Letra D

Os dez mandamentos do Senhor

Os dez mandamentos do Senhor

Os 3 tipos de leis no velho testamento:

  • lei moral – revela a essência de Deus, a natureza boa santa e justa de Deus;
  • lei cerimonial – diz respeito aos rituais da Antiga Aliança, e tinha o objetivo de apontar para o Cristo, o Cordeiro de Deus;
  • Lei civil ou judicial – tinha o objetivo de regulamentar de forma específica a vida em sociedade do povo de Israel quando foi dada (mais ou menos 3.400 anos atrás).

Doutrina – Os mandamentos são doutrinas para as igrejas

  1. conjunto coerente de ideias fundamentais a serem transmitidas, ensinadas.
  2. conjunto das ideias básicas contidas num sistema filosófico, político, religioso, econômico etc.

Costumes – São tradições e hábitos transmitidos de geração a geração.

Designam-se como costumes as regras sociais resultantes de uma prática reiterada de forma generalizada e prolongada, o que resulta numa certa convicção de obrigatoriedade, de acordo com cada sociedade e cultura específica.

Religiosidade – São costumes adotados pelas pessoas ou pela igreja relacionados a sua fé.

  1. qualidade do que é religioso.
  2. tendência para os sentimentos religiosos, para as coisas sagradas.

Exemplo de religiosidade: quem hora 4 horas por dia, porém não converte o próprio coração.

 Os usos e costumes Judaicos não se aplicam aos povos de outras nacionalidades. Somente 3 aspectos devem ser mantidos.

Atos 15:19-20

19 – Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. 20 – Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.

ESTUDO DOS DEZ MANDAMENTOS

(Êxodo 34:28) –  E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.

Deuteronômio 5:7

  1. 7 – Não terás outros deuses diante de mim;
  2. 8) – Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; 9) – Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 10) – E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
  3. 11 – Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão.
  4. 12 Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR teu Deus. 13     Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho. 14     Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;  15     Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.
  5. 16 Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.
  6. 17 Não matarás.
  7. 18 Não adulterarás.
  8. 19 Não furtarás.
  9. 20 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
  10. 21 Não cobiçarás a mulher do teu próximo; e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.





prjulio
Pastor da Igreja de Deus no Brasil há 19 anos, hoje atuando em Catalão no bairro Santa Terezinha, pai de 5 filhos casado com Marta Valéria.
https://igrejadeus.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *