Letra C

Cuidado com seu falar para não ferir ninguém

Cuidado com seu falar para não ferir ninguém

O poder da palavra

Texto: (Gênesis 1:3) – E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

  • A criação foi feita através do poder da palavra de Deus.

(Hebreus 11:3) – Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

  • Na medida em que Deus falava, sua criação surgia. O poder de Deus flui através da sua palavra. Nossas palavras também podem criar ou destruir

(Tiago 5:16) –  Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

  • Cuidado ao pronunciar alguma palavra.

(João 11:43) –  E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.

(Provérbios 18:21) – A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.

(Efésios 4:29) – Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

O Espírito Santo opera através da palavra de Deus

Foi a experiência de Maria, que recebeu a Palavra de Deus por intermédio do anjo Gabriel, creu na palavra, submeteu-se ao propósito divino e teve a concepção realizada pelo Espírito Santo.

 (Lucas 1:38) – Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.

Hoje, Deus ainda cria através da sua palavra.

  • Ele continua falando conosco e seu Espírito continua agindo para que sua vontade se concretize.

(Hebreus 4:2) – Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.

  • A mesma boca que abençoa pode amaldiçoar.

(Tiago 3:2) – Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. 3) – Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.

O domínio da língua, é também o domínio da vontade e da vida

(Tiago 3:4) – Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. 5) – Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. 6) – A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

  • Embora a língua seja um pequeno órgão, o estrago que ela pode fazer é enorme.
  • A prudência é o princípio da sabedoria.
  • A língua pode manifestar o que a de melhor no homem, mais pode transmitir o que a de pior.

(Tiago 3:7) – Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; 8) – Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.

  • O homem é senhor de todos os seres viventes, porém o seu poder deve ser aplicado para frear a sua língua.

(Tiago 3:9) – Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10) – De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim 11) – Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? 12) – Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.

  • A boca que abençoa é a mesma que amaldiçoa, depende de você abençoar ou amaldiçoar alguém. Mais o certo é que quem opta por um abre mão do outro.
  • Quando disseres alguma palavra tenha certeza que suas palavras sejam melhores que as silêncio.
  • Quem fala o que quer ouve o que não quer.
  • A língua pode cortar mais que o punhal.




prjulio
Pastor da Igreja de Deus no Brasil há 19 anos, hoje atuando em Catalão no bairro Santa Terezinha, pai de 5 filhos casado com Marta Valéria.
https://igrejadeus.com.br