preparou para o seu hóspede.

2 O rico tinha rebanhos e manadas em grande número;

Deus mesmo envia o profeta Natã para repreender Davi.

Nota: Deus não tem filhos prediletos e nem faz acepção de pessoas, o limite do seu amor é a sua justiça; A lei da semeadura é universal, todos nós somos iguais perante Ele Salmos 18.25 Para com o benigno te mostras benigno, e para com o homem perfeito te mostras perfeito.

Galatas 6.7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

2 – A HUMILHAÇÃO DE DAVI: (Sl 51.1-9) 1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas tansgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.4 Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos; de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares.5 Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe.6 Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma.7 Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste.9 Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.

Ele reconhece e confessa o seu pecado e arrependido suplica humildemente o perdão de Deus.

3OS QUATROS PEDIDOS DE DAVI: (Salmos 51.10-12)10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.11 Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito.12 Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
3-1CRIA EM MIM, Ó DEUS UM CORAÇÃO PURO: (Salmos 51.10) Algumas considerações sobre esse pedido de Davi:

1-Um pedido com sabedoria: Provérbios 4:23 – Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Mateus 15:19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

 “…dele procede as saídas da vida” As nossas atitudes externas, por meio do corpo, tanto as boas quanto as ruins, procedem do coração.

2É TUDO QUE O HOMEM PRECISA PARA ESTAR BEM COM DEUS E PODER CONTAR COM ELE: Davi sabia disso: “Contigo passo pelo meio de um esquadrão… 2Samuel 22:30 Pois contigo passarei pelo meio dum esquadrão; com o meu Deus transporei um muro.

Ainda que eu andasse…tu estás comigo… Salmos 23:4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

3COMO DEUS PODE CRIAR NO HOMEM UM CORAÇÃO PURO? Salmos 119.9 Deus revela a Davi qual o segredo para se ter um coração puro: “Observando conforme a sua Palavra”

1- A Palavra lava: Efésios 5:26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, “purificando com a lavagem da água pela palavra”

2- A Palavra limpa: João 15:3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. “Vós já estais limpos pela palavra…”

3- A Palavra regenera: 1Pedro 1:23 tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece.

“Sendo de novo gerado…pela palavra”

4- A Palavra ilumina o caminho: Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.

 “Lâmpada para meus pés…”

5- A Palavra dá segurança na oração: João 15:7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.

 “Se vós…e as minhas palavras…”

6- A Palavra é arma poderosa contra a tentação: (Mateus 4.1-12). 1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo,6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.7 Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.8 Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles;9 e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.11 Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram.12 Ora, ouvindo Jesus que João fora entregue, retirou-se para a Galiléia;

 “Está escrito”

7- A Palavra é fundamento sólido para a casa espiritual: (Mateus 7.24-27). 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.

8- A Palavra é a verdade que santifica: João 17:17 Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.

3-2NÃO ME LANÇES FORA DA TUA PRESENÇA: (Salmos 51.11a). 11 Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito.

 Davi sabia que longe da presença de Deus não existia a mínima possibilidade se ser feliz.

3-3NÃO RETIRES DE MIM O SEU ESPÍRITO SANTO: (Salmos 51.11b). Davi também sabia que o Espírito Santo é a única força capaz de nos fazer vencer.
3-4TORNA A DAR-ME A ALEGRIA DA TUA SALVAÇÃO: (Salmos 51.12a). 12 Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

 Davi sabia que a alegria da salvação é a força motivadora para servir a Deus.

4 – AS CARACTERÍSTICAS DE QUEM TEM UM CORAÇÃO PURO:

4-1-É amoroso: Cultiva e valoriza a comunhão fraternal.

4-2-É humilde: Não busca a exaltação própria e não é soberbo.

4-3-É sincero: Não se aproxima das pessoas com segundas intenções, visando tirar proveito próprio.

4-4-É temente: Tem compromisso com Deus e com a sua palavra.

4-5-Não é invejoso: Fica feliz com a prosperidade do próximo.

4-6-Não é leviano: Não brinca com os sentimentos das pessoas.

5 – A RECOMPENSA DOS QUE TEM UM CORAÇÃO PURO:

5-1-Eles verão a Deus: (Mt 5.8). 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.

5-2-Eles subirão ao monte do Senhor e estará no seu lugar santo: (Salmos 24.3,4). 3 Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

CONCLUSÃO: O Deus de Davi que lhe perdoou e lhe concedeu um coração puro, é o mesmo Deus que nós buscamos e servimos hoje, Ele continua sendo misericordioso, e como o próprio Davi disse em Salmos 51:17 O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

“Ele não resiste e não despreza um coração quebrantato e contrito”.





prjulio
Pastor da Igreja de Deus no Brasil há 19 anos, hoje atuando em Catalão no bairro Santa Terezinha, pai de 5 filhos casado com Marta Valéria.
https://igrejadeus.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *